Responsáveis de ONG pagaram por sexo a sobreviventes de terramoto do Haiti

Alex E. Proimos / Flickr

Funcionários de topo da organização humanitária Oxfam são acusados de ter recorrido a prostitutas durante a missão internacional de ajuda após o terramoto que destruiu o Haiti em 2010.

De acordo com o The Times, prostitutas sobreviventes foram contratadas por funcionários da Oxfam no Haiti, durante uma missão humanitária após os sismo de 2010 que fez quase 300 mil mortos. Algumas das prostitutas, diz o jornal britânico, seriam jovens menores de idade.

Segundo uma fonte, as jovens participaram em orgias em alojamentos e hotéis pagos pela ONG. A mesma fonte assegura ter visto imagens dessa noite, que as raparigas vestiam, inclusivamente, t-shirts da Oxfam.

De acordo com o DN, que cita o jornal britânico, a organização lançou uma investigação interna, em 2011, que determinou que havia uma “cultura de impunidade” entre alguns funcionários.

Roland van Hauwermeiren, responsável da Oxfam no Haiti, demitiu-se sem ter sofrido quaisquer sanções, conta o jornal, mesmo tendo alegadamente admitido ter contratado prostitutas. Além de Hauwermeiren, demitiram-se mais dois funcionários e outros quatro foram despedidos na sequência da mesma polémica.

“Alguns funcionários foram despedidos na sequência do inquérito e outros abandonaram a organização antes de ele estar concluído”, precisou a porta-voz da Oxfam. Dado que a justiça haitiana não foi informada do caso, não houve qualquer ação judicial.

A Oxfam, que segundo o El País admitiu que “vários cooperantes seus contrataram prostitutas” após o terramoto do Haiti, negou qualquer “tentativa de ocultação” dos factos para preservar a sua própria reputação. “A organização leva qualquer acusação de comportamento inadequado muito a sério”, disse a porta-voz.

Roland van Hauwermeiren “assumiu total responsabilidade pelos acontecimentos que ocorreram sob a sua liderança, e foi autorizado a demitir-se, porque apoiou e cooperou com o inquérito sem reservas”.

Ainda assim, a ONG admitiu ter havido acusações de envolvimento de menores de idade, mas disse que estas “não foram provadas”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. isto vem ao encontro do ke disse Sua Ex. Reverendissima Cardial D.Manuel (os casais em união de defacto devem abster-se de ter relações sexais. Podendo assim dar a vida a ganhar ás ditas cujas….

RESPONDER

Meteoritos desconhecidos podem estar a "bombardear" a atmosfera da Terra à velocidade da luz

Não é segredo que a Terra ocasionalmente recebe rochas do Espaço que explodem na atmosfera ou causam impacto na superfície. A Terra também vê chuvas de meteoros regularmente sempre que passa por nuvens de detritos …

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …