Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados.

Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, Maria e José retratados como refugiados em jaulas. Esta foi a forma que a Claremont United Methodist Church encontrou para chamar a atenção para as condições que os migrantes enfrentam ao procurar asilo nos Estados Unidos.

“Numa altura em que, no nosso país, famílias de refugiados procuram asilo nas nossas fronteiras e estão separadas contra a sua vontade, tivemos em consideração a família de refugiados mais conhecida do mundo: Jesus, Maria e José, a Família Sagrada”, refere a igreja no site.

Nas redes sociais, a pastora responsável pela igreja, Karen Clark Ristine, explica que a ideia surgiu quando veio à cabeça a pergunta: “E se esta família procurasse refúgio no nosso país nos dias de hoje?“.

“Imaginem José e Maria separados na fronteira e Jesus, não tendo mais de dois anos, retirado à sua mãe e posto atrás das grades num centro de detenção da Guarda Fronteiriça como aconteceu a mais de 5500 crianças nos últimos três anos.”

Stirred to tears by the Claremont UMC nativity. Inside the church, the Holy Family is reunited. The theological…

Publicado por Karen Clark Ristine em Sábado, 7 de dezembro de 2019

“A declaração teológica com este presépio: numa altura em que no nosso país famílias refugiadas procuram asilo nas nossas fronteiras e são separadas contra a sua vontade, nós acreditamos na família de refugiados mais conhecida do mundo: Jesus Maria e José, a sagrada família”, acrescentou a responsável.

Este ano, na Claremont UMC, lembram-se “milhares de famílias anónimas separadas nas nossas fronteiras”, explica Karen Clark Ristine, citada pelo Público.

A igreja tem estado também muito ativa na angariação de fundos para conseguir advogados para as crianças separadas na fronteira através da Justice for Our Neighbors (JFON), tendo conseguido juntar dez mil dólares.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Curiosamente, é um dos “países mais desumanos do mundo” porque coloca dificuldades à entrada das dezenas de milhares de pessoas que todos os anos fazem tudo para tentar ir para lá viver, não é?

    • E, no entanto, continua ainda hoje a haver muitíssimo mais Europeus e Canadianos a emigrar para os EUA que o contrário. Porque será?

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …