Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de 0,4% nas tarifas de venda a clientes finais no mercado regulado, que conta com 1,06 milhões de famílias, responsáveis por 6% do consumo de eletricidade em Portugal.

A atualização, que só será efetiva se a ERSE a confirmar na versão final dos novos tarifários, a 15 de dezembro, será o terceiro ano consecutivo de descida de preços da luz para as famílias, depois da redução de 3,5% aprovada para 2019 e da descida de 0,2% em 2018.

De acordo com o Expresso, a descida de 0,4% abrange as tarifas do mercado regulado, que é atualmente uma parcela minoritária da comercialização de eletricidade em Portugal. O mercado livre conta com mais de 5,1 milhões de consumidores, mas para estes clientes a variação de preços em 2020 dependerá da política comercial de cada fornecedor.

Todos os comercializadores serão sujeitos a um aumento de 1,1% nas tarifas de acesso às redes, o que pressionará em alta os custos a repercutir nos consumidores.

No entanto, a variação da fatura final a partir de janeiro dependerá da evolução do preço a que cada fornecedor contrate a energia no mercado grossista, o que torna para já impossível indicar como irão variar as faturas das famílias no mercado livre.

Segundo a ERSE, uma família correspondente a um perfil de consumo médio (2225 kilowatts hora de consumo anual e um encargo mensal de 43,9 euros, já incluindo IVA) terá, no próximo ano, um alívio na sua fatura de 18 cêntimos por mês. Já nos Açores e na Madeira, os clientes finais beneficiarão em 2020 de uma redução tarifária de 0,9%.

A proposta apresentada pela ERSE será agora submetida ao Conselho Tarifário, cabendo depois ao Conselho de Administração do regulador aprovar, até 15 de dezembro, as tarifas e preços para a energia elétrica que entrarão em vigor a 1 de janeiro de 2020.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se isto não é fazer pouco do consumidor, não sei o que é !!………. em todo o caso, sabem o que a ERSE e a EDP podem fazer com os 18 cts ????……………………….. isso mesmo !

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …