/

Prepare-se para o frio a sério: alerta laranja em quase todo o país

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou tempo frio, com chuva, neve e vento a partir de sexta-feira e durante o fim de semana.

De acordo com o IPMA, 12 distritos estarão sob aviso laranja entre as 15h desta quinta-feira e as 00h de sexta-feira devido à previsão de queda de neve acima de 400 a 600 metros, nomeadamente Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Viseu.

Também foi lançado alerta laranja a sete distritos devido à previsão de agitação marítima, entre as 12h de sábado e as 8h de domingo, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros em Aveiro, Coimbra, Lisboa, Leiria, Porto, Viana do Castelo e Setúbal.

“A partir de sexta-feira e durante o fim de semana, prevê-se um agravamento do estado do tempo, com a ocorrência de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que serão por vezes fortes e que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoadas“, refere.

A temperatura também terá uma descida significativa a partir da tarde de sexta-feira. “Os valores mínimos no fim de semana deverão variar entre três e seis graus, sendo inferiores nas regiões do interior norte e centro, a variar entre os menos seis e os zero graus”, sublinha.

O IPMA refere que o “efeito do vento associado às baixas temperaturas” vai provocar desconforto térmico.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para a possibilidade de inundações nas zonas mais vulneráveis, por causa do agravamento das condições meteorológicas, a partir da madrugada de sexta-feira, com queda de neve, chuva e vento muito forte.

Em comunicado, a ANPC refere que é esperado, para os próximos dias, um agravamento das condições meteorológicas, com especial incidência nas regiões a norte do rio Tejo, Alto Alentejo, Minho e Douro Litoral.

Bom Dia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.