Presépio da Cavalinho é o maior do mundo em movimento

Presépio Cavalinho, São Paio de Oleiros, Santa Maria da Feira (foto: Carlos Luis M C da Cruz / wikimedia)

Presépio Cavalinho, São Paio de Oleiros, Santa Maria da Feira (foto: Carlos Luis M C da Cruz / wikimedia)

O presépio em movimento de S. Paio de Oleiros, na Feira, foi este domingo reconhecido pelo Guiness como o maior do mundo, superando com 162 peças à mesma escala o recorde anteriormente detido pelas 40 de idêntica composição no México.

Tendo recebido cerca de 500.000 visitantes em 2012, o presépio português é constituído por cerca de 7.500 peças, mas, na avaliação daquela que é apontada como a autoridade mundial no registo de recordes, foram apenas considerados os elementos com uma altura média de 20 centímetros e estritamente relacionados com a história do nascimento de Cristo.

De fora ficaram assim componentes ‘kitsch’ como comboios, ciclistas e réplicas de Amália, mas o britânico Pravin Patel, júri do Guinness, confessou-se ainda assim “absolutamente fascinado por todas as peças do presépio”, graças ao “prazer que foi caminhar pelas suas salas ontem e hoje”.

A área sujeita a apreciação foi “a gruta maior”, onde entraram para a contabilidade oficial apenas as peças que cumpriam os seguintes requisitos: “serem relacionadas com o nascimento de Jesus; moverem braços, corpo ou pernas; e não estarem duplicadas”.

Pravin Patel garante que “todas essas linhas orientadores foram cumpridas”, pelo que Manuel Jacinto Azevedo, dinamizador do projeto hoje distinguido em S. Paio de Oleiros, “é o detentor do novo recorde mundial para o maior número de peças mecânicas num presépio”.

Defendendo que o título do Guiness vem “acabar com as dúvidas que muita gente tinha” em relação a essa obra, o novo recordista declarou que o certificado deve ser “partilhado com toda a gente que ajudou” a concretizar o projeto.

“Não é só o dinheiro que faz isto, como algumas pessoas pensam”, afirmou Manuel Jacinto Azevedo. “É preciso apaixonarmo-nos por este trabalho e foi isso que aconteceu com todas as pessoas que têm vindo a colaborar com o presépio, com tanto sacrifício das suas horas livres e das suas famílias”.

A 9.ª edição do chamado “Presépio da Cavalinho” continua a ter entrada gratuita e pode ser visitada diariamente até 7 de março, entre as 09:00 e as 24:00.

A iniciativa deve-se ao “gosto pessoal” de Manuel Jacinto Azevedo, fundador da marca de carteiras, calçado e marroquinaria cujo logótipo dá nome ao projeto.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …