Preço das casas em Portugal vai aumentar

O preço das casas em Portugal deve aumentar cerca de 4% por ano nos próximos cinco anos, devido à recuperação da atividade no mercado de compra e venda, segundo o mais recente inquérito ‘Portuguese Housing Market Survey’.

Com base nas respostas de empresas do setor imobiliário, verificou-se que “os mediadores e promotores imobiliários têm expectativas positivas quanto à evolução dos preços das casas em Portugal”.

A informação indica que a atividade no mercado de compra e venda “continuou a recuperar a um ritmo constante em novembro”.

De acordo com o inquérito PHMS, a procura por compra de casa “continuou a crescer, ainda que a um ritmo ligeiramente mais moderado”, e a venda de casas cresceu “a um ritmo sólido”, pelo que “as expectativas são para que o volume transacionado continue a crescer”.

O inquérito aos empresários do imobiliário verificou ainda que “o crescimento da procura se mantém superior ao crescimento da oferta, o que tem sustentado a tendência de recuperação dos preços, embora também a um ritmo menos acelerado nos últimos meses”.

Segundo o diretor da empresa de informação Ci – Confidencial Imobiliário, Ricardo Guimarães, as expectativas em relação ao preço das casas continuam positivas especialmente por parte dos mediadores que atuam junto de investidores internacionais.

“Mesmo com a incerteza que as recentes alterações políticas acabaram por aportar, há diversos fatores positivos que dão sustentação às tendências positivas quer nos preços quer na procura”, refere, citado na nota.

Para Simon Rubinsohn, economista do Royal Institution of Chartered Surveyors, “o crescimento do emprego, a descida das taxas de juro para o crédito à habitação e o crescimento da procura por crédito estão entre os fundamentos que sustentam a continuidade da tendência de melhoria no mercado de compra e venda de habitação”.

No mercado de arrendamento, a procura também continuou a crescer em novembro, de acordo com o inquérito PHMS, enquanto “a oferta de casas para arrendar caiu uma vez mais”.

O inquérito revela que existe “uma ligeira recuperação das rendas, que se mantém há já sete meses ininterruptos”, referindo que as expectativas são de que o crescimento do valor das rendas “acelere nos próximos meses, mesmo que ligeiramente”.

O PHMS é um inquérito mensal realizado em parceria entre a Confidencial Imobiliário e o RICS, para publicação de um Índice de Confiança e de Expectativas nas regiões metropolitanas de Lisboa, do Porto e do Algarve.

O Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) dá formação a profissionais que trabalham na avaliação, mediação e gestão em todo o ciclo do imobiliário e da construção.

Bom Dia

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Portugal está no fascismo novamente.. Enquanto uns passam fome outros alegram-se por fazerem dinheiro corrupto.
    Ao que nós chegamos ^^

RESPONDER

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …

Um dos mais influentes empresários de Malta foi detido no caso da morte de jornalista

Foi detido no seu iate o magnata Yorgen Fenech, um relevante empresário de Malta, no âmbito das investigações à morte da jornalista Daphne Caruana Galizia que estava a investigar pessoas influentes do país pelo alegado …

Presidente argentino diz que vai pagar dívida ao FMI, mas recusa mais ajustes fiscais

O Presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, assegurou na terça-feira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que o país vai cumprir com os compromissos em matéria de dívida, mas rejeitou aplicar mais ajustes fiscais. "Desenvolvemos um plano …

Vieira garante "reforma" de 3,8 milhões de euros com OPA do Benfica à SAD

A OPA parcial lançada pelo Benfica à sua própria SAD desportiva vai beneficiar os accionistas com um encaixe potencial de mais de 24 milhões de euros. Luís Filipe Vieira está entre esses beneficiados, podendo encaixar …

Pingo Doce

Trabalhadora do Pingo Doce terá sido impedida de ir à casa de banho (acabou por urinar na caixa)

Uma funcionária de um hipermercado Pingo Doce terá solicitado, por várias vezes, para ir à casa de banho, sem ter sido autorizada para isso, o que a levou a urinar-se no posto de trabalho. Uma …