Praia em Espanha foi desinfetada com lixívia. Toda a vida no areal morreu

Os comerciais locais e a Junta Vecinal (conselho de bairro) de Zahara de los Atunes, em Cádis, enviaram três tratores de lixívia para desinfetar o areal. A ideia era tornar a praia mais segura para as crianças.

No entanto, escreve o Observador, o resultado final não foi esse. Segundo a presidente da associação de voluntários ambientais de Trafalgar, nem os insetos daquele ecossistema resistiram à desinfeção. Aliás, o feito, segundo ela, está próximo de um atentado ambiental.

“Parece incrível que estas coisas ainda aconteçam, é uma loucura contra a própria praia”, disse María Dolores Iglesias, em declarações ao jornal espanhol El Periodico. “No perímetro fumigado nada é visto, nem mesmo um inseto, mataram tudo. Não pensaram que isto é um ecossistema vivo, pensaram que é apenas terra.”

A tarambola, uma ave que deposita ovos na areia, está na época de reprodução e cerca de 20 ninhos terão sido destruídos.

María Dolores Iglesias lembrou ainda que depois de quase 40 dias sem presença humana, a vida animal tinha-se intensificado na praia, algo que, agora, se perdeu.

Além disto, no areal, é proibida a entrada de veículos motorizados e a a desinfeção foi feita por três tratores que arrasaram a área de dunas. “A praia regenera-se e limpa-se sozinha. Isto não era necessário”, frisou.

A devida autorização legal para proceder à ação de limpeza do areal também não foi pedida.

O presidente da Junta Vecinal, Agustín Conejo, assumiu o erro, garantindo que tudo foi feito com a melhor das intenções: proteger as crianças que queiram passear na praia.

A associação de ambientalistas não ficou convencida com estes argumentos e lembra que não foi a parte urbana da praia que foi desinfetada, mas sim uma zona a dois quilómetros de distância da zona mais movimentada.

O Governo Regional de Andaluzia diz que vai investigar o sucedido.

ZAP //

 

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Há gajos que só devem ter esterco na cabeça, esse presidente da junta devia beber uns litros de lixívia e depois enterrá-lo no areal da praia para ser devorado pelos vermes, grande fdp.

  2. Como pode haver gente tão estúpida assim!O imbecil que ordenou tal estupidez deveria usar o cérebro para dar ordens e deixando os intestinos somente para as fezes!

  3. HÁ GENTE MESMO INTELIGENTE…

    São umas atrás das outras… Deve ser por isto que a natureza inventou o Covid-19. Há membros da nossa espécie que são as 4 Bestas do Apocalipse num idiota só… Não andam mesmo cá a fazer nada.

  4. Eu entendo que o medo da morte aterrorize as pessoas, tem sido esse medo o responsável pelas maiores atrocidades dos últimos tempos, e, para amenizar o pânico que sentem, certas pessoas imaginam soluções e implementam-nas de imediato sem sequer se inteirarem dos malefícios que podem provocar.
    Se a lixívia é boa para desinfectar os passeios e os edifícios também será boa para desinfectar as praias, pensam essas pessoas.
    Espero que não se lembrem de desinfectar os mares e os rios, deixem a natureza em paz.
    Pode-se utilizar o ditado “quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão”, e há tanto sapateiro voluntarioso por aí.
    Uma sugestão: Sendo a lixívia um bom desinfectante porque motivo estão a proibir o uso das piscinas, um banho nessas águas desinfectadas com lixívia (cloro) seria a melhor solução para esterilizar o povo. Mas não se faça como disse o Trump, não é para beber nem injectar.
    É só uma piada…

RESPONDER

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …