Portugueses vão a Espanha comprar garrafas de gás a quase metade do preço

Os combustíveis são dos bens que os portugueses residentes junto à fronteira entre o Algarve e Espanha mais procuram no país vizinho, onde uma botija de gás pode custar quase metade do preço do que em Portugal.

Com uma garrafa de gás butano de 13 quilogramas a custar, em média, 26 euros em Portugal, a agência Lusa esteve em Espanha e constatou que o mesmo produto pode ser adquirido por aproximadamente 14 euros em Ayamonte, localidade espanhola separada de Castro Marim e Vila Real de Santo António pelo rio Guadiana.

A média de preços é de 26 euros em Portugal, mas o valor das botijas pode variar consoante as marcas e as localidades, podendo alcançar os 29 euros, o que leva muitos portugueses a dirigirem-se aos postos de combustíveis mais próximos da fronteira para comprar este bem.

Um desses portugueses é Carlos Ramalho, residente em Vila Real de Santo António, que disse à Lusa aproveitar as deslocações a Ayamonte para “com o dinheiro de uma [botija] lá [em Portugal]”, “comprar aqui [em Espanha] duas”.

E é também o gasóleo. E onde for mais barato é onde a gente tem que ir, não é?”, justificou Carlos Ramalho, frisando que abastece e compra gás em Espanha “já há muitos anos”, porque “uma garrafa lá equivale aqui a duas” e os combustíveis para os automóveis também são mais baratos.

A mesma fonte disse que, de Vila Real de Santo António a Ayamonte, gasta “10 minutinhos para cá e 10 para lá” e a poupança no gasóleo e gás “compensa” a viagem de cerca de 15 quilómetros via ponte internacional sobre o Guadiana.

Ricardo Castro também fez notar a diferença de preço existente dos dois os lados da fronteira, afirmando que “uma garrafa ali em Portugal, em Castro Marim”, localidade onde reside, chega a estar “a 29 euros e aqui é 14,60 euros”.

A mesma fonte disse que vai sempre a Espanha buscar gás e abastecer o automóvel de gasóleo e salientou que costuma levar “muitas coisas, como bebidas”, porque “é tudo muito mais barato do que em Portugal”, considerou.

“Por exemplo, eu ainda no outro dia vim aqui ao [supermercado] Mercadona, em compras de bebidas brancas gastei 200 e poucos euros, e depois, de vez em quando tenho que comprar em Portugal, por causa das faturas, fui comprar precisamente as mesmas bebidas e em Portugal paguei quase 600. Foi uma diferença de quase 300 euros”, quantificou.

Por isso, este empresário algarvio já pouco recorre a bombas de gasolina portuguesas e deu o exemplo de um dia que foi a “Quarteira levar o filho”, não teve tempo para pôr gasóleo em Espanha e viu-se obrigado a pagar mais, porque o preço “lá estava a 1,60 euros o gasóleo”.

“Hoje fui atestar este carro ali na bomba mais em baixo [em Ayamonte] e estava a 1,20 o gasóleo”, contrapôs, frisando que recorre a Espanha “todo o ano” e “em Portugal só mesmo para desenrascar, 10 euros e nada mais”, e “para encher [o depósito] é mesmo em Espanha”.

Apostolache Stancu vive há muitos anos em Vila Real de Santo António e também vai a Espanha “por causa dos combustíveis e gás” e opta por Espanha sempre que “dá jeito e é para escolher entre uma e outra”, porque o valor que se poupa “pesa e nota-se no bolso”, garantiu.

José Carmo, outro dos portugueses que a Lusa encontrou a comprar gás em bombas de gasolina de Ayamonte, disse que tem “duas casas, são duas garrafas de gás, o gasóleo são à volta de 100 litros” por mês e isso, afirmou, “ainda é uma poupançazinha considerável”.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O governo sabe disto so que nao faz nada porque o pessoal que está junto à fronteira é considerado uma gota no oceano em relaçao ao resto da populaçao de portugal.
    mas é triste porque sao uns milhares de impostos que sao deixados em espanha e nao em portugal.
    ja nao se justifica os valores que praticam na questao dos combustiveis pois o petroleo está mais barato e os combustiveis mais caros
    o governo é que nao quer baixar os imposto pois ganha milhoes por dia
    reparem no incentivo que dao a quem compra um carro electrico. é uma ninharia.

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …