Presidente da Huawei multa-se a si próprio em 130 mil euros por má gestão

Direção e administração da empresa têm que pagar multas no valor de 382 mil euros.

Foi a própria direção da Huawei que impôs à empresa um conjunto de multas no valor de 382 mil euros (três milhões de yuans) por “má gestão” da empresa. Só o fundador e presidente executivo terá de pagar à sua empresa cerca de 130 mil euros (um milhão de yuans).

A informação consta num documento interno da empresa, que foi difundido na noite desta quinta-feira e citado pela Reuters. De acordo com o documento, a administração deve assumir responsabilidades pela “liderança ineficaz”.

Além do fundador, os três vice-presidentes foram também visados nas penalizações tendo, cada um, de pagar meio milhão de yuans (63 mil euros).

O documento denuncia que alguns departamentos revelaram “problemas de qualidade e fraudes” nos anos mais recentes e que por isso a administração decidiu apontar responsabilidades aos gestores.

“Ren Zhengfei não decidiu aplicar esta multa em resposta a nenhum acontecimento em específico, mas para encorajar a equipa de gestão a refletir e reajustar as decisões passadas”, esclareceu a empresa num comunicado.

A gestão da empresa chinesa assenta numa política de disciplina rígida e numa exigente autocrítica.

De acordo com uma fonte da Reuters próxima da empresa, foram encontrados dados inflacionados de vendas nas representantes da empresa no Norte e Leste da Europa, mas não são conhecidos detalhes sobre os números, avança o Público.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

      • Tendo em conta o que fizeram neste aspecto na minha opinião é. Nunca ouvi falar de uma empresa Portuguesa em que a direcção paga multas a si própria. Pelo contrário.

        • De chineses e ainda por cima de uma empresa com a Huawei (que é tão manhosa que nem sequer se sabe bem que são os donos!), considerar este golpe de teatro como alguma de coisa positiva, é ser-se mesmo muito ingénuo!
          Claro que nunca se ouvi isto em nenhuma portuguesa (nem em nenhuma no mundo!), porque além de ser apenas teatro para consumo interno (principalmente para o poder chinês, que se desconfia ser o maior “accionista” da empresa!), o valor são uns míseros trocos insignificantes para alguém que é presidente de uma empresa com mais de 100.000 funcionários!…
          Portanto, isto é apenas para “chinês ver”!..

RESPONDER

Augusto Inácio (de) novo diretor-geral do Sporting

O Sporting anunciou hoje, através de um comunicado, que o novo diretor-geral de futebol é Augusto Inácio, que regressa assim aos «leões» para substituir André Geraldes. No mesmo comunicado, pode ler-se que o presidente do Sporting, …

Morreu Júlio Pomar

O pintor e artista plástico português Júlio Pomar faleceu esta terça-feira, no Hospital da Luz, em Lisboa. Tinha 92 anos. O artista plástico português faleceu esta terça-feira, aos 92 anos, em Lisboa. O pintor modernista é …

Jovem britânico em fuga responde à polícia no Facebook (e é detido)

A polícia de West Yorkshire, no Reino Unido, fez um apelo no Facebook a pedir informações sobre o paradeiro de um jovem. O próprio desaparecido respondeu ao apelo e foi detido. No texto publicado na rede …

Casa de 600 mil euros pode custar liderança do Podemos a Pablo Iglesias

O líder do Podemos e a companheira, porta-voz do partido, poderão renunciar aos seus cargos de deputados devido à polémica compra de uma vivenda de 600 mil euros. Segundo o Diário de Notícias, o líder do …

Sim, há igrejas para ateus. E são cada vez mais

O declínio constante da religião no mundo ocidental está atualmente a rever-se no crescimento das chamadas igrejas ateístas. De acordo com o Pew Research Center, os "religiosamente não filiados" são agora o segundo maior grupo religioso …

Mais de 80% dos doentes sem acesso a cuidados paliativos

Entre 69 a 82% dos doentes que morrem em Portugal necessitam de cuidados paliativos, mas mais de 80% não os têm porque as respostas são insuficientes. Os maiores hospitais do país, incluindo o Instituto Português de …

Atentado no Afeganistão faz pelo menos 16 mortos e 38 feridos

Pelo menos 16 pessoas morreram e 38 ficaram feridas, na explosão de uma camioneta armadilhada em Kandahar, sul do Afeganistão, no momento em que agentes da polícia tentavam desarmadilhá-la, anunciaram as autoridades. "Os últimos números disponíveis …

Giuseppe Conte: um desconhecido sem experiência política para dirigir o Governo italiano

Giuseppe Conte é o nome proposto ao presidente pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas. O Presidente italiano, Sergio Mattarella, terá a última palavra em relação à escolha do primeiro-ministro. Giuseppe Conte. É este o nome …

Detidos por álcool e droga vão ser enviados para consultas médicas

Quem conduzir sob o efeito de álcool ou de estupefacientes vai ser encaminhado para consultas médicas em vez de ser punido com penas de prisão ao fim de semana ou trabalho comunitário. Retirar pessoas das cadeias …

Há 20 anos, com muito "cagaço", vulcões e o Gil, a Expo98 mudou Lisboa (e o país)

Foi há 20 anos que a Expo 98, inaugurada a 22 de Maio de 1998, transfigurou a zona oriental de Lisboa, mas também mudou a face do país, naquele que foi o primeiro grande evento …