Preços das casas usadas em Portugal aumentam 16%

Segundo o índice do Idealista, em relação ao trimestre anterior, os preços das casas usadas subiram 4,5%. A norte do país é onde as valorizações são mais expressivas.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, os preços das casas usadas em Portugal subiram 15,9% em junho, de acordo com o índice imobiliário de venda publicado na terça-feira pelo Idealista.

Na comparação com o primeiro trimestre, os preços aumentaram 4,5%, elevando para 1.932 euros/metro quadrado o valor que custa comprar casa em Portugal, segundo a mediana calculada pela plataforma.

O Observador dá conta que, na comparação anual, é no norte do país que se registam as maiores valorizações, com uma subida de 23,8% nos preços das casas usadas. Na área metropolitana de Lisboa, os preços subiram 15,6% na variação anual e 6,5% na comparação entre o segundo trimestre e os primeiros três meses do ano.

Os dados do Idealista provam que os preços das casas sobem em todas as regiões do país, exceto na região autónoma dos Açores, quer na comparação homóloga, quer na variação trimestral.

O relatório faz ainda uma desagregação dos dados obtidos a partir dos anúncios que são afixados no portal e avança com dados relativos a cada concelho do país. Na evolução dos preços nos concelhos da área metropolitana de Lisboa, destaca-se a subida homóloga dos preços na zona da Amadora (24,5%) e de Sintra (22,2%).

As zonas mais baratas de Lisboa são o Cadaval (646 euros/metro quadrado) e Sobral de Monte Agraço (713 euros/metro quadrado). Estes são, também, os únicos dois concelhos onde há uma variação negativa dos preços na comparação anual, -3,5% e -9,8%, respetivamente.

Já a nível nacional, Porto e Aveiro são os distritos onde os preços mais sobem (23,7% e 17,5%, respetivamente).

No interior do país, estão os distritos com preços mais baixos. Guarda e Castelo Branco têm preços por metro quadrado inferiores a 700 euros, mostram os dados divulgados pelo Idealista, que pode consultar na íntegra nesta ligação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …