Preços das casas usadas em Portugal aumentam 16%

Segundo o índice do Idealista, em relação ao trimestre anterior, os preços das casas usadas subiram 4,5%. A norte do país é onde as valorizações são mais expressivas.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, os preços das casas usadas em Portugal subiram 15,9% em junho, de acordo com o índice imobiliário de venda publicado na terça-feira pelo Idealista.

Na comparação com o primeiro trimestre, os preços aumentaram 4,5%, elevando para 1.932 euros/metro quadrado o valor que custa comprar casa em Portugal, segundo a mediana calculada pela plataforma.

O Observador dá conta que, na comparação anual, é no norte do país que se registam as maiores valorizações, com uma subida de 23,8% nos preços das casas usadas. Na área metropolitana de Lisboa, os preços subiram 15,6% na variação anual e 6,5% na comparação entre o segundo trimestre e os primeiros três meses do ano.

Os dados do Idealista provam que os preços das casas sobem em todas as regiões do país, exceto na região autónoma dos Açores, quer na comparação homóloga, quer na variação trimestral.

O relatório faz ainda uma desagregação dos dados obtidos a partir dos anúncios que são afixados no portal e avança com dados relativos a cada concelho do país. Na evolução dos preços nos concelhos da área metropolitana de Lisboa, destaca-se a subida homóloga dos preços na zona da Amadora (24,5%) e de Sintra (22,2%).

As zonas mais baratas de Lisboa são o Cadaval (646 euros/metro quadrado) e Sobral de Monte Agraço (713 euros/metro quadrado). Estes são, também, os únicos dois concelhos onde há uma variação negativa dos preços na comparação anual, -3,5% e -9,8%, respetivamente.

Já a nível nacional, Porto e Aveiro são os distritos onde os preços mais sobem (23,7% e 17,5%, respetivamente).

No interior do país, estão os distritos com preços mais baixos. Guarda e Castelo Branco têm preços por metro quadrado inferiores a 700 euros, mostram os dados divulgados pelo Idealista, que pode consultar na íntegra nesta ligação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.