Pré-candidaturas para 1.500 estágios na administração local abrem na próxima semana

Puncar Action / Flick

-

As pré-candidaturas para a contratação de 1.500 jovens licenciados, ao abrigo do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL), podem ser apresentadas a partir da próxima semana, segundo uma portaria publicada esta quarta-feira em Diário da República.

O procedimento “de pré-candidatura das entidades promotoras de estágios” deve iniciar-se “no prazo de cinco dias da entrada em vigor” da portaria, ou seja, a partir de 23 de dezembro, estabelece o secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.

A portaria fixa em 1.500 o máximo de estagiários para a nova edição do PEPAL, dirigida a jovens licenciados, e cujos custos são “cofinanciados através de fundos comunitários no âmbito do programa Garantia Jovem”.

No caso de as candidaturas superarem o número de estágios fixado, terão prioridade as contratações nas áreas temáticas de “promoção do desenvolvimento e da competitividade económica local, energia e ciência” e “intervenção no domínio social, designadamente, educação, saúde, ação social e cultura“, determina a portaria.

O Governo, no Conselho de Concertação Territorial, realizado na segunda-feira, anunciou que está a negociar a transferência de competências para os municípios nas áreas da educação, saúde, segurança social e cultura.

O decreto-lei 166/2014 estabeleceu as condições do recrutamento de jovens estagiários para “o desempenho de funções no contexto da administração local, prioritariamente as correspondentes à carreira de técnico superior do regime geral da função pública”.

Os estágios destinam-se a jovens “à procura do primeiro emprego ou sejam desempregados”, tenham até 29 anos à data de início do estágio e possuam pelo menos qualificação corresponde à licenciatura (nível 6).

O estágio tem uma duração de um ano, não renovável, e os estagiários recebem uma bolsa, acrescida de subsídio de refeição e seguro de trabalho.

Os estagiários licenciados recebem bolsa mensal de 691,7 euros, mas está previsto que os contratos para carreiras de diferentes níveis de qualificação recebam bolsas no valor de 586,9 euros (nível 5); 544,9 euros (4), e 503 euros (3).

O PEPAL destina-se às autarquias locais, entidades intermunicipais, associações de municípios e de freguesias de direito público e empresas locais.

O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), José Abraão, reiterou esperar que a iniciativa “seja um programa de verdadeiros estágios e que não substituam necessidades permanentes dos serviços”.

O dirigente do SINTAP salientou que “o Governo está a estrangular os municípios”, do ponto de vista financeiro, e admitiu que “o objetivo do PEPAL, para requalificar quadros na administração local, pode estar comprometido pelos constrangimentos criados às autarquias no Orçamento do Estado”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …

Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas. Há 106 novos casos

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 106 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo e nenhuma morte, mostra o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, …