Praias vão ter nova sinalética que alerta para riscos do mar

Alvesgaspar / Wikimedia

-

O porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, Nuno Leitão, anunciou hoje que em breve as praias sem vigilância terão uma nova sinalética que visa “prevenir os riscos que o mar representa”.

“Uma distração, mesmo que seja uma simples caminhada pela praia, pode ser um fator de risco”, disse Nuno Leitão aos jornalistas, no âmbito da apresentação do balanço desta época balnear.

A instalação da nova sinalética nas praias, que vai permitir aos concessinários manterem o negócio aberto fora da época balnear, apenas depende da publicação de uma portaria que está para breve.

“A portaria deve estar a ser publicada. [A sinalética] passa a ser uma obrigatoriedade dos concessionários”, frisou.

Fazendo um balanço muito positivo desta época balnear comparativamente a épocas de anos anteriores, Nuno Leitão afirmou que o objetivo da AMN é “caminhar para zero” mortes.

Este ano, sete pessoas morreram durante a época balnear em praias portuguesas, seis das quais em zonas marítimas não vigiadas.

Sete vidas numa afluência de 63 milhões de visitas ao risco, é um número muito reduzido. O que falhou foi o cumprimento de regras elementares de segurança e nesse sentido vamos continuar a trabalhar em campanhas de sensibilização”, afirmou.

Afirmando ser “impossível ter um nadador-salvador atrás de cada banhista”, Nuno Leitão acredita que “só através de uma cultura de segurança a ser difundida por todos aqueles que frequentam estes espaços” será possível “continuar a baixar ainda mais estes números reduzidos”.

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar Branco, destacou “o resultado alcançado altamente meritório”.

O facto de este ano não ter havido nenhuma morte nas praias fluviais, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, foi também vincado pelo ministro.

Para Aguiar Branco, a cooperação feita entre entidades públicas, empresas e autarquias permite obter “um resultado melhor”.

Depois de assistir a um simulacro de salvamento com uma boia telecomandada “U-safe”, cuja primeira tentativa não funcionou, José Pedro Aguiar Branco desvalorizou o incidente considerando que “muitas vidas irão ser salvas por esta inovação”.

A boia permite, “sob um comando, salvar em zonas onde não é possível salvar, em condições atmosféricas adversas, em alto mar”, salientou o governante.

A apresentação do balanço da época balnear foi feita a bordo de um barco rabelo, no rio Douro, onde foi ainda foi visualizada uma ação da iniciativa “Surf Salva”, que este ano pôs surfistas a salvar banhistas nas praias nacionais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …