Um típico prato australiano pode estar a matar os tubarões-brancos

Os tubarões-brancos estão a desaparecer naquele que era um dos principais sítios para os ver. A culpa, sugerem alguns investigadores, poderá ser de um típico prato australiano.

A Baía Falsa, na África do Sul, costumava ser o melhor sítio para ver tubarões-brancos. Entre 1996 e 2018, 10.500 eventos predatórios – onde tubarões atacam criaturas marinhas menores – foram registados lá. Em 2019, não foi registado um único evento.

As primeiros teorias sugeriam que o desaparecimento dos tubarões tivesse a ver com a chegada de duas orcas a Gansbaai, localizado a aproximadamente 160 quilómetros a lesta da Cidade do Cabo.

No entanto, vários investigadores independentes acreditam que o desaparecimento destas criaturas marinhas esteja relacionado com a recente sobrepesca das pequenas espécies de tubarões que são a componente principal da dieta dos tubarões-brancos, escreve o OZY.

A carne destes tubarões é exportada para a Austrália e usada como uma fonte barata de proteína em lojas de fish and chips, um típico prato britânico. Os registos mostram que à medida que os tubarões iam desaparecendo na Baía Falsa, as exportações de carne de tubarão para a Austrália iam aumentando.

Há mais de 25 anos que Chris Fallows, cofundador da Apex Shark Adventures, leva turistas a verem tubarões na Baía Falsa. Fallows critica o Governo sul-africano por não fazer nada para contrariar este problema: “Imagine se de um dia para o outro todos os leões desaparecessem da África do Sul e o Governo não fizesse nada para impedi-lo”.

Enrico Gennari, diretor de investigação do Oceans Research Institute em Mossel Bay, África do Sul, argumente que a pesca destas pequenas espécies de tubarões excedeu significativamente o recomendado pelo Governo todos os anos desde 2015.

Gennari e Fallows garantem ter evidências de barcos que cometem múltiplas violações de licenças, nomeadamente a pesca em áreas destinadas a espécies protegidas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

FBI diz ter encontrado corpo em parque natural que "será de Gabby Petito"

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). Gabby Petito, de 22 anos, …