Gestores do Novo Banco podem receber salários mais altos e prémios nos próximos anos

José Sena Goulão / Lusa

Com o fim do teto de que limitava a remuneração dos gestores do Novo Banco, a equipa de António Ramalho pode receber aumentos salariais dentro dos próximos anos.

No próximo mês de junho termina um dos limites à remuneração dos gestores do Novo Banco, acordado em 2017 com a Comissão Europeia. Além disso, o banco vai poder continuar a atribuir prémios aos administradores, ainda que só sejam pagos a partir de 2022.

O Novo Banco destaca-se porque a generalidade dos salários fixos da gestão é inferior à média. Aquando da venda do banco ao fundo de investimento Lone Star ficou definido que o banco não podia pagar aos administradores salários anuais dez vezes superiores ao salário médio anual de todos os trabalhadores do Novo Banco, escreve o Expresso.

“No período compreendido entre 30 de junho de 2020 e o final do período de reestruturação [2021], este limite poderá ser ultrapassado caso todos os compromissos de viabilidade estabelecidos tenham sido cumpridos”, lê-se no relatório e contas do ano passado.

No ano passado, os administradores do Novo Banco receberam salários de 2,3 milhões de euros, a que acresceu a atribuição de prémios superiores a 2 milhões.

“Será possível ao banco atribuir bónus diferidos relativos a performances ocorridas no período de reestruturação, efetuando o pagamento apenas no final do referido período”, lê-se, por sua vez, na política de remunerações. Esta é razão pela qual a equipa de António Ramalho apenas poderá receber os bónus em 2022.

Nos próximos anos, os gestores podem receber ainda mais prémios, desde que sejam sempre pagos apenas dentro de dois anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mas prémios de quê? O que é que há a bonificar nesta gestão ruinosa?!
    Isto é gozar com a cara do contribuinte!

  2. Se, um dia, ouvirmos o Presidente da República pronunciar-se sobre esta vergonha, dirá.
    ” É um milagre. Somos Portugal”

  3. Os gestores do Novo Banco devem ser mais ou menos como os funcionários públicos!
    Estão ao volante duma estrutura falida, não produzem resultados, mas são sempre compensados financeiramente, à custa de todos os outros cidadãos!
    Pelo menos existe coerência neste país e na forma de ser governado.

RESPONDER

Governo dá sete milhões às escolas para compra de material de proteção

O Ministério da Educação disponibilizou cerca de sete milhões de euros para as escolas comprarem máscaras e outros materiais e equipamentos de proteção individual contra a covid-19. Concretamente no que respeita às máscaras, o Ministério da …

Internamentos voltam a descer. Portugal regista 949 novos casos e 28 mortes

Portugal registou esta sexta-feira 949 novos casos de infeção por covid-19 e mais 28 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, nas …

Papa inicia hoje visita ao Iraque como "peregrino da paz"

O Papa Francisco inicia hoje uma visita de quatro dias ao Iraque, a primeira de um papa a um país muçulmano de maioria xiita, numa missão em que se apresenta como "peregrino da paz". "Venho como …

Novo Banco. Carlos Costa pede para ser ouvido por videoconferência devido à sua idade e saúde

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, pediu à comissão de inquérito sobre o Novo Banco para ser ouvido remotamente, por videoconferência, devido à sua idade e fragilidades de saúde, segundo informação enviada …

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …