Gestores do Novo Banco podem receber salários mais altos e prémios nos próximos anos

José Sena Goulão / Lusa

Com o fim do teto de que limitava a remuneração dos gestores do Novo Banco, a equipa de António Ramalho pode receber aumentos salariais dentro dos próximos anos.

No próximo mês de junho termina um dos limites à remuneração dos gestores do Novo Banco, acordado em 2017 com a Comissão Europeia. Além disso, o banco vai poder continuar a atribuir prémios aos administradores, ainda que só sejam pagos a partir de 2022.

O Novo Banco destaca-se porque a generalidade dos salários fixos da gestão é inferior à média. Aquando da venda do banco ao fundo de investimento Lone Star ficou definido que o banco não podia pagar aos administradores salários anuais dez vezes superiores ao salário médio anual de todos os trabalhadores do Novo Banco, escreve o Expresso.

“No período compreendido entre 30 de junho de 2020 e o final do período de reestruturação [2021], este limite poderá ser ultrapassado caso todos os compromissos de viabilidade estabelecidos tenham sido cumpridos”, lê-se no relatório e contas do ano passado.

No ano passado, os administradores do Novo Banco receberam salários de 2,3 milhões de euros, a que acresceu a atribuição de prémios superiores a 2 milhões.

“Será possível ao banco atribuir bónus diferidos relativos a performances ocorridas no período de reestruturação, efetuando o pagamento apenas no final do referido período”, lê-se, por sua vez, na política de remunerações. Esta é razão pela qual a equipa de António Ramalho apenas poderá receber os bónus em 2022.

Nos próximos anos, os gestores podem receber ainda mais prémios, desde que sejam sempre pagos apenas dentro de dois anos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mas prémios de quê? O que é que há a bonificar nesta gestão ruinosa?!
    Isto é gozar com a cara do contribuinte!

  2. Se, um dia, ouvirmos o Presidente da República pronunciar-se sobre esta vergonha, dirá.
    ” É um milagre. Somos Portugal”

  3. Os gestores do Novo Banco devem ser mais ou menos como os funcionários públicos!
    Estão ao volante duma estrutura falida, não produzem resultados, mas são sempre compensados financeiramente, à custa de todos os outros cidadãos!
    Pelo menos existe coerência neste país e na forma de ser governado.

RESPONDER

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …

Pela primeira vez em 300 anos, é possível visitar esta ilha em Cabo Cod

Pela primeira vez em 300 anos, uma ilha ao largo da costa de Cabo Cod, península em forma de gancho no estado norte-americano de Massachusetts, está aberta ao público. A Ilha Sipson é propriedade privada desde …