Praga de percevejos no Porto e em Lisboa é uma bomba-relógio

As pragas de percevejos de cama estão a alastrar-se por todas as grandes cidades mundiais, e Portugal não é exceção. Há quem compare cenário atual com uma bomba-relógio, dado que estes insetos se tornam resistentes aos inseticidas tradicionais.

A movimentação de pessoas entre países e continentes fez disparar o aparecimento de percevejos de cama, insetos que se alimentam exclusivamente de sangue. Lisboa e Porto estão entre as cidades onde o fenómeno está a crescer rapidamente. As empresas de controlo de pragas são chamadas diariamente a missões de desinfestação, tanto no alojamento local como em hotéis de luxo.

O presidente da Divisão de Gestão de Pragas e Saúde Ambiental da Groquifar, António Lula, diz que o problema é que as pessoas só se preocupam “quando as pragas surgem”, falhando assim a aposta na prevenção a estas pragas.

Em Portugal, os primeiros alertas surgiram no verão passado, e muitos habitantes culpavam os turistas que dormem em quartos do alojamento local pelas epidemias. Mas isso não é verdade.

Angelino Pina, diretor técnico em Portugal da Rentokil Initial, multinacional de controlo de pragas, explicou ao Jornal de Notícias que “não interessa o tipo de alojamento que o turista vai ocupar”. “No avião, as malas viajam todas juntas nos porões, abrindo a hipótese de os percevejos saltarem de umas para as outras.”

Por outro lado, a grande concentração de pessoas nas cidades criam as condições necessárias para que estes insetos se sintam protegidos por temperaturas amenas, fatores que facilitam a reprodução“.

“Estamos no limiar de uma situação muito preocupante”, afirma o representante, comparando o cenário atual a uma “bomba-relógio”, isto porque “os percevejos tornaram-se resistentes aos inseticidas tradicionais“.

Mas qual é a solução? Os responsáveis só veem uma e passa peças cidades inteligentes, com planeamento de base. “Em muitas das construções atuais, por serem demasiado antigas, eliminar as condições propícias ao crescimento de fenómenos destes obrigaria a reformas profundas, o que implicaria investimentos de larga escala”, explica António Lula.

Para isso, é preciso que haja uma “conjugação de vontades” entre o setor financeiro, político e de construção. “É importante, por exemplo, na construção de novos prédios, ouvir, além dos engenheiros e arquitetos, as empresas de controlo de pragas“, realça Angelino Pina.

António Lula frisa que, em Portugal, o setor está em grande desenvolvimento. “Estas pragas só são possíveis de controlar com operadores altamente treinados”, e o nosso país conta com um conjunto de empresas capazes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"É um título". Candidato liberal a Lisboa justifica declaração sobre nacionalização da TAP

Dias depois de terem sido recuperadas as declarações do candidato à Câmara Municipal de Lisboa pela Iniciativa Liberal sobre a TAP, Miguel Quintas justificou-as através de uma publicações no Facebook. No ano passado, questionado sobre até …

AstraZeneca entregou 10% das vacinas. Depois de Itália, França e Alemanha admitem bloquear exportações

A presidente da Comissão Europeia avisou esta segunda-feira que outros países poderão seguir o exemplo da Itália e bloquear as exportações de vacinas da covid-19 e disse esperar um reforço na entrega pelas farmacêuticas no …

Crânio de mulher decapitada encontrado em caverna no norte de Itália

O crânio de uma mulher, que viveu na Idade da Pedra, fez uma viagem inesperada e acabou no fundo de uma caverna íngreme de Itália. Os arqueólogos acreditam que o acidente tenha ocorrido há cerca …

Inspeção da IGAS admite "responsabilidade deontológica" de médicos em Reguengos

A inspeção ordenada pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz admite "responsabilidade deontológica" dos médicos que recusaram visitar a instituição no seguimento de instruções da Ordem dos Médicos …

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …