Praias de areia branca são excrementos de um peixe que está em perigo

Peixes Papagaio

Os peixes-papagaio são exóticos e bonitos à vista, mas são também essenciais para a Humanidade. É que esta espécie ameaçada limpa as algas dos recifes de corais, ajudando a mantê-los vivos, e ainda cria as areias brancas de praias paradisíacas.

Muitas das pessoas que se deitam nas areias brancas de praias tropicais não sabem que estão, na verdade, em cima de excrementos de peixe-papagaio, uma espécie ameaçada que tem um papel vital para a Humanidade.

Este tipo de peixe limpa as algas dos recifes de corais e é, assim, essencial para a sua manutenção.

O seu papel ajuda a amenizar a catástrofe da “morte” dos corais, fruto do aquecimento global e do consequente aumento da temperatura do nível da água, que contribui para a proliferação de algas.

Ainda recentemente, foi notícia o facto de um terço dos corais da Grande Barreira na Austrália estarem mortos ou prestes a morrer devido ao branqueamento ou descoloração dos recifes.

A par desse problema, os próprios peixes-pagagaio estão ameaçados por causa do excesso de pesca, já que são muito populares na gastronomia de países como a Jamaica e o Hawai.

Estes animais de cores vivas têm uma boca que se assemelha a um bico de papagaio, com dentes especialmente desenhados para rasparem as algas e pequenos invertebrados dos corais que, posteriormente, excretam como areia branca.

Assim, o possível desaparecimento destes peixes também ameaça a indústria do turismo, o grande sustento de muitas populações de zonas tropicais.

No Hawai, o governo local já anunciou que vai tomar medidas para proteger os peixes-papagaio, nomeadamente definindo limites de captura quanto à pesca e estabelecendo zonas marinhas protegidas onde não seja permitido pescar, reporta a Associated Press, citada pelo Business Insider.

O zoólogo Eric Conklin, da organização ecológica The Nature Conservancy, considera nesta publicação que se trata de um plano “ambicioso” e prevê que até à aprovação pública será preciso percorrer “um longo caminho”. Mas Conklin salienta que já é uma boa notícia que as autoridades estejam a abordar o problema.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …