Preservativos entopem sistema de esgotos da Aldeia Olímpica

Marcelo Sayao / EPA

-

Organização responsável pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro distribuiu 450 mil preservativos, uma média de 42 por cada atleta.

Os 450 mil preservativos distribuídos pelos 10.500 atletas “residentes” da Aldeia Olímpica do Rio 2016 têm sido uma das causas para o quase entupimento do sistema de esgotos.

Segundo uma reportagem do jornal O Globo, os preservativos ficaram retidos numa rede que separa objetos com sacos de plástico e outros sólidos da canalização para as águas do esgoto.

Situação idêntica à ocorrida nos Jogos Pan-Americanos de 2007, também disputados no Rio de Janeiro, quando os preservativos levaram ao colapso do esgoto das habitações dos atletas argentinos.

Em maio, a organização dos Jogos Olímpicos anunciou que iria distribuir 450 mil preservativos pelos atletas, o que representaria 42 por cada um.

Nos Jogos de Londres, em 2010, foram dados 150 mil, cerca de um terço. Em Pequim, quatro anos antes, tinham sido apenas 100 mil.

Desde sempre que as histórias no interior das Aldeias Olímpicas fazem correr muita tinta e estes Jogos não podiam ser exceção.

No primeiro fim-de-semana da competição, verificou-se por exemplo um aumento significativo do uso do Tinder, uma aplicação para conhecer pessoas e marcar encontros.

Segundo Rosette Pambakian, vice-presidente da Global Communications & Branding, citada pelo El País, “os matches na Aldeia Olímpica cresceram 129% e supõe-se que esta tendência continue durante o resto do evento”.

Além do Tinder, os atletas também têm à sua disposição o Olympic Athletes Hub, uma aplicação exclusiva para os atletas.

A ideia é que todos possam compartilhar fotografias e comunicar resultados e notícias dos Jogos mas a verdade é que a ferramenta acaba também por servir para iniciar conversas pessoais no chat privado.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É tudo a afogar o ganso!
    Os portugueses então, pela prestação nestes jogos, parecia que andavam esgotados.
    Lusos malandrecos! Eheheheh…

RESPONDER

Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti. Os investigadores, liderados por Mamdouh …

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …