/

Natal: 5 dicas para… poupar dinheiro

ZAP // DALLE-2

Ser realista, estabelecer prioridades, evitar o crédito por impulso. Tudo para ter um Natal financeiramente consciente.

Não acontece em todas as casas, mas para milhões de portugueses o Natal é sinónimo de gastar dinheiro. Em prendas, sobretudo.

Neste contexto, e para ter um Natal financeiramente consciente, em comunicado enviado ao ZAP, a Twinkloo partilha 5 dicas de consumo e crédito para uma época festiva sem surpresas financeiras, com decisões responsáveis. 5 dicas para poupar dinheiro, em resumo.

A intermediária de crédito e promotora da literacia financeira começa por aconselhar um orçamento realista. Entre presentes, decoração e refeições, convém não entrar em ilusões. “Se ganhas 50, não gastes 100”, já diziam os antigos. Estabeleça um limite para cada compra – e estabeleça prioridades. Evite despesas desnecessárias e o endividamento excessivo.

Por falar em endividamento, o segundo conselho é evitar o crédito por impulso, optando por planos adequados. A ilusão de ter mais poder de compra graças a um crédito pode ser uma solução pouco adequada ao seu perfil e necessidade. Não recorra ao crédito por impulso; analise as taxas e condições, ajuste-as ao seu orçamento e ao tempo necessário para cumprir o pagamento.

Terceira sugestão: comparar ofertas e procurar promoções. Analise sites, folhetos; identifique as melhores ofertas para o que quer comprar – e muitas vezes as melhores oportunidades surgem muito antes do Natal.

Ofereça presentes criativos e feitos em casa. Porque nem todos os presentes precisam de vir das lojas. Muitas vezes, uma prenda personalizada, feita em casa e pensada especialmente para alguém, até têm mais valor para quem a recebe. Precisa de mais tempo? Sim. E de vai gastar menos dinheiro? Também.

Por fim, um “recado” repetido: proteja-se nas compras online. O mercado na internet é cada vez mais procurado, as compras aumentam – e as burlas também. Escolha lojas virtuais de confiança e evite compras em sites desconhecidos ou que oferecem preços extraordinariamente baixos.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.