A culpa do descalabro nas Europeias é de todos menos de Rio

José Sena Goulão / Lusa

Rui Rio com Paulo Rangel, PSD

Depois de uma derrota histórica, Rui Rio fez a análise das últimas eleições, numa reunião com as distritais do PSD.

Foi na terça-feira à noite, numa reunião com as distritais do PSD, que Rui Rio fez a análise daquele que foi o pior resultado do partido nas eleições europeias. Segundo fontes presentes no encontro que falaram com o Expresso, o líder não assumiu para si qualquer responsabilidade.

A análise de Rio do pior resultado da história dos sociais-democratas (21,9%) centrou-se em três motes que acabaram por ditar o descalabro das eleições de 23 de maio: a instabilidade interna no PSD, a estratégia errada do cabeça-de-lista Paulo Rangel e ainda a crise dos professores.

Instabilidade e PSD são duas palavras que conjugam sem precisarem de qualquer tipo de explicação. Quanto a Rangel, o líder do partido destaca o seu discurso violento em relação ao Governo e, em relação à crise dos docentes, Rio reconhece que as coisas não correram bem para o PSD… mas não por culpa dele.

Aliás, Rui Rio foi exímio em descartar responsabilidades, afirmando até que a sua posição foi sempre clara e coerente. Conforme escreve o semanário, o problema, segundo Rio, foi que o Governo lançou uma mentira, que foi amplamente reproduzida pela comunicação social.

O líder do PSD não o disse nestes termos, mas nas entrelinhas ficou claro que os responsáveis pelo resultado abaixo dos 22% nas Europeias foram os críticos internos, Rangel e o jornalistas.

A instabilidade interna que o partido viver no primeiro ano da liderança de Rui Rio não deixou que a mensagem do PSD chegasse ao eleitorado. Depois disso, apesar de o PSD ter começado a subir nas sondagens, o partido voltou a distanciar-se do PS com o terramoto chamado “crise dos professores”. Depois desta tumultuosa crise, não voltou a subir nas sondagens – e nem a campanha eleitoral ajudou.

O tom da campanha de Rangel foi outro dos responsáveis. Apesar de elogiar o candidato, Rio foi severo ao afirmar que “o eleitorado mostrou que não quer” uma oposição que aposta na crítica ao Governo.

Na semana passada, Rui Rio já havia feito uma análise parecida na reunião da cúpula da sua direção. Tal como fez esta terça-feira, também perante a Comissão Permanente e a Comissão Política o líder social-democrata não apontou qualquer erro próprio, ainda que tenha admitido que possa haver ajustes a fazer na forma de comunicar com o eleitorado.

Liliana Malainho LM, ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. A culpa morreu solteira nunca ninguém a quiz. Quem é o líder o responsável do partido?? É o vizinho? É o problema de muita gente a culpa nunca é deles…

    • Acontece que a instabilidade no PSD nada tem a ver com as acções do líder. Tem a ver com um partido profundamente incomodado com um líder decidido a acabar com a corrupção no Partido. Se a maioria das pessoas que estão em postos elevados na política, têm o rabo preso… é claro que não vão parar de tentar ver-se livre de Rio.

      Mas como o povo não se revê nos honestos, não acha piada a Rui Rio… Nem a pessoas como Paulo de Morais, a julgar pela fraca votação que teve nas Europeias. A malta gosta é de políticos do show-off… Tipo Valentim Loureiro e Isaltino Morais. Quer apostar que o Castelo Branco ainda ganha as próximas eleições?

  2. Curioso… “Quanto a Rangel, o líder do partido destaca o seu discurso violento em relação ao Governo”. Mas… o que é que ele próprio anda a fazer constantemente? Não é exatamente o mesmo de que ele acusou Rangel?
    Aliás podemos ver os dois partidos com maior queda, o PSD e o CDS. Cada vez que os respetivos lideres falam é única e exclusivamente o mesmo “discurso violento em relação ao Governo”.

    • Infelizmente o Kim Kolhão insiste nos comentários pouco inteligentes. Chamar comunista a Rui Rio é de uma infantilidade básica e estarrecedora. Como comentário tem a mesma qualidade intelectual de quando a seguir ao 25 de Abril, qualquer pessoa que andasse de gravata na rua era insultada de fascista. Mas ok… Já o Guerra Junqueiro em “Pátria” (1896) dizia dos Portugueses “Este povo imbecilizado…”

        • Não. É Social Democrata. Quem estava no PSD e não o era, debandou para o Aliança, esse sim um partido de matriz neoliberal, que nada tem a ver com social democracia. O seu mal é estar habituado a repetir “PSD” como um mantra, sem sequer saber o que significam as duas últimas iniciais.

          • Mas olhe que o seu PSD também é PPD e nele cabem muitos perfis diferentes. Dos conservadores aos liberais. Agora comunistas é que me parece complicado meter no mesmo saco.

      • Peço desculpa MMlowiQ, não foi o Rui Rio a dizer que a “especulação” com a compra e venda de casas tinha de ser combatida, que não podia ser andar a fazer-se negócio com casas?
        Ia jurar que tinha sido o Rui Rio e não o Jerónimo de Sousa a dizer isto

        • Sim caro JoaQIdeOstra_m. Por acaso combater a especulação imobiliária não é positivo? Ou você acha normal que no mercado tudo valha, e que um gajo possa comprar 300 mil casas para só meter 3 à venda causando escassez para subir os preços?

          Você pelos vistos também não sabe o que é social democracia. Para si há uma linha que mete de um lado anarco-capitalismo e de outro, tudo o resto é comunismo. Grande entendimento de ideologias políticas que você tem. É como ouvir o parecer de um trolha sobre a “String Theory”.

  3. Mas afinal, onde pára a objectividade jornalística do ZAP? Um artigo de opinião de ataque pessoal a Rui Rio?!.. Lê-se:

    “Aliás, Rui Rio foi exímio em descartar responsabilidades, afirmando até que a sua posição foi sempre clara e coerente.”

    Exímio em descartar responsabilidades? Eu não sabia que agora o jornalismo tinha passado a propaganda política… É que isto nem sequer é um artigo de opinião! E mesmo que o fosse, sería tendencioso e desprestigiante. Acontece que há uma razão clara e óbvia para a “instabilidade no PSD”. Todos sabemos o que são as máquinas partidárias: uma parafernália de lobbying, de tráfico de influências e de corrupção, onde normalmente só se deixa subir quem se mostra suficientemente corruptível. Rui Rio conseguiu furar as fileiras da partidarite e subiu no partido de forma invulgarmente impoluta e recta. Não há um dedo que se lhe possa apontar em matéria de corrupção. Ora está-se mesmo a ver a revolta e o ódio que uma tal pedra no sapato da corrupção, gera nas hostes partidárias…

    Rui Rio tem sido desde o ‘dia 1’ um alvo a abater. Ele só ganhou as primárias por Santana ser um oponente tão fraco… E porque existe no PSD uma parte importante que quer ver a descentralização da política, muito centrada em Lisboa. Mas a rectidão e a honestidade “cinzenta” de Rio incomoda mesmo muita gente no partido… E não só: Incomoda uma certa parte da população que confunde política com entretenimento e espectáculo. É a malta que elege Valentins Loureiros em Portugal, que elege Nigel Farages no UK, que elege comediantes na Ucrânia, que elege apresentadores de reality show nos EUA, e que se prepara para votar em massa no José Castelo Branco em Portugal (que não sendo parvo já percebeu que está na moda votar em político-show-off).

    Isto só faz lembrar a antiga Roma: Políticos que fossem demasiado honestos era assassinados, e população apesar de viver na miséria, vivia em adoração divina de elites que esbanjavam os recursos do império em deboche e luxúria. Neesa fase de decadência de Roma, as celebridades eram os cozinheiros dos grandes banquetes da nobreza corrupta… Lembra alguma coisa, isto?… É esse o estado a que o Ocidente chegou e é por isso que está em vertiginoso colapso. Pessoas como Rui Rio não são desejadas e ainda por cima são culpadas pelos falhanços dos políticos debochados em que a população se revê.

  4. Realmente é verdade. Só abstenção, diz tudo perto de 70 %…. Porque o povo quiz dar uma lição a este governo PS e seus aliados… O povo está completamente farto deste governo PS, e união europeia.
    Provavelmente, quem foi votar , são os do PS , bloco de esquerda, os comunistas, e familiares, e amiguinhos ….
    RUI RIO, não é para aqui chamado, e não têm nada a haver com o que se está a passar realmente no pais, até com as fraudes deste governo… o que acontece, é que não aprenderam nada com o caso Sócrates. VOU VOTAR RUI RIO. E PONTO FINAL.

  5. Ó Paulo faz parte dos imbecilizados já se viu, e depois, explique onde estão as fraudes deste governo porque a maioria dos portugueses não vê. Deixe o presumível vigarista Sócrates de lado, á semelhança dos presumíveis vigaristas Dias loureiro, Duarte Lima etc. Já agora, sabe quem ganhou as Europeias? Que grande lição não? 9 + 3 + 2 + 1 = 15 deputados num universo de 22, ou seja sensivelmente 70%. Ganhe juízo e lembre-se que o remédio é para tomar todos os dias.

    • Ouça lá, não ofendi ninguém, APENAS DISSE A VERDADE. ESTÁ A OFENDER PARA QUÊ!? ESTÁ MUITO IRRITADO… VÁ TOMAR VOCÊ O TAL REMÉDIO QUE FALA…. E PRECISA DE APRENDER A CONVERSAR. NÃO ME FAÇA RIR! ESTÁ COM O ” RABO PRESO”. VOU VOTAR RUI RIO, E PONTO FINAL. EHEHEHE DOS PORTUGUESES TAMÉM. ATÉ NUNCA.

RESPONDER

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …