Os portugueses trabalham, em média, 1.857 horas por ano – mais 486 horas por ano que na Alemanha, o país onde menos tempo se gasta trabalha.
Os números constam de um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), citado pelo Diário Económico, que mostra que Portugal está em 12º lugar entre os 39 países analisados e, na Europa, apenas se trabalha mais do que nós na Grécia, Polónia, Estónia, Hungria e Islândia.
Os portugueses trabalham mais, por outro lado, que os irlandeses, os turcos, os checos ou os eslovacos.
Se por um lado a Alemanha é o país com menos horas de trabalho – 1.371 -, é o México que lidera a tabela dos que trabalham mais tempo: uma média de 2.228 horas por ano. Os gregos, os europeus que passam mais tempo a trabalhar, trabalham mais 671 horas que os alemães e 185 mais que os portugueses.
Surpreendentemente, é nos países onde se trabalha menos horas – como França, Dinamarca, Noruega, Holanda e Alemanha, todos com menos de 1.500 horas por ano – que o nível de produtividade é maior e o PIB por habitante é superior ao das nações onde se trabalha muitas horas.
O Económico explica que essa discrepância entre os países do Centro e Norte da Europa e os outros pode estar, além da produtividade e distribuição de tarefas no local de trabalho, no facto de que em países como a Holanda 38,5% dos empregos são em part time; na Alemanha são 22,3%. No entanto, esse fator parece ter menos importância em França (35º na tabela), por exemplo, com 14,2%.
ZAP
esses Portugueses são uns malandros !
ha varios factores que podem explicar um tema complexo como este. mas o mais evidente que todos conhecemos é a propensão inata dos gestores que temos para a ineficiencia, e a nao menos influente propensão dos funcionarios para ficar a enfeitar no posto de trabalho o maximo possivel. ja sabemos que quando emigram tudo muda, claro. por isso é que ca se esta tao bem. o desemprego é outro artificio que esconde a pouca vontade de trabalhar deste povo. na verdade falta é quem queira trabalhar, esta tudo a procura de emprego. toca a votar ps outra vez!
Uma notícia destas requer rigor na análise das causas que estão na base destes números e não sugerir razões pouco objetivas, no que à produtividade diz respeito. Um trabalhador português a exercer a sua profissão na Alemanha fará, em média, as 1371 horas/ano e consequentemente terá uma produtividade das mais elevadas da Europa mas, a diferença substancial estará na organização do trabalho, na gestão das organizações, nas tecnologias aplicadas à produção e aos serviços, no planeamento, na motivação, nas remunerações, etc. por isso, enquanto estes fatores fundamentais não forem resolvidos e as mentalidades dos gestores/empresários não mudarem, seremos eternamente um País, classificado eufemisticamente, no que diz respeito à produtividade e não só, como pertencente ao grupo dos “países em vias de desenvolvimento”.
Transcrição: – “Os portugueses trabalham, em média, 1.857 horas por ano – mais 486 horas por ano que na Alemanha, o país onde menos tempo se gasta trabalha”.
Não consigo compreender os comentários…
Os portugueses trabalham mais mas no entender dos comentadores são uns malandros?
Cá por mim, observo que em Portugal há quem trabalhe de 8 a 12 e 14 horas por dia.
Há ainda os que trabalham 7 horas por dia ou nem isso. Há os que vão ao local de trabalho e não fazem nenhum. Há os que têm montes de cargos, ganhem muito bem e nem vão ao local de trabalho.
Tudo isto metido na média apresentada, tem que se concluir que devem haver portugueses que trabalham mesmo muito mais que a média apresentada.
Quem é que são os malandros afinal?
A culpa é dos patrões de cá que pagam menos 7.700,00€/ano que os de lá! E lá têm mais 3 feriados que nós!