Presidente da Oxfam detido na Guatemala acusado de corrupção

World Bank / Flickr

O presidente da Oxfam Internacional, Juan Alberto Fuentes Knight

O presidente da Oxfam Internacional, o ex-ministro das Finanças guatemalteco Juan Alberto Fuentes Knight, foi detido esta terça-feira, juntamente com o ex-presidente do país, Álvaro Colom, acusados de participação num caso de corrupção durante o governo que integravam (2008-2012).

Nomeado presidente da Oxfam Internacional em 2015, Juan Alberto Fuentes Knight é acusado de participar no caso Transurbano, modelo de transporte urbano implementado no Governo da Unidade Nacional da Esperança (UNE), numa investigação que também levou à detenção de Álvaro Colom e outros ex-ministros daquele executivo.

As autoridades investigam uma alegada má utilização de fundos neste modelo de transporte e executaram 10 ordens de detenção, onde constam Fuentes Knight e Colom.

O antigo ministro das Finanças, que estudou Economia na Universidade de Toronto e se doutorou na universidade de Sussex, foi anunciado como presidente da Oxfam Internacional em 10 de abril de 2015, com o objetivo de levar a organização humanitária para “uma confederação mais global, dinâmica e influente“.

A partir da sua sede, em Londres, a Oxfam Internacional adiantou que Juan Alberto Fuentes Knight foi “franco” com o Conselho de Administração na investigação, e que “cooperou plenamente”.

“No entanto, a Oxfam não conhece a natureza formal das acusações, se há alguma, contra Fuentes Knight. Mesmo assim, ele manifestou-se completamente franco com o conselho e com a direção da Oxfam”, disse a diretora executiva da Oxfam Internacional, Winnie Byanyima, num comunicado enviado à Efe.

A organização humanitária britânica viu-se nos últimos dias envolvida num escândalo, depois de ter sido revelado que diretores e colaboradores contrataram prostitutas pouco depois do violento terramoto que devastou o Haiti em 2010. O Governo do Reino do Unido ameaçou retirar os fundos públicos à ONG se não colaborar com a investigação.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cidade chinesa planeia criar uma lua artificial

As autoridades municipais de Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan, anunciaram planos para a construção de uma lua artificial em 2020. Com um "brilho crepuscular", a nova lua iria iluminar a cidade num diâmetro …

Mineral ultra-raro descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que apenas se forma quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até ao momento, só foram encontrados seis exemplares deste mineral, conhecido como reidite, …

Assange processa Equador por "violação de direitos fundamentais"

O co-fundador do WikiLeaks, Julian Assange, exilado na embaixada do Equador em Londres desde 2012, lançou esta sexta-feira uma ação legal contra o governo de Quito, alegando violação dos respetivos direitos fundamentais. Assange “acusa o governo …

O fóssil humano mais antigo da América foi encontrado nos escombros do Museu Nacional do Brasil

O crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, foi encontrado por investigadores nos escombros do Museu Nacional do Brasil, que foi assolado por um enorme incêndio no passado mês de setembro. O fóssil …

Nascer no código postal certo (e ter uma boa mercearia) aumenta a esperança de vida

Segundo um estudo sobre a esperança de vida nos EUA, o local de nascimento importa. Se uma pessoa nascer no Mississipi, provavelmente não chegará aos 75 anos. Por outro lado, um natural de Nova Iorque …

Arqueólogos revelam segredos da única múmia tatuada do Egito

Um grupo de arqueólogos acaba de concluir as análises realizadas na única múmia tatuada já encontrada no Egito. Os testes revelaram muitos dos segredos desta múmia milenar, principalmente sobre as suas misteriosas tatuagens. A múmia, com …

A Via Láctea pode estar a enviar vida de estrela para estrela

Um novo estudo sugere que toda a Via Láctea pode estar a emitir os componentes necessários para a vida por todo o Universo através de meteoróides, asteróides, planetóides e outros objetos. Conhecida como a teoria Panspermia …

ALPHA-g. Criado o primeiro detetor de antigravidade

O ALPHA-g está pronto para fazer a sua estreia: esta máquina de 200 quilos foi criada para medir os efeitos de uma suposta "antigravidade". Numa luta contra o tempo, os cientistas estão a apressar-se a ligar …

Vila Real vs FC Porto | Goleada com poker de Adrián

O FC Porto garantiu hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao golear por 6-0 o Vila Real, num encontro marcado pelos quatro golos de Adrián López, que abriu e …

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …