Preço dos bilhetes de avião subiram 8,7% em 2019

Os preços dos bilhetes de avião aumentaram quase 9% em 2019 face ao ano anterior. Segundo o Jornal de Notícias, foi a variação mais elevada da classe de bens e serviços entre os dois anos.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou esta segunda-feira os valores da inflação na União Europeia (UE) e em Portugal, que registou a taxa mais baixa da zona euro de 0,3%.

Segundo o Jornal de Notícias, os preços dos bilhetes de avião aumentaram 8,7% no ano passado, em comparação com 2018 – esta foi a variação mais elevada que se observou na categoria de bens e serviços.

A mesma classe também viu os preços subirem nos seguros relacionados com transportes, com um aumento de 7,3%, os produtos hortícolas em 5,3% e os serviços financeiros em 4,1%. Segundo o mesmo diário, os preço dos veículos automóveis verificou um aumento de 4%.

O INE destaca ainda “a evolução dos preços das rendas de habitação, com uma variação média de 3,2% em 2019″, quando em 2018 a mesma se tinha fixado em 1,9%. Os cortes de cabelo também ficaram mais caros, com um agravamento nos preços na ordem dos 1,4%, assim como a subida do abastecimento de água, que ficou em 1,3%, o pão em 0,8% e o café subiu 0,3%.

As descidas são mais discretas. Uma das mais evidentes foi a redução do preço dos passes de comboios e autocarros que, até abril de 2019, tinha verificado uma aceleração no preço. O preço das bicicletas verificou também uma quebra de 5,4% no período em análise.

A eletricidade observou a descida dos preços, tendo começado em janeiro e mantendo-se ao longo do ano com uma quebra de 4,2%. Os preços no vestuário e calçado verificou ainda uma queda acentuada, de 2,5% e 4,5%, pela mesma ordem.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.