Responsáveis de ONG pagaram por sexo a sobreviventes de terramoto do Haiti

Alex E. Proimos / Flickr

Funcionários de topo da organização humanitária Oxfam são acusados de ter recorrido a prostitutas durante a missão internacional de ajuda após o terramoto que destruiu o Haiti em 2010.

De acordo com o The Times, prostitutas sobreviventes foram contratadas por funcionários da Oxfam no Haiti, durante uma missão humanitária após os sismo de 2010 que fez quase 300 mil mortos. Algumas das prostitutas, diz o jornal britânico, seriam jovens menores de idade.

Segundo uma fonte, as jovens participaram em orgias em alojamentos e hotéis pagos pela ONG. A mesma fonte assegura ter visto imagens dessa noite, que as raparigas vestiam, inclusivamente, t-shirts da Oxfam.

De acordo com o DN, que cita o jornal britânico, a organização lançou uma investigação interna, em 2011, que determinou que havia uma “cultura de impunidade” entre alguns funcionários.

Roland van Hauwermeiren, responsável da Oxfam no Haiti, demitiu-se sem ter sofrido quaisquer sanções, conta o jornal, mesmo tendo alegadamente admitido ter contratado prostitutas. Além de Hauwermeiren, demitiram-se mais dois funcionários e outros quatro foram despedidos na sequência da mesma polémica.

“Alguns funcionários foram despedidos na sequência do inquérito e outros abandonaram a organização antes de ele estar concluído”, precisou a porta-voz da Oxfam. Dado que a justiça haitiana não foi informada do caso, não houve qualquer ação judicial.

A Oxfam, que segundo o El País admitiu que “vários cooperantes seus contrataram prostitutas” após o terramoto do Haiti, negou qualquer “tentativa de ocultação” dos factos para preservar a sua própria reputação. “A organização leva qualquer acusação de comportamento inadequado muito a sério”, disse a porta-voz.

Roland van Hauwermeiren “assumiu total responsabilidade pelos acontecimentos que ocorreram sob a sua liderança, e foi autorizado a demitir-se, porque apoiou e cooperou com o inquérito sem reservas”.

Ainda assim, a ONG admitiu ter havido acusações de envolvimento de menores de idade, mas disse que estas “não foram provadas”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. isto vem ao encontro do ke disse Sua Ex. Reverendissima Cardial D.Manuel (os casais em união de defacto devem abster-se de ter relações sexais. Podendo assim dar a vida a ganhar ás ditas cujas….

RESPONDER

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …

Pfizer pode ter vacina ainda neste ano. Guterres exige que esteja “disponível e acessível” para todos

A farmacêutica Pfizer está otimista em relação à perspetiva de fornecer uma vacina contra a covid-19 ainda em 2020. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que esteja “disponível” e “acessível” para todos. Albert Bourla, …

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …