“Postigo” foi a palavra mais pesquisada no Priberam durante o primeiro trimestre

A palavra “postigo” foi a mais pesquisada durante os primeiros três meses do ano no dicionário Priberam, que registou ainda um aumento de pesquisas na ordem dos 30%, face ao mesmo período de 2020.

“Desde o início deste ano, já foram feitas mais de 78 milhões de pesquisas no Dicionário Priberam, o que representa um crescimento de cerca de 30% relativamente ao mesmo período de 2020″, revelou, em comunicado, especificando ter sido consultado por mais de 14 milhões de utilizadores.

A palavra mais pesquisada até ao momento foi “postigo”, por razões que se prendem com as regras impostas ao comércio durante o confinamento, acrescenta.

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, que fez 12 anos de existência no dia 1 de abril, passou ainda a integrar 592 palavras novas, muitas delas associadas à covid-19 ou à área da medicina em geral.

“Aeromédico”, “antiescaras”, “aquarentenar”, “autoteste”, “borderline”, “imunotolerante”, “oncogenicidade”, “porta-máscara”, “salva-orelhas”, “uranálise” ou “virtópsia” são alguns desses exemplos.

Relativamente a outras áreas, entraram termos como “antifraude”, “braquiação”, “coluvial”, “encorricado”, “gamer”, “heterocaracterização”, “indo-pacífico”, “luso-senegalês”, “narcossubmarino”, “párodo” ou “xamânico”, entre muitas outras. Em 2020, o Dicionário Priberam integrou 2200 novos verbetes.

// Lusa

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.