Preços dos combustíveis vão ter grande descida na próxima semana

Os preços devem descer 6,5 cêntimos por litro no gasóleo e 7,5 cêntimos na gasolina simples 95 a partir da próxima semana.

Se está a planear abastecer o seu carro, talvez seja melhor esperar até à próxima semana, já que está prevista uma descida expressiva nos preços dos combustíveis.

As estimativas apontam para reduções de 6,5 cêntimos por litro no gasóleo e 7,5 cêntimos na gasolina simples 95. A informação foi avançada por fontes do setor ao Automóvel Clube de Portugal.

Segundo os dados mais recentes da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasóleo em Portugal situa-se, esta sexta-feira, nos 1,585 euros. Já a gasolina simples 95 custa, em média, 1,744 euros por litro.

Com os cortes previstos, os preços deverão fixar-se nos 1,52 euros por litro para o gasóleo e nos 1,669 euros por litro para a gasolina, aproximando-se dos valores praticados no verão passado.

Ainda assim, comparando com os preços registados a 1 de setembro de 2024, verifica-se que, mesmo com esta descida, os combustíveis continuam mais caros: a gasolina acumula um aumento de 6,9 cêntimos por litro e o gasóleo 5,8 cêntimos.

Estas previsões assentam na manutenção das medidas extraordinárias de apoio fiscal atualmente em vigor, criadas para mitigar o impacto da subida dos preços dos combustíveis junto dos consumidores. Entre essas medidas estão incluídas a redução do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), equivalente a uma descida do IVA de 23% para 13%, um mecanismo de compensação que ajusta o ISP em função das receitas adicionais de IVA, e ainda a suspensão da atualização da taxa de carbono.

As descidas dos preços deverão refletir-se nas bombas de abastecimento a partir de segunda-feira, caso o cenário internacional dos mercados petrolíferos não sofra alterações de última hora.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.