Prepare-se para as imagens chocantes dos maços de tabaco

Proposta de Lei 322/XII

Imagens da Proposta de Lei 322/XII

Imagens da Proposta de Lei 322/XII

Em breve os maços de tabaco em Portugal vão exibir imagens como pais a chorar junto ao caixão de uma criança, um homem morto num saco para cadáveres, membros decepados e pulmões destruídos – tudo para convencer os fumadores a deixarem o vício.

A medida consta da proposta do Governo à alteração da lei do tabaco, a Proposta de Lei 322/XII, que vai ser debatida na próxima sexta-feira no Parlamento. Atualmente, os fumadores já compram maços com mensagens a alertar para os malefícios do tabaco como “Fumar Mata“.

Entre as 42 imagens propostas está, por exemplo, a do velório de uma criança, acompanhada da frase: “Fumar pode matar o seu filho antes de ele nascer”. Outra fotografia que pode passar a figurar nos maços mostra um homem morto num saco para cadáveres, com a legenda “Fumar provoca ataques cardíacos”.

A inclusão de imagens chocantes nos maços do tabaco é apenas uma das novidades da proposta de alteração à lei do tabaco. Recorde-se que o Governo também quer alargar a proibição de fumar a quase todos os locais públicos fechados e quer tomar medidas quanto aos cigarros eletrónicos.

Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. imagens não os impressionam e nem os fazem tomar cuidados ou respeitar os outros seres humanos….. Mas se subirem o preço do tabaco, tôdos temos o problema resolvido.Subam o preço do maço que eles deixam de fumar.

  2. se a ignorancia também pagasse imposto……..estavam as finanças mais equilibradas…..tanta falta de respeito diariamente e preocupam-se com isto?
    Enfim……

  3. não é com estas imagens que se vai deixar de fumar. acho piada ao governos. quer acabar com os fumadores, mas é no tabaco que vao buscar muitos impostos. se deixarem de fumar, que vao fazer à tabaqueira? que vao fazer aos empregados? onde vão buscar milhoes de euros de impostos?
    como dizem os entendidos, o alcool (bebidas alcoolicas) também mata (acidentes), porque também não colocam imagens chocantes (acidentes rodoviarios, corpos desfeitos derivados dos acidentes, etc) nas garrafas de bebidas alcoolicas ( aguardentesm vinho, cerveja, whisky, etc).?

  4. Na Alemanha, uma cerveja ou o tabaco eram mais caros que um litro de combustível… Mas isso era na Alemanha.
    Em Portugal, a despesa do SNSaúde com doenças associadas àqueles vícios, os impostos directos não a cobrem e são um peso para todos!… E cá não será (!?!) suportada pelos impostos dos combustíveis, na realidade pelos que o consomem?
    O mercado exige estruturação dimensionada…

RESPONDER

PJ acredita que Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks

A Polícia Judiciária acredita que o hacker português Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks, que revelou mais 715 mil ficheiros sobre alegados esquemas fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos. A …

Descobertos na Sibéria vestígios de um mítico povo que "vivia debaixo da terra"

Uma equipa de arqueólogos russos encontrou na península de Taimyr, na Sibéria, vestígios do mítico povo Sikhirtia, avança a Russia Today. Os investigadores encontraram na pequena baía de Makárov uma caverna reforçada com uma estrutura de …

Greenpeace na lista de grupos extremistas da polícia britânica

As organizações ambientalistas Greenpeace e Extinction Rebellion foram incluídas num documento da polícia britânica contraterrorismo que elenca grupos extremistas e potencialmente perigosos, escreve o jornal The Guardian. De acordo com o diário britânico, que avança a …

PGR de Angola quer julgar portugueses em Angola (e admite ir atrás de outros "poderosos")

O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, considerou, em entrevista ao jornal Expresso, que os os três arguidos portugueses envolvidos na investigação à empresária Isabel dos Santos devem ser julgados em Angola. “Nós achamos …

Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório. O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, …

Sismo na Turquia faz pelo menos 14 mortos

Pelos menos 14 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas depois de um sismo de magnitude preliminar 6,8 na escala de Richter ter atingido esta sexta-feira o leste da Turquia, havendo também relatos de …

Haaland, o menino prodígio do Dortmund, chegou aos cinco golos em menos de uma hora

Com dois golos apontados ao Colónia esta sexta-feira, numa partida que acabou com a goleada do Borussia Dortmund (5-1), Erling Haaland chegou ao seu quinto golo ao serviço do emblema alemão em menos de uma …

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …