Presidente da Huawei multa-se a si próprio em 130 mil euros por má gestão

Direção e administração da empresa têm que pagar multas no valor de 382 mil euros.

Foi a própria direção da Huawei que impôs à empresa um conjunto de multas no valor de 382 mil euros (três milhões de yuans) por “má gestão” da empresa. Só o fundador e presidente executivo terá de pagar à sua empresa cerca de 130 mil euros (um milhão de yuans).

A informação consta num documento interno da empresa, que foi difundido na noite desta quinta-feira e citado pela Reuters. De acordo com o documento, a administração deve assumir responsabilidades pela “liderança ineficaz”.

Além do fundador, os três vice-presidentes foram também visados nas penalizações tendo, cada um, de pagar meio milhão de yuans (63 mil euros).

O documento denuncia que alguns departamentos revelaram “problemas de qualidade e fraudes” nos anos mais recentes e que por isso a administração decidiu apontar responsabilidades aos gestores.

“Ren Zhengfei não decidiu aplicar esta multa em resposta a nenhum acontecimento em específico, mas para encorajar a equipa de gestão a refletir e reajustar as decisões passadas”, esclareceu a empresa num comunicado.

A gestão da empresa chinesa assenta numa política de disciplina rígida e numa exigente autocrítica.

De acordo com uma fonte da Reuters próxima da empresa, foram encontrados dados inflacionados de vendas nas representantes da empresa no Norte e Leste da Europa, mas não são conhecidos detalhes sobre os números, avança o Público.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

      • Tendo em conta o que fizeram neste aspecto na minha opinião é. Nunca ouvi falar de uma empresa Portuguesa em que a direcção paga multas a si própria. Pelo contrário.

        • De chineses e ainda por cima de uma empresa com a Huawei (que é tão manhosa que nem sequer se sabe bem que são os donos!), considerar este golpe de teatro como alguma de coisa positiva, é ser-se mesmo muito ingénuo!
          Claro que nunca se ouvi isto em nenhuma portuguesa (nem em nenhuma no mundo!), porque além de ser apenas teatro para consumo interno (principalmente para o poder chinês, que se desconfia ser o maior “accionista” da empresa!), o valor são uns míseros trocos insignificantes para alguém que é presidente de uma empresa com mais de 100.000 funcionários!…
          Portanto, isto é apenas para “chinês ver”!..

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …