Praia em Espanha foi desinfetada com lixívia. Toda a vida no areal morreu

Os comerciais locais e a Junta Vecinal (conselho de bairro) de Zahara de los Atunes, em Cádis, enviaram três tratores de lixívia para desinfetar o areal. A ideia era tornar a praia mais segura para as crianças.

No entanto, escreve o Observador, o resultado final não foi esse. Segundo a presidente da associação de voluntários ambientais de Trafalgar, nem os insetos daquele ecossistema resistiram à desinfeção. Aliás, o feito, segundo ela, está próximo de um atentado ambiental.

“Parece incrível que estas coisas ainda aconteçam, é uma loucura contra a própria praia”, disse María Dolores Iglesias, em declarações ao jornal espanhol El Periodico. “No perímetro fumigado nada é visto, nem mesmo um inseto, mataram tudo. Não pensaram que isto é um ecossistema vivo, pensaram que é apenas terra.”

A tarambola, uma ave que deposita ovos na areia, está na época de reprodução e cerca de 20 ninhos terão sido destruídos.

María Dolores Iglesias lembrou ainda que depois de quase 40 dias sem presença humana, a vida animal tinha-se intensificado na praia, algo que, agora, se perdeu.

Além disto, no areal, é proibida a entrada de veículos motorizados e a a desinfeção foi feita por três tratores que arrasaram a área de dunas. “A praia regenera-se e limpa-se sozinha. Isto não era necessário”, frisou.

A devida autorização legal para proceder à ação de limpeza do areal também não foi pedida.

O presidente da Junta Vecinal, Agustín Conejo, assumiu o erro, garantindo que tudo foi feito com a melhor das intenções: proteger as crianças que queiram passear na praia.

A associação de ambientalistas não ficou convencida com estes argumentos e lembra que não foi a parte urbana da praia que foi desinfetada, mas sim uma zona a dois quilómetros de distância da zona mais movimentada.

O Governo Regional de Andaluzia diz que vai investigar o sucedido.

  ZAP //

 

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Há gajos que só devem ter esterco na cabeça, esse presidente da junta devia beber uns litros de lixívia e depois enterrá-lo no areal da praia para ser devorado pelos vermes, grande fdp.

  2. Como pode haver gente tão estúpida assim!O imbecil que ordenou tal estupidez deveria usar o cérebro para dar ordens e deixando os intestinos somente para as fezes!

  3. HÁ GENTE MESMO INTELIGENTE…

    São umas atrás das outras… Deve ser por isto que a natureza inventou o Covid-19. Há membros da nossa espécie que são as 4 Bestas do Apocalipse num idiota só… Não andam mesmo cá a fazer nada.

  4. Eu entendo que o medo da morte aterrorize as pessoas, tem sido esse medo o responsável pelas maiores atrocidades dos últimos tempos, e, para amenizar o pânico que sentem, certas pessoas imaginam soluções e implementam-nas de imediato sem sequer se inteirarem dos malefícios que podem provocar.
    Se a lixívia é boa para desinfectar os passeios e os edifícios também será boa para desinfectar as praias, pensam essas pessoas.
    Espero que não se lembrem de desinfectar os mares e os rios, deixem a natureza em paz.
    Pode-se utilizar o ditado “quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão”, e há tanto sapateiro voluntarioso por aí.
    Uma sugestão: Sendo a lixívia um bom desinfectante porque motivo estão a proibir o uso das piscinas, um banho nessas águas desinfectadas com lixívia (cloro) seria a melhor solução para esterilizar o povo. Mas não se faça como disse o Trump, não é para beber nem injectar.
    É só uma piada…

RESPONDER

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …

Extinção do SEF aprovada na especialidade no Parlamento

A proposta do PS e do Bloco de Esquerda sobre a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, esta quarta-feira. Segundo o jornal Público, …

Steve Bannon deve ser investigado por envolvimento no ataque ao Capitólio, indica Comissão responsável

Antigo conselheiro de Donald Trump foi aconselhado pelo antigo presidente e pela respetiva equipa de advogados a não colaborar com a comissão especial designada para investigar os ataque. A Comissão responsável por investigar o ataque ao …

Trânsito em Lisboa regista valores mais altos do que em pré-pandemia - e há uma razão para isso

O trânsito na capital tem registado valores que ultrapassaram os da pré-pandemia. O receio que as pessoas ainda têm de usar transportes públicos é visto como o principal fator. Se durante o período de confinamento circular …