Presidências do Sporting de 1995 a 2013 investigadas por irregularidades

Koshelyev / Wikimedia

Uma auditoria solicitada pelo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, apurou a existência de várias irregularidades na administração do clube, durante os anos de 1995 a 2013. Estão em causa derrapagens financeiras em vários contratos e remunerações irregulares de cargos de administração.

A notícia foi avançada pela SIC, que destaca que a Assembleia Geral do Sporting vai determinar o que fazer com os dados apurados por esta auditoria que aponta irregularidades às presidências de Pedro Santana Lopes, de José Roquette, de Dias da Cunha, de Filipe Soares Franco, de José Eduardo Bettencourt e de Godinho Lopes.

A SIC apurou que o mandato de Filipe Soares Franco é o mais investigado.

Entre as suspeitas apontadas na auditoria está a derrapagem dos custos das obras no Estádio de Alvalade, verificando-se um aumento superior a 75% do valor previsto. A infraestrutura deveria ter custado 106 milhões de euros, mas custou 184 milhões, conforme se nota na análise consultada pela SIC.

Mas também se detectaram derrapagens financeiras na Academia de Alcochete que deveria ter custado 5 milhões de euros, mas que acabou por custar 18,5 milhões.

Outros negócios são alvo de suspeitas, nomeadamente as negociações dos passes de alguns jogadores.

A auditoria terá também detectado a remuneração irregular de cerca de 1,5 milhões de euros a cargos de administração.

CMVM está a investigar financiamento da Guiné Equatorial

Entretanto, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou que está a investigar as denúncias feitas pela eurodeputada Ana Gomes quanto ao patrocínio da Guiné Equatorial ao Sporting para a época 2015/2016.

Na carta enviada a 29 de Maio ao presidente da CMVM, a eurodeputada questiona se esta entidade “procedeu à identificação das entidades financeiras no ordenamento jurídico português que estão envolvidas, efectiva ou potencialmente, na celebração” de um alegado contrato “entre a SAD do SCP e a Guiné Equatorial e respectiva transferência de capital”.

A eurodeputada pede ainda esclarecimentos sobre a existência de “procedimentos instituídos para detectar e evitar qualquer ameaça à integridade do sistema financeiro português“, bem como as diligências “tomadas especificamente” pela CMVM.

Esclarece o regulador que, a Sporting SAD está “sujeita à supervisão da CMVM”, nomeadamente, no que diz respeito “ao cumprimento dos deveres de prestação de contas, participações qualificadas e informação privilegiada”, bem como “aos deveres previstos na legislação aplicável à prevenção e ao combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo”.

A CMVM compromete-se, neste sentido, “em articulação com o Banco de Portugal”, a “desenvolver diligências” no sentido de “apurar o cumprimento dos deveres” e a verificação “das fontes de financiamento e/ou riqueza” da Sporting SAD, denunciados pela eurodeputada Ana Gomes.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … Só sei que S.Franco só aceitava ser presidente se obtivesse maioria qualificada para alienar património não desportivo, uma vez que, segundo ele e outros apaniguados, o Sporting não tinha vocação para gestão de património imobiliário…
    Não obteve a tal maioria e eis que o tal conselho leonino outorgou tal premissa!

RESPONDER

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …