Portugueses vão a Espanha comprar garrafas de gás a quase metade do preço

Os combustíveis são dos bens que os portugueses residentes junto à fronteira entre o Algarve e Espanha mais procuram no país vizinho, onde uma botija de gás pode custar quase metade do preço do que em Portugal.

Com uma garrafa de gás butano de 13 quilogramas a custar, em média, 26 euros em Portugal, a agência Lusa esteve em Espanha e constatou que o mesmo produto pode ser adquirido por aproximadamente 14 euros em Ayamonte, localidade espanhola separada de Castro Marim e Vila Real de Santo António pelo rio Guadiana.

A média de preços é de 26 euros em Portugal, mas o valor das botijas pode variar consoante as marcas e as localidades, podendo alcançar os 29 euros, o que leva muitos portugueses a dirigirem-se aos postos de combustíveis mais próximos da fronteira para comprar este bem.

Um desses portugueses é Carlos Ramalho, residente em Vila Real de Santo António, que disse à Lusa aproveitar as deslocações a Ayamonte para “com o dinheiro de uma [botija] lá [em Portugal]”, “comprar aqui [em Espanha] duas”.

E é também o gasóleo. E onde for mais barato é onde a gente tem que ir, não é?”, justificou Carlos Ramalho, frisando que abastece e compra gás em Espanha “já há muitos anos”, porque “uma garrafa lá equivale aqui a duas” e os combustíveis para os automóveis também são mais baratos.

A mesma fonte disse que, de Vila Real de Santo António a Ayamonte, gasta “10 minutinhos para cá e 10 para lá” e a poupança no gasóleo e gás “compensa” a viagem de cerca de 15 quilómetros via ponte internacional sobre o Guadiana.

Ricardo Castro também fez notar a diferença de preço existente dos dois os lados da fronteira, afirmando que “uma garrafa ali em Portugal, em Castro Marim”, localidade onde reside, chega a estar “a 29 euros e aqui é 14,60 euros”.

A mesma fonte disse que vai sempre a Espanha buscar gás e abastecer o automóvel de gasóleo e salientou que costuma levar “muitas coisas, como bebidas”, porque “é tudo muito mais barato do que em Portugal”, considerou.

“Por exemplo, eu ainda no outro dia vim aqui ao [supermercado] Mercadona, em compras de bebidas brancas gastei 200 e poucos euros, e depois, de vez em quando tenho que comprar em Portugal, por causa das faturas, fui comprar precisamente as mesmas bebidas e em Portugal paguei quase 600. Foi uma diferença de quase 300 euros”, quantificou.

Por isso, este empresário algarvio já pouco recorre a bombas de gasolina portuguesas e deu o exemplo de um dia que foi a “Quarteira levar o filho”, não teve tempo para pôr gasóleo em Espanha e viu-se obrigado a pagar mais, porque o preço “lá estava a 1,60 euros o gasóleo”.

“Hoje fui atestar este carro ali na bomba mais em baixo [em Ayamonte] e estava a 1,20 o gasóleo”, contrapôs, frisando que recorre a Espanha “todo o ano” e “em Portugal só mesmo para desenrascar, 10 euros e nada mais”, e “para encher [o depósito] é mesmo em Espanha”.

Apostolache Stancu vive há muitos anos em Vila Real de Santo António e também vai a Espanha “por causa dos combustíveis e gás” e opta por Espanha sempre que “dá jeito e é para escolher entre uma e outra”, porque o valor que se poupa “pesa e nota-se no bolso”, garantiu.

José Carmo, outro dos portugueses que a Lusa encontrou a comprar gás em bombas de gasolina de Ayamonte, disse que tem “duas casas, são duas garrafas de gás, o gasóleo são à volta de 100 litros” por mês e isso, afirmou, “ainda é uma poupançazinha considerável”.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O governo sabe disto so que nao faz nada porque o pessoal que está junto à fronteira é considerado uma gota no oceano em relaçao ao resto da populaçao de portugal.
    mas é triste porque sao uns milhares de impostos que sao deixados em espanha e nao em portugal.
    ja nao se justifica os valores que praticam na questao dos combustiveis pois o petroleo está mais barato e os combustiveis mais caros
    o governo é que nao quer baixar os imposto pois ganha milhoes por dia
    reparem no incentivo que dao a quem compra um carro electrico. é uma ninharia.

RESPONDER

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. "Homicídio", diz médico legista

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. Análise preliminar confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …

V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação. Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de …

Costa aventurou-se em terreno inimigo e deu o mote para as críticas aos comunistas

António Costa mandou algumas indiretas ao PCP, mas as principais críticas ao parceiro de 'geringonça' ficaram sob responsabilidade dos candidatos socialistas. Esta terça-feira, António Costa aventurou-se em terreno inimigo. No espírito de disputa com comunistas, o …