Presidências do Sporting de 1995 a 2013 investigadas por irregularidades

Koshelyev / Wikimedia

Uma auditoria solicitada pelo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, apurou a existência de várias irregularidades na administração do clube, durante os anos de 1995 a 2013. Estão em causa derrapagens financeiras em vários contratos e remunerações irregulares de cargos de administração.

A notícia foi avançada pela SIC, que destaca que a Assembleia Geral do Sporting vai determinar o que fazer com os dados apurados por esta auditoria que aponta irregularidades às presidências de Pedro Santana Lopes, de José Roquette, de Dias da Cunha, de Filipe Soares Franco, de José Eduardo Bettencourt e de Godinho Lopes.

A SIC apurou que o mandato de Filipe Soares Franco é o mais investigado.

Entre as suspeitas apontadas na auditoria está a derrapagem dos custos das obras no Estádio de Alvalade, verificando-se um aumento superior a 75% do valor previsto. A infraestrutura deveria ter custado 106 milhões de euros, mas custou 184 milhões, conforme se nota na análise consultada pela SIC.

Mas também se detectaram derrapagens financeiras na Academia de Alcochete que deveria ter custado 5 milhões de euros, mas que acabou por custar 18,5 milhões.

Outros negócios são alvo de suspeitas, nomeadamente as negociações dos passes de alguns jogadores.

A auditoria terá também detectado a remuneração irregular de cerca de 1,5 milhões de euros a cargos de administração.

CMVM está a investigar financiamento da Guiné Equatorial

Entretanto, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou que está a investigar as denúncias feitas pela eurodeputada Ana Gomes quanto ao patrocínio da Guiné Equatorial ao Sporting para a época 2015/2016.

Na carta enviada a 29 de Maio ao presidente da CMVM, a eurodeputada questiona se esta entidade “procedeu à identificação das entidades financeiras no ordenamento jurídico português que estão envolvidas, efectiva ou potencialmente, na celebração” de um alegado contrato “entre a SAD do SCP e a Guiné Equatorial e respectiva transferência de capital”.

A eurodeputada pede ainda esclarecimentos sobre a existência de “procedimentos instituídos para detectar e evitar qualquer ameaça à integridade do sistema financeiro português“, bem como as diligências “tomadas especificamente” pela CMVM.

Esclarece o regulador que, a Sporting SAD está “sujeita à supervisão da CMVM”, nomeadamente, no que diz respeito “ao cumprimento dos deveres de prestação de contas, participações qualificadas e informação privilegiada”, bem como “aos deveres previstos na legislação aplicável à prevenção e ao combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo”.

A CMVM compromete-se, neste sentido, “em articulação com o Banco de Portugal”, a “desenvolver diligências” no sentido de “apurar o cumprimento dos deveres” e a verificação “das fontes de financiamento e/ou riqueza” da Sporting SAD, denunciados pela eurodeputada Ana Gomes.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … Só sei que S.Franco só aceitava ser presidente se obtivesse maioria qualificada para alienar património não desportivo, uma vez que, segundo ele e outros apaniguados, o Sporting não tinha vocação para gestão de património imobiliário…
    Não obteve a tal maioria e eis que o tal conselho leonino outorgou tal premissa!

RESPONDER

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …