Marca mais premiada em Portugal, a preferida dos consumidores, prémios de inovação, loja do mês. Há espaço para todos.
No início desta semana, recebemos no ZAP um comunicado que anuncia: a ALDI Portugal foi a insígnia mais premiada no Prémio Sabor do Ano.
Pelo terceiro ano seguido, a empresa alemã conseguiu esse patamar; mais concretamente 28 distinções com produtos das suas marcas próprias – atestados pelos consumidores portugueses.
Foi a marca mais premiada em 2025 e foi o oitavo ano seguido em que a qualidade, sabor e inovação dos seus produtos são reconhecidos pelo Prémio Sabor do Ano.
Ao receber essa notícia, e numa mistura de jornalista com consumidor, pode surgir a reacção: mas não foi o Lidl a receber esta insígnia por parte dos consumidores portugueses?
Não. O que o Lidl anunciou, poucas semanas antes, é que tinha sido a insígnia de retalho mais premiada na escolha do consumidor: oito categorias.
No ano passado, o Lidl foi distinguido em sete das suas marcas próprias; além disso, foi premiado pela primeira vez na categoria de Hiper e Supermercados.
Mas depois surgiu outra pergunta sobre um passado recente: o Continente também não tinha sido premiado? Foi.
Mais precisamente um espaço, a loja do Continente em Matosinhos, que foi eleita a “Loja do Mês” em Fevereiro, numa distinção do IGD – Institute of Grocery Distribution, que dá destaque a boas práticas no retalho, com impacto positivo na sociedade, empresas e indivíduos.
E a Mercadona? Também não foi distinguida há pouco tempo? Também é verdade.
Igualmente em Fevereiro, os espanhóis receberam dois prémios de inovação, um na categoria de produto e outro nos processos operacionais. Ambos do Observatório de Inovação em Grande Consumo do Institut Cerdà.
Ou seja, o leitor não está confuso: todos recebem prémios. Há espaço para todos.