Prepare-se para as imagens chocantes dos maços de tabaco

Proposta de Lei 322/XII

Imagens da Proposta de Lei 322/XII

Imagens da Proposta de Lei 322/XII

Em breve os maços de tabaco em Portugal vão exibir imagens como pais a chorar junto ao caixão de uma criança, um homem morto num saco para cadáveres, membros decepados e pulmões destruídos – tudo para convencer os fumadores a deixarem o vício.

A medida consta da proposta do Governo à alteração da lei do tabaco, a Proposta de Lei 322/XII, que vai ser debatida na próxima sexta-feira no Parlamento. Atualmente, os fumadores já compram maços com mensagens a alertar para os malefícios do tabaco como “Fumar Mata“.

Entre as 42 imagens propostas está, por exemplo, a do velório de uma criança, acompanhada da frase: “Fumar pode matar o seu filho antes de ele nascer”. Outra fotografia que pode passar a figurar nos maços mostra um homem morto num saco para cadáveres, com a legenda “Fumar provoca ataques cardíacos”.

A inclusão de imagens chocantes nos maços do tabaco é apenas uma das novidades da proposta de alteração à lei do tabaco. Recorde-se que o Governo também quer alargar a proibição de fumar a quase todos os locais públicos fechados e quer tomar medidas quanto aos cigarros eletrónicos.

Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. imagens não os impressionam e nem os fazem tomar cuidados ou respeitar os outros seres humanos….. Mas se subirem o preço do tabaco, tôdos temos o problema resolvido.Subam o preço do maço que eles deixam de fumar.

  2. se a ignorancia também pagasse imposto……..estavam as finanças mais equilibradas…..tanta falta de respeito diariamente e preocupam-se com isto?
    Enfim……

  3. não é com estas imagens que se vai deixar de fumar. acho piada ao governos. quer acabar com os fumadores, mas é no tabaco que vao buscar muitos impostos. se deixarem de fumar, que vao fazer à tabaqueira? que vao fazer aos empregados? onde vão buscar milhoes de euros de impostos?
    como dizem os entendidos, o alcool (bebidas alcoolicas) também mata (acidentes), porque também não colocam imagens chocantes (acidentes rodoviarios, corpos desfeitos derivados dos acidentes, etc) nas garrafas de bebidas alcoolicas ( aguardentesm vinho, cerveja, whisky, etc).?

  4. Na Alemanha, uma cerveja ou o tabaco eram mais caros que um litro de combustível… Mas isso era na Alemanha.
    Em Portugal, a despesa do SNSaúde com doenças associadas àqueles vícios, os impostos directos não a cobrem e são um peso para todos!… E cá não será (!?!) suportada pelos impostos dos combustíveis, na realidade pelos que o consomem?
    O mercado exige estruturação dimensionada…

RESPONDER

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …