Dois dos portugueses suspeitos de violarem jovens espanholas ficam em “prisão provisória”

A justiça espanhola espanhol emitiu duas ordens de “prisão provisória” para dois dos portugueses suspeitos de violarem duas jovens espanholas. Os quatro jovens dizem que as relações sexuais foram consentidas.

O Ministério Público (MP) espanhol pediu para que dois dos portugueses suspeitos de violarem duas jovens espanholas fiquem em prisão preventiva e a justiça espanhola emitiu duas ordens de “prisão provisória”. Os outros dois homens libertados cautelarmente.

Fonte do Tribunal Superior de Justiça das Astúrias disse à agência Lusa que o juiz acaba de emitir duas ordens de “prisão provisória, comunicadas e sem fiança para dois dos detidos” que foram levados esta segunda-feira à justiça para interrogatório.



Para os outros dois detidos, “foi emitida uma ordem de libertação provisória” com uma medida cautelar que restringe e proíbe qualquer comunicação com as duas mulheres que apresentaram queixa.

O pedido de prisão preventiva surge devido à gravidade dos alegados crimes e também por existir o perigo de fuga, escreve o Observador.

No entanto, ouvidos no tribunal de instrução criminal de Gijón no domingo, os quatro portugueses alegaram inocência e garantiram que não usaram força ou violência para subjugar as duas mulheres.

Os jovens foram, este domingo, presentes a uma juíza, onde foram ouvidos durante cerca de três horas na presença de um advogado e de um intérprete.

Segundo o Jornal de Notícias, depois de ouvida a versão dos portugueses, que garantiram que as relações sexuais foram consentidas, o tribunal de instrução criminal de Gijón decidiu prolongar a sua detenção provisória.

O caso já motivou reações de várias personalidades da política espanhola e levou à marcação de várias manifestações, avança o jornal local de Gijón, El Comércio.

Um dos protestos marcados um pouco por toda a Espanha, incluindo Bergara e Gijon, acontece esta segunda-feira, à frente da Câmara Municipal de Gijón, às 19 horas (18h em Portugal Continental).

https://twitter.com/LibrsyCombativs/status/1419040806846046209?s=20

Os quatro portugueses, entre os 20 e os 30 anos, encontram-se detidos e são suspeitos de violarem duas jovens espanholas de 22 e 23 anos numa pensão em Gijón, no norte de Espanha.

Esta segunda-feira os suspeitos estiveram no Palácio da Justiça de Gijón para que as alegadas vítimas pudessem proceder ao reconhecimento facial.

A juíza encarregue do processo também aguarda pelos testes médicos realizados às duas jovens para avaliar os indícios de violação.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A teimosia de Simeone e a "cabeça dura" de Conceição vão defrontar-se já amanhã

O FC Porto e o Atlético de Madrid vão arrancar a campanha na Champions já amanhã, e os velhos amigos Sérgio Conceição e Diego Simeone deixaram recados um ao outro nas conferências de imprensa. É já …

Parlamento Europeu apela ao reconhecimento das uniões homossexuais em toda a União

Os eurodeputados querem que os casais homossexuais e as suas famílias sejam tratadas de forma igual em todos os estados-membros. Os eurodeputados exigiram esta quarta-feira que os casais homossexuais beneficiem dos mesmos direitos dos restantes em …

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …

Uma bactéria que "come carne" está a causar mortes da Flórida

A bactéria está mais presente na água do mar em zonas quentes e já matou 125 pessoas no estado norte-americano desde 2008. Pelo menos oito pessoas já morreram este ano na Flórida devido a uma infecção …

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …

Alaba joga no Real Madrid mas o seu sonho era jogar no Barcelona

Véspera do grande jogo entre Barcelona e Bayern Munique serviu para Uli Hoeneß divulgar uma conversa pouco simpática para as pessoas ligadas ao Barcelona. A fase de grupos da Liga dos Campeões está de volta. Neste …

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo. Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios …

Voos da ONU para Cabul são retomados. Doadores angariam 850 mil milhões de euros de ajuda

Os talibãs garantem que vão proteger as equipas humanitárias da ONU que vão ajudar o Afeganistão, que enfrenta uma grave crise devido à seca. Desde 15 de Agosto que os voos com ajuda humanitária da ONU …

Ventura perde recurso na Relação contra a família do bairro da Jamaica

O Tribunal da Relação considera que os comentários de André Ventura tinham uma "vertente discriminatória em função da cor da pele e da situação socioeconómica” da família. Segundo avança o Público, o Tribunal da Relação não …