/

Presidente da Huawei multa-se a si próprio em 130 mil euros por má gestão

6

Direção e administração da empresa têm que pagar multas no valor de 382 mil euros.

Foi a própria direção da Huawei que impôs à empresa um conjunto de multas no valor de 382 mil euros (três milhões de yuans) por “má gestão” da empresa. Só o fundador e presidente executivo terá de pagar à sua empresa cerca de 130 mil euros (um milhão de yuans).

A informação consta num documento interno da empresa, que foi difundido na noite desta quinta-feira e citado pela Reuters. De acordo com o documento, a administração deve assumir responsabilidades pela “liderança ineficaz”.

Além do fundador, os três vice-presidentes foram também visados nas penalizações tendo, cada um, de pagar meio milhão de yuans (63 mil euros).

O documento denuncia que alguns departamentos revelaram “problemas de qualidade e fraudes” nos anos mais recentes e que por isso a administração decidiu apontar responsabilidades aos gestores.

“Ren Zhengfei não decidiu aplicar esta multa em resposta a nenhum acontecimento em específico, mas para encorajar a equipa de gestão a refletir e reajustar as decisões passadas”, esclareceu a empresa num comunicado.

A gestão da empresa chinesa assenta numa política de disciplina rígida e numa exigente autocrítica.

De acordo com uma fonte da Reuters próxima da empresa, foram encontrados dados inflacionados de vendas nas representantes da empresa no Norte e Leste da Europa, mas não são conhecidos detalhes sobre os números, avança o Público.

ZAP //

6 Comments

      • Tendo em conta o que fizeram neste aspecto na minha opinião é. Nunca ouvi falar de uma empresa Portuguesa em que a direcção paga multas a si própria. Pelo contrário.

      • De chineses e ainda por cima de uma empresa com a Huawei (que é tão manhosa que nem sequer se sabe bem que são os donos!), considerar este golpe de teatro como alguma de coisa positiva, é ser-se mesmo muito ingénuo!
        Claro que nunca se ouvi isto em nenhuma portuguesa (nem em nenhuma no mundo!), porque além de ser apenas teatro para consumo interno (principalmente para o poder chinês, que se desconfia ser o maior “accionista” da empresa!), o valor são uns míseros trocos insignificantes para alguém que é presidente de uma empresa com mais de 100.000 funcionários!…
        Portanto, isto é apenas para “chinês ver”!..

      • É bem possível, quem sabe. Na China há muita aldrabice. Vou ser optimista neste caso mas não discordo que seja esse o caso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.