Não é um clone, “sou mesmo eu”. Presidente da Nigéria garante que está vivo

Chatham House / Flickr

Muhammadu Buhari, Presidente da Nigéria

Muhammadu Buhari quebrou finalmente o silêncio. O presidente da Nigéria veio a público assegurar que não morreu nem foi substituído por um sósia, um rumor que circulava há vários meses nas redes sociais.

“Sou eu mesmo, garanto-vos. Em breve irei celebrar os meus 76 anos e ainda estarei forte”, garantiu o Presidente nigeriano durante uma aparição pública, em resposta à pergunta se é ou não um clone.

Esta foi a primeira vez que Muhammadu Buhari negou as acusações de ter sido substituído por um clone ou um sósia, rumor que se tem propagado nas redes sociais há já vários meses. Depois de Buhari ter estado doente, havia mesmo quem dissesse que o Presidente já estava morte que havia tentativas de encobrir a verdade.

No encontro com conterrâneos, onde participa na Conferência do Clima da ONU, na Polónia, o chefe de Estado considerou os rumores “ignorantes”.

Muitas pessoas desejaram a minha morte durante a minha doença. Algumas até se dirigiram ao vice-presidente oferecendo-se para serem seus representantes. Isto, claro, deixou-o embaraçado e obviamente que ele me visitou durante a minha convalescença em Londres”, frisou o governante.

As declarações de Muhammadu Buhari foram gravadas em vídeo e já foram vistas milhares de vezes no YouTube e no Facebook, adianta o Observador.

No ano passado, Buhari passou vários meses em Londres para receber tratamento médico, tendo sido obrigado a ausentar-se do país durante mais de três meses seguidos. Várias teorias da conspiração envolveram este desaparecimento do Presidente, sendo que uma delas dizia que Buhari havia sido substituído por um sósia sudanês chamado Jubril.

Depois de esta teoria da conspiração ter sido difundida, o gabinete da presidência nigeriana pôs a circular um email com o título “Sou mesmo eu, Presidente Buhari responde às alegações de ser um clone”, anexando-lhe o vídeo.

No Twitter, Muhammadu Buhari fixou o tweet com as suas declarações, sendo a primeira coisa que se vê quando se visita a página do presidente nigeriano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …

Sacavenense 1-7 Sporting | Sporting goleia Sacavenense e segue em frente na Taça

O Sporting goleou o Sacavenense por 7-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ‘castigando’ em demasia a equipa do Campeonato de Portugal, incapaz de contrariar a supremacia ‘leonina’ em toda a linha. Nuno …

The Crown baseia-se em "muita conjetura e muita invenção", diz irmão da princesa Diana

Desde a estreia da quarta temporada, The Crown tem dado muito que falar na família real britânica. Além das acusações feitas por amigos do príncipe Carlos, que consideram que a Netflix está a explorar a …

Nativos ancestrais do Novo México derretiam gelo para sobreviver às secas

Os habitantes ancestrais do árido Novo México sobreviveram a períodos de seca extrema, durante o primeiro milénio, ao derreter o gelo acumulado em tubos de lava profundos. De acordo com a agência Europa Press, a equipa …