Prepare-se para as imagens chocantes dos maços de tabaco

Proposta de Lei 322/XII

Imagens da Proposta de Lei 322/XII

Imagens da Proposta de Lei 322/XII

Em breve os maços de tabaco em Portugal vão exibir imagens como pais a chorar junto ao caixão de uma criança, um homem morto num saco para cadáveres, membros decepados e pulmões destruídos – tudo para convencer os fumadores a deixarem o vício.

A medida consta da proposta do Governo à alteração da lei do tabaco, a Proposta de Lei 322/XII, que vai ser debatida na próxima sexta-feira no Parlamento. Atualmente, os fumadores já compram maços com mensagens a alertar para os malefícios do tabaco como “Fumar Mata“.

Entre as 42 imagens propostas está, por exemplo, a do velório de uma criança, acompanhada da frase: “Fumar pode matar o seu filho antes de ele nascer”. Outra fotografia que pode passar a figurar nos maços mostra um homem morto num saco para cadáveres, com a legenda “Fumar provoca ataques cardíacos”.

A inclusão de imagens chocantes nos maços do tabaco é apenas uma das novidades da proposta de alteração à lei do tabaco. Recorde-se que o Governo também quer alargar a proibição de fumar a quase todos os locais públicos fechados e quer tomar medidas quanto aos cigarros eletrónicos.

Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. imagens não os impressionam e nem os fazem tomar cuidados ou respeitar os outros seres humanos….. Mas se subirem o preço do tabaco, tôdos temos o problema resolvido.Subam o preço do maço que eles deixam de fumar.

  2. se a ignorancia também pagasse imposto……..estavam as finanças mais equilibradas…..tanta falta de respeito diariamente e preocupam-se com isto?
    Enfim……

  3. não é com estas imagens que se vai deixar de fumar. acho piada ao governos. quer acabar com os fumadores, mas é no tabaco que vao buscar muitos impostos. se deixarem de fumar, que vao fazer à tabaqueira? que vao fazer aos empregados? onde vão buscar milhoes de euros de impostos?
    como dizem os entendidos, o alcool (bebidas alcoolicas) também mata (acidentes), porque também não colocam imagens chocantes (acidentes rodoviarios, corpos desfeitos derivados dos acidentes, etc) nas garrafas de bebidas alcoolicas ( aguardentesm vinho, cerveja, whisky, etc).?

  4. Na Alemanha, uma cerveja ou o tabaco eram mais caros que um litro de combustível… Mas isso era na Alemanha.
    Em Portugal, a despesa do SNSaúde com doenças associadas àqueles vícios, os impostos directos não a cobrem e são um peso para todos!… E cá não será (!?!) suportada pelos impostos dos combustíveis, na realidade pelos que o consomem?
    O mercado exige estruturação dimensionada…

RESPONDER

“Retificações especiais e centralizadas”. China quer acabar com "caos" na Internet

A Administração do Ciberespaço da China exigiu esta terça-feira aos fornecedores de serviços móveis do país que executem uma série de “retificações especiais e centralizadas”, face a “preocupações sociais” perante o “caos” na Internet. As oito …

Football Leaks. Advogado admite que podia ter emails relacionados com o Luanda Leaks

O advogado e ex-sócio da PLMJ João Magalhães Ramalho admite que pudesse ter documentos relacionados com o Luanda Leaks e com Isabel dos Santos na sua conta de email, que alegadamente foi pirateada por Rui …

Portugal regista mais 3.299 casos e 28 mortes por covid-19

Portugal contabiliza hoje mais 28 mortes e 3.299 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Nas últimas 24 horas, Portugal conta com mais 3.299 …

Argentina levanta restrições na capital. Rússia regista recorde de mortes diárias e aumenta contenção

A Argentina prorrogou esta semana as medidas para combater a pandemia de covid-19 nas zonas mais afetadas do país, ao mesmo tempo que prossegue a reabertura na capital, onde os casos têm vindo a diminuir. Desde …

Maioria dos portugueses defende Orçamento viabilizado à esquerda (e rejeita demissão do Governo)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e a TSF revela que a maioria dos portugueses - cerca de 60% - defende que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) seja viabilizado com …

Ministro Manuel Heitor já não está infetado com covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já não está infetado com covid-19, depois de ter recebido, esta segunda-feira, um teste com resultado negativo. De acordo com o semanário Expresso, Manuel Heitor recebeu, ao final …

"Só aumentariam as insuficiências". Médicos respondem a carta aberta da Ordem que pede uso dos privados

Um grupo de médicos respondeu à carta aberta assinada pelo atual bastonário da Ordem dos Médicos e quatro ex-bastonários, que defendem uma maior utilização dos serviços de saúde privados para responder à situação gerada pela …

Ensaio clínico de tratamento com anticorpos cancelado por ineficácia

As autoridades norte-americanas decidiriam cancelar um ensaio clínico de um tratamento experimental com anticorpos que estava a ser administrado a doentes hospitalizados com covid-19, justificando que o medicamente não se revelou eficaz na recuperação dos …

Doentes não-covid vão ser encaminhados para setores privado e social

Esta segunda-feira, a ministra da Saúde admitiu que a pressão no Serviço Nacional de Saúde vai aumentar e garantiu que os doentes não-covid-19 que vejam consultas, exames ou cirurgias serem desmarcados serão encaminhados para os …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: "É preciso o guarda-redes estar morto?"

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/v-guimaraes-0-1-sp-braga-o-musical Dérbi. Segundo dérbi nesta sequência de musicais. O primeiro foi entre vizinhos que moram na mesma cidade; agora temos vizinhos que moram na mesma região. O Minho aquece, mesmo no outono, quando estes dois conjuntos se …