Gestores do Novo Banco podem receber salários mais altos e prémios nos próximos anos

José Sena Goulão / Lusa

Com o fim do teto de que limitava a remuneração dos gestores do Novo Banco, a equipa de António Ramalho pode receber aumentos salariais dentro dos próximos anos.

No próximo mês de junho termina um dos limites à remuneração dos gestores do Novo Banco, acordado em 2017 com a Comissão Europeia. Além disso, o banco vai poder continuar a atribuir prémios aos administradores, ainda que só sejam pagos a partir de 2022.

O Novo Banco destaca-se porque a generalidade dos salários fixos da gestão é inferior à média. Aquando da venda do banco ao fundo de investimento Lone Star ficou definido que o banco não podia pagar aos administradores salários anuais dez vezes superiores ao salário médio anual de todos os trabalhadores do Novo Banco, escreve o Expresso.

“No período compreendido entre 30 de junho de 2020 e o final do período de reestruturação [2021], este limite poderá ser ultrapassado caso todos os compromissos de viabilidade estabelecidos tenham sido cumpridos”, lê-se no relatório e contas do ano passado.

No ano passado, os administradores do Novo Banco receberam salários de 2,3 milhões de euros, a que acresceu a atribuição de prémios superiores a 2 milhões.

“Será possível ao banco atribuir bónus diferidos relativos a performances ocorridas no período de reestruturação, efetuando o pagamento apenas no final do referido período”, lê-se, por sua vez, na política de remunerações. Esta é razão pela qual a equipa de António Ramalho apenas poderá receber os bónus em 2022.

Nos próximos anos, os gestores podem receber ainda mais prémios, desde que sejam sempre pagos apenas dentro de dois anos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mas prémios de quê? O que é que há a bonificar nesta gestão ruinosa?!
    Isto é gozar com a cara do contribuinte!

  2. Se, um dia, ouvirmos o Presidente da República pronunciar-se sobre esta vergonha, dirá.
    ” É um milagre. Somos Portugal”

  3. Os gestores do Novo Banco devem ser mais ou menos como os funcionários públicos!
    Estão ao volante duma estrutura falida, não produzem resultados, mas são sempre compensados financeiramente, à custa de todos os outros cidadãos!
    Pelo menos existe coerência neste país e na forma de ser governado.

RESPONDER

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutra hora. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …