Presidente do Barcelona falou sobre Messi: “Não está fechado. Ele merece mais, mas…”

Joan Laporta falou pela primeira vez em conferência de imprensa, desde que ganhou as eleições. Messi, Koeman e Guardiola foram três dos nomes abordados.

O Barcelona marcou para esta sexta-feira uma conferência de imprensa para uma espécie de análise geral ao clube, com destaque para o futebol. Na primeira conferência de imprensa do seu presidente, desde que voltou a liderar o Barcelona em março deste ano, Joan Laporta falou obviamente sobre Lionel Messi.

O contrato do argentino termina daqui a um mês. Entretanto o Barcelona já apresentou uma nova oferta, “dentro das possibilidades” do clube, avisou Laporta: “Apresentámos uma proposta mas nada está finalizado. O Messi merece mais, e pode conseguir mais, mas a sua vontade de fazer algo grande no Barcelona faz com que ele esteja a dar valor ao esforço que estamos a fazer. Acho que ele está muito entusiasmado com o projeto, e isso é o básico”.

O presidente atual não esqueceu o presidente anterior, Josep Maria Bartomeu: “Messi ficou muito dececionado com o presidente anterior; agora gosta do presidente do Barcelona. Daí a sua atitude ter mudado, desde o dia em que anunciou que queria sair. Estou moderadamente otimista”.



Com ou sem Messi, na próxima temporada o Barcelona quer mudar a imagem que deixa dentro de campo. A renovação do plantel tem sido um assunto comentado várias vezes: “Estamos a falar com todos os futebolistas sobre os objetivos e critérios. Não houve a exigência necessária nos últimos anos. Quando se perdia, não havia consequências, as mensagens dos superiores não eram adequadas”.

“Exigimos ser mais competitivos e deixar claro que, se não se ganha, algo vai acontecer. Comigo não há temporadas de transição. O Barcelona entra em campo para ganhar. Mas tem estado numa contradição permanente há várias épocas. Ganhámos a Taça do Rei mas realizámos um desastroso final de campeonato. Perante isto, temos que tomar decisões”, avisou o líder.

Ronald Koeman vai continuar a ser o treinador da equipa principal? “Tem contrato, vamos decidir na próxima semana. Estamos a avaliar a temporada, temos uma relação muito direta. Estamos em negociações, não o descartem”, respondeu o dirigente.

Caso o holandês saia, Pep Guardiola poderá regressar. Laporta desviou-se dessa possibilidade, dizendo que deseja apenas que o espanhol conquiste a Liga dos Campeões no Porto, neste sábado, na final entre Manchester City e Chelsea.

Outro antigo médio da equipa catalã, Xavi Hernández, também foi apontado como próximo treinador: “Ainda não podemos afirmar isso. É um amigo. A experiência ajuda a tomar decisões”.

Em relação à situação económica do Barcelona, o presidente admitiu que há “coisas preocupantes e outras surpreendentes” e prometeu transparência: “Tudo vai ter de ser explicado, há coisas que não estamos a encontrar e que terão de ser explicadas. Pediremos responsabilidades. Falarei mais quando tivermos o resultado da auditoria”.

A Superliga Europeia contou com o Barcelona porque o clube “não vira a costas a movimentos, muito menos se esses movimentos incluem os grandes da Europa. Com todas as reservas, quando chegámos, decidimos que teríamos que estar na Superliga Europeia mas com uma condição: a opinião dos sócios, porque somos um clube que pertence aos sócios”, acrescentou Laporta.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …