Preço das casas em Portugal vai aumentar

O preço das casas em Portugal deve aumentar cerca de 4% por ano nos próximos cinco anos, devido à recuperação da atividade no mercado de compra e venda, segundo o mais recente inquérito ‘Portuguese Housing Market Survey’.

Com base nas respostas de empresas do setor imobiliário, verificou-se que “os mediadores e promotores imobiliários têm expectativas positivas quanto à evolução dos preços das casas em Portugal”.

A informação indica que a atividade no mercado de compra e venda “continuou a recuperar a um ritmo constante em novembro”.

De acordo com o inquérito PHMS, a procura por compra de casa “continuou a crescer, ainda que a um ritmo ligeiramente mais moderado”, e a venda de casas cresceu “a um ritmo sólido”, pelo que “as expectativas são para que o volume transacionado continue a crescer”.

O inquérito aos empresários do imobiliário verificou ainda que “o crescimento da procura se mantém superior ao crescimento da oferta, o que tem sustentado a tendência de recuperação dos preços, embora também a um ritmo menos acelerado nos últimos meses”.

Segundo o diretor da empresa de informação Ci – Confidencial Imobiliário, Ricardo Guimarães, as expectativas em relação ao preço das casas continuam positivas especialmente por parte dos mediadores que atuam junto de investidores internacionais.

“Mesmo com a incerteza que as recentes alterações políticas acabaram por aportar, há diversos fatores positivos que dão sustentação às tendências positivas quer nos preços quer na procura”, refere, citado na nota.

Para Simon Rubinsohn, economista do Royal Institution of Chartered Surveyors, “o crescimento do emprego, a descida das taxas de juro para o crédito à habitação e o crescimento da procura por crédito estão entre os fundamentos que sustentam a continuidade da tendência de melhoria no mercado de compra e venda de habitação”.

No mercado de arrendamento, a procura também continuou a crescer em novembro, de acordo com o inquérito PHMS, enquanto “a oferta de casas para arrendar caiu uma vez mais”.

O inquérito revela que existe “uma ligeira recuperação das rendas, que se mantém há já sete meses ininterruptos”, referindo que as expectativas são de que o crescimento do valor das rendas “acelere nos próximos meses, mesmo que ligeiramente”.

O PHMS é um inquérito mensal realizado em parceria entre a Confidencial Imobiliário e o RICS, para publicação de um Índice de Confiança e de Expectativas nas regiões metropolitanas de Lisboa, do Porto e do Algarve.

O Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) dá formação a profissionais que trabalham na avaliação, mediação e gestão em todo o ciclo do imobiliário e da construção.

Bom Dia

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Portugal está no fascismo novamente.. Enquanto uns passam fome outros alegram-se por fazerem dinheiro corrupto.
    Ao que nós chegamos ^^

RESPONDER

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …