“Corajoso” povo ucraniano vence Prémio Sakharov 2022

Atef Safadi / EPA

“Eles estão a defender aquilo em que acreditam. A lutar pelos nossos valores. A proteger a democracia, a liberdade e o estado de direito”, destacou a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

O “corajoso” povo ucraniano é o vencedor do Prémio Sakharov 2022, anunciou nesta quarta-feira a presidente do Parlamento Europeu (PE), Roberta Metsola.

“Em 2022, o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento foi atribuído ao corajoso povo ucraniano, representado pelos seus líderes eleitos e sociedade civil”, anunciou Metsola, perante a sessão plenária do PE. Os outros finalistas eram a Comissão da Verdade da Colômbia e o ativista da WikiLeaks, Julian Assange.

“Eles estão a defender aquilo em que acreditam. A lutar pelos nossos valores. A proteger a democracia, a liberdade e o estado de direito. A arriscar as suas vidas por nós. Ninguém é mais merecedor. Parabéns ao corajoso povo da Ucrânia”, escreveu Metsola no Twitter.

O prémio, no valor de 50 mil euros, será concedido a representantes da sociedade civil, de acordo com a Reuters. A distinção é atribuída anualmente desde 1988 a indivíduos e organizações que se destacam na defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

No ano passado, o vencedor foi Alexei Navalny, principal opositor do regime do Presidente russo, Vladimir Putin, e ativista anticorrupção. Navalny tem 46 anos e cumpre atualmente uma pena de nove anos de prisão por uma alegada fraude.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.