Presidências do Sporting de 1995 a 2013 investigadas por irregularidades

Koshelyev / Wikimedia

Uma auditoria solicitada pelo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, apurou a existência de várias irregularidades na administração do clube, durante os anos de 1995 a 2013. Estão em causa derrapagens financeiras em vários contratos e remunerações irregulares de cargos de administração.

A notícia foi avançada pela SIC, que destaca que a Assembleia Geral do Sporting vai determinar o que fazer com os dados apurados por esta auditoria que aponta irregularidades às presidências de Pedro Santana Lopes, de José Roquette, de Dias da Cunha, de Filipe Soares Franco, de José Eduardo Bettencourt e de Godinho Lopes.

A SIC apurou que o mandato de Filipe Soares Franco é o mais investigado.

Entre as suspeitas apontadas na auditoria está a derrapagem dos custos das obras no Estádio de Alvalade, verificando-se um aumento superior a 75% do valor previsto. A infraestrutura deveria ter custado 106 milhões de euros, mas custou 184 milhões, conforme se nota na análise consultada pela SIC.

Mas também se detectaram derrapagens financeiras na Academia de Alcochete que deveria ter custado 5 milhões de euros, mas que acabou por custar 18,5 milhões.

Outros negócios são alvo de suspeitas, nomeadamente as negociações dos passes de alguns jogadores.

A auditoria terá também detectado a remuneração irregular de cerca de 1,5 milhões de euros a cargos de administração.

CMVM está a investigar financiamento da Guiné Equatorial

Entretanto, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou que está a investigar as denúncias feitas pela eurodeputada Ana Gomes quanto ao patrocínio da Guiné Equatorial ao Sporting para a época 2015/2016.

Na carta enviada a 29 de Maio ao presidente da CMVM, a eurodeputada questiona se esta entidade “procedeu à identificação das entidades financeiras no ordenamento jurídico português que estão envolvidas, efectiva ou potencialmente, na celebração” de um alegado contrato “entre a SAD do SCP e a Guiné Equatorial e respectiva transferência de capital”.

A eurodeputada pede ainda esclarecimentos sobre a existência de “procedimentos instituídos para detectar e evitar qualquer ameaça à integridade do sistema financeiro português“, bem como as diligências “tomadas especificamente” pela CMVM.

Esclarece o regulador que, a Sporting SAD está “sujeita à supervisão da CMVM”, nomeadamente, no que diz respeito “ao cumprimento dos deveres de prestação de contas, participações qualificadas e informação privilegiada”, bem como “aos deveres previstos na legislação aplicável à prevenção e ao combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo”.

A CMVM compromete-se, neste sentido, “em articulação com o Banco de Portugal”, a “desenvolver diligências” no sentido de “apurar o cumprimento dos deveres” e a verificação “das fontes de financiamento e/ou riqueza” da Sporting SAD, denunciados pela eurodeputada Ana Gomes.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … Só sei que S.Franco só aceitava ser presidente se obtivesse maioria qualificada para alienar património não desportivo, uma vez que, segundo ele e outros apaniguados, o Sporting não tinha vocação para gestão de património imobiliário…
    Não obteve a tal maioria e eis que o tal conselho leonino outorgou tal premissa!

RESPONDER

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …