Possível coligação com CDS discutida em reunião entre Rui Rio e distritais

O vice-presidente da bancada do PSD e líder da distrital da Guarda sugeriu, na reunião das distritais com o líder do partido, a possibilidade de uma nova coligação com o CDS.

Segundo o Observador, na estrutura do PSD já há quem sugira a repetição de uma coligação com o CDS (tal como aconteceu em 2015, “Portugal à Frente”). A ideia surgiu, esta terça-feira, na reunião dos líderes das distritais com o líder do partido, Rui Rio.

Ao que o jornal online apurou, foi Carlos Peixoto, vice-presidente da bancada e líder da distrital da Guarda, a sugerir esta hipótese, que teve o apoio de outros líderes (mas também críticas de outros). Rio, por sua vez, preferiu o silêncio.

“Disse apenas às estruturas que uma não-coligação com o CDS tem impactos que não podemos negar ao nível do número de deputados”, afirmou Peixoto, em declarações ao Observador, alertando para as vantagens de ir a votos numa coligação.

De acordo com o deputado, conhecido por ser um dos grandes apoiantes de Rio na liderança do partido, o tema foi colocado em cima da mesa nesta reunião à porta fechada para “reflexão”, sem que alguma vez tivesse abordado a questão com o seu líder.

O ex-presidente da Câmara do Porto tem rejeitado coligações pré-eleitorais com os centristas, no entanto, depois de resultados quase catastróficos para a direita nas eleições Europeias, levaram alguns dirigentes a repensar a estratégia.

Na mesma reunião, o líder do partido social-democrata fez uma análise aos resultados das Europeias, com o Público e o Expresso a dizer que distribuiu culpas por todos mas não assumiu para si qualquer responsabilidade. Graças a esses artigos, Rio veio esta quinta-feira explicar que também assumia as suas culpas.

“É evidente que se eu sou líder do partido e o partido vai a eleições e tem um dado resultado, bom ou mau, eu tenho uma quota parte de responsabilidade grande. Isso é evidente. Só se eu tivesse perdido o juízo é que não dizia uma coisa destas. Agora também não sou hipócrita ao ponto de dizer a culpa é toda minha. Fica bem dizer, mas não é. É repartida e a minha também lá está, como é lógico”, afirmou Rio no Palácio de Belém, depois da reunião com Marcelo Rebelo de Sousa.

“O que vem nas duas notícias, que eu penso que são duas notícias muito cirúrgicas, com jornalistas cirúrgicos, é metade verdade e metade mentira. Aquilo que veio a público é 50% verdade e 50% mentira, sendo que a parte que é mentira, quem passou a mentira tinha interesse que fosse dita assim“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …