Há pratos festivos que são tóxicos para os seus animais de estimação

Durante as festas, é comum que as pessoas se deliciem com comidas especiais. Há também muitos donos de animais de estimação que querem dar guloseimas especiais aos seus patudos.

No entanto, há alguns alimentos muito comuns – incluindo muitos alimentos básicos populares para festas – que são perigosos para os animais de estimação.

Aqui estão algumas das crises alimentares mais comuns que os veterinários encontram durante as festas, e o que fazer nestes casos.

Riscos de alimentos gordurosos

Peru com molho é provavelmente uma das refeições festivas mais populares. E a maioria dos cães ou gatos certamente concordaria que o peru assado é delicioso.

No entanto, a gordura contida na pele do peru – e o excesso de alimentos gordurosos e gordurosos que podem acompanhá-la, como molho, manteiga e bacon – não agradam aos cães e gatos.

Os animais de estimação que ingerem uma sobrecarga de gorduras podem desenvolver pancreatite, uma inflamação do pâncreas, órgão que ajuda a quebrar a gordura, proteína e hidratos de carbono.

A pancreatite faz com que o pâncreas vaze enzimas digestivas e, finalmente, “digera” a si mesmo. Se não for tratada, a pancreatite pode afetar outros sistemas de órgãos, como os rins e o fígado, e até causar coagulação do sangue.

Os sintomas mais comuns da pancreatite incluem vómitos e diarreia. Animais de estimação que possam ter pancreatite devem ser levados imediatamente para o hospital veterinário ou pronto-socorro mais próximo. O veterinário realizará exames de sangue de diagnóstico, incluindo um teste específico para enzimas pancreáticas chamado imunorreatividade da lipase pancreática ou cPLI/fPLI.

O tratamento da pancreatite envolve principalmente lidar com os seus sintomas. O animal de estimação recebe fluidos intravenosos para ajudar a estabelecer o equilíbrio de eletrólitos, com anti-náusea e analgésicos adicionados para interromper o vómito. Podem ser necessários antibióticos, protetores hepáticos e probióticos e uma dieta especial.

Ofensas da cebola e maldade do pão

Se ao menos o peru fosse o único problema! Muitos outros ingredientes comuns de férias também podem prejudicar os animais de estimação.

Várias espécies de álios comuns na culinária festiva, como alho-poró, alho, cebola, cebolinha e cebolinha, podem ser saudáveis ​​para as pessoas. Para cães e gatos, porém, os álios são tóxicos. Se ingeridos, podem causar anemia hemolítica – diminuição do número de glóbulos vermelhos.

Os sinais de anemia hemolítica, que normalmente aparecem alguns dias após a ingestão, incluem vómitos, diarreia, letargia e icterícia.

Para tratar a anemia hemolítica, os veterinários fazem exames de sangue para determinar se uma transfusão é necessária.

Alimentos fermentados, como pãezinhos e pães, também são alimentos básicos para o jantar de férias que as pessoas devem manter longe dos animais. A levedura nestes alimentos pode fermentar no estômago quente de um animal de estimação e produzir níveis tóxicos de etanol. A toxicidade do etanol pode levar à acidose metabólica, que pode causar queda repentina da glicose no sangue, depressão respiratória, convulsões e paragem cardíaca.

Normalmente, os donos de animais de estimação não suspeitam de acidose metabólica até que seja tarde demais, porque apresenta poucos sintomas externos. Portanto, se houver a possibilidade de um animal de estimação ter engolido qualquer tipo de massa de fermento cozida ou crua, leve-o a um veterinário imediatamente.

Não dê chocolate aos seus animais

Agora, que tal um deleite de férias favorito – chocolate?

As substâncias que podem realmente atrair humanos para o chocolate – metilxantinas como teobromina e cafeína – são tóxicas para cães e gatos. Quando os veterinários dão tratamentos de emergência para a ingestão de chocolate, é comum ouvir-se a história de que as crianças partilharam os doces com o animal.

Animais de estimação que ingerem chocolate podem desenvolver “intoxicação por chocolate”, uma condição na qual as metilxantinas se acumulam no corpo e os deixam doentes. Os sinais de intoxicação por chocolate em animais de estimação incluem tremores, aumento da frequência cardíaca, vómitos, diarreia, inquietação e até convulsões.

A intoxicação por chocolate em animais de estimação é uma emergência médica. O animal precisa de ter o estômago esvaziado e receber terapia de suporte com fluidos IV e carvão ativado. O veterinário provavelmente vai querer saber o tipo e a quantidade de chocolate que o animal comeu, porque alguns tipos de chocolate, como chocolate de confeitaria, podem ter efeitos tóxicos piores.

O chocolate também tem muita gordura, por isso o pâncreas do gato ou do cão também não vai gostar.

Uvas e cães não combinam

Que tal frutas? Pois bem, existe uma fruta muito tóxica para os cachorros que costuma aparecer nas festas de fim de ano: a uva, tanto fresca quanto desidratada em passas.

Se ingerido, o ácido tartárico nas uvas ou passas pode causar doença renal aguda. Sinais comuns de doença renal aguda em cães são vómitos, diarreia intermitente e aumento da ingestão de água.

A doença renal aguda em cães é uma emergência médica. Se houver suspeitas, o animal deve ser levado imediatamente para um hospital veterinário. O tratamento é normalmente limitado a estabilizar o animal de estimação com fluidos IV.

Doce para as pessoas, veneno para animais

Embora a toxicidade do xilitol seja uma das emergências mais comuns que os veterinários veem hoje em dia, ainda é amplamente desconhecida entre os donos de animais.

O xilitol é um adoçante artificial frequentemente usado em produtos sem açúcar. Embora seguro para humanos, para cães e gatos é um veneno de ação rápida e potencialmente mortal.

Ingerir mesmo a menor quantidade de xilitol pode fazer com que o fígado de um animal de estimação liberte insulina rapidamente, causando hipoglicemia – níveis de glicose no sangue anormalmente baixos. Dentro de 30 minutos, o animal apresentará sintomas como vómitos, letargia e convulsões e perderá a coordenação dos membros – chamada de ataxia.

O tratamento de emergência para um animal de estimação com intoxicação por xilitol envolve dar ao animal fluidos IV contendo dextrose para aumentar o seu nível de glicose no sangue e monitorizar cuidadosamente o seu progresso.

A linha de fundo? Vários alimentos deliciosos que são seguros para humanos podem ser muito perigosos para animais de estimação Portanto, torne as férias especiais para os seus animais dando-lhes guloseimas da loja de ração ou do consultório do veterinário e mantenha-os longe do balcão da cozinha e da lata de lixo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.