Pré-candidaturas para 1.500 estágios na administração local abrem na próxima semana

Puncar Action / Flick

-

As pré-candidaturas para a contratação de 1.500 jovens licenciados, ao abrigo do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL), podem ser apresentadas a partir da próxima semana, segundo uma portaria publicada esta quarta-feira em Diário da República.

O procedimento “de pré-candidatura das entidades promotoras de estágios” deve iniciar-se “no prazo de cinco dias da entrada em vigor” da portaria, ou seja, a partir de 23 de dezembro, estabelece o secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.

A portaria fixa em 1.500 o máximo de estagiários para a nova edição do PEPAL, dirigida a jovens licenciados, e cujos custos são “cofinanciados através de fundos comunitários no âmbito do programa Garantia Jovem”.

No caso de as candidaturas superarem o número de estágios fixado, terão prioridade as contratações nas áreas temáticas de “promoção do desenvolvimento e da competitividade económica local, energia e ciência” e “intervenção no domínio social, designadamente, educação, saúde, ação social e cultura“, determina a portaria.

O Governo, no Conselho de Concertação Territorial, realizado na segunda-feira, anunciou que está a negociar a transferência de competências para os municípios nas áreas da educação, saúde, segurança social e cultura.

O decreto-lei 166/2014 estabeleceu as condições do recrutamento de jovens estagiários para “o desempenho de funções no contexto da administração local, prioritariamente as correspondentes à carreira de técnico superior do regime geral da função pública”.

Os estágios destinam-se a jovens “à procura do primeiro emprego ou sejam desempregados”, tenham até 29 anos à data de início do estágio e possuam pelo menos qualificação corresponde à licenciatura (nível 6).

O estágio tem uma duração de um ano, não renovável, e os estagiários recebem uma bolsa, acrescida de subsídio de refeição e seguro de trabalho.

Os estagiários licenciados recebem bolsa mensal de 691,7 euros, mas está previsto que os contratos para carreiras de diferentes níveis de qualificação recebam bolsas no valor de 586,9 euros (nível 5); 544,9 euros (4), e 503 euros (3).

O PEPAL destina-se às autarquias locais, entidades intermunicipais, associações de municípios e de freguesias de direito público e empresas locais.

O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), José Abraão, reiterou esperar que a iniciativa “seja um programa de verdadeiros estágios e que não substituam necessidades permanentes dos serviços”.

O dirigente do SINTAP salientou que “o Governo está a estrangular os municípios”, do ponto de vista financeiro, e admitiu que “o objetivo do PEPAL, para requalificar quadros na administração local, pode estar comprometido pelos constrangimentos criados às autarquias no Orçamento do Estado”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …