Possível coligação com CDS discutida em reunião entre Rui Rio e distritais

O vice-presidente da bancada do PSD e líder da distrital da Guarda sugeriu, na reunião das distritais com o líder do partido, a possibilidade de uma nova coligação com o CDS.

Segundo o Observador, na estrutura do PSD já há quem sugira a repetição de uma coligação com o CDS (tal como aconteceu em 2015, “Portugal à Frente”). A ideia surgiu, esta terça-feira, na reunião dos líderes das distritais com o líder do partido, Rui Rio.

Ao que o jornal online apurou, foi Carlos Peixoto, vice-presidente da bancada e líder da distrital da Guarda, a sugerir esta hipótese, que teve o apoio de outros líderes (mas também críticas de outros). Rio, por sua vez, preferiu o silêncio.

“Disse apenas às estruturas que uma não-coligação com o CDS tem impactos que não podemos negar ao nível do número de deputados”, afirmou Peixoto, em declarações ao Observador, alertando para as vantagens de ir a votos numa coligação.

De acordo com o deputado, conhecido por ser um dos grandes apoiantes de Rio na liderança do partido, o tema foi colocado em cima da mesa nesta reunião à porta fechada para “reflexão”, sem que alguma vez tivesse abordado a questão com o seu líder.

O ex-presidente da Câmara do Porto tem rejeitado coligações pré-eleitorais com os centristas, no entanto, depois de resultados quase catastróficos para a direita nas eleições Europeias, levaram alguns dirigentes a repensar a estratégia.

Na mesma reunião, o líder do partido social-democrata fez uma análise aos resultados das Europeias, com o Público e o Expresso a dizer que distribuiu culpas por todos mas não assumiu para si qualquer responsabilidade. Graças a esses artigos, Rio veio esta quinta-feira explicar que também assumia as suas culpas.

“É evidente que se eu sou líder do partido e o partido vai a eleições e tem um dado resultado, bom ou mau, eu tenho uma quota parte de responsabilidade grande. Isso é evidente. Só se eu tivesse perdido o juízo é que não dizia uma coisa destas. Agora também não sou hipócrita ao ponto de dizer a culpa é toda minha. Fica bem dizer, mas não é. É repartida e a minha também lá está, como é lógico”, afirmou Rio no Palácio de Belém, depois da reunião com Marcelo Rebelo de Sousa.

“O que vem nas duas notícias, que eu penso que são duas notícias muito cirúrgicas, com jornalistas cirúrgicos, é metade verdade e metade mentira. Aquilo que veio a público é 50% verdade e 50% mentira, sendo que a parte que é mentira, quem passou a mentira tinha interesse que fosse dita assim“.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco de esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …