Portugueses satisfeitos com compras online

Ed Yourdon / Flickr

foto: Ed Yourdon / Flickr

foto: Ed Yourdon / Flickr

Um inquérito realizado pela DECO a 1.432 associados concluiu que o nível de satisfação de compras através da Internet é elevado. No geral, os problemas com compras online acontecem menos vezes do que se pensa.

De acordo com o estudo da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, que será publicado na próxima edição da PROTESTE, “apenas 18% [dos inquiridos] nunca comprou produtos ou serviços pela Internet” e entre os que fazem “as reservas de hotéis são o serviço mais procurado, logo seguido pelos produtos de eletrónica“.

Quase metade dos inquiridos (46%) disse fazer reservas de hotéis pela Internet, seguido de compras de produtos eletrónicos (41%) e de vestuário, calçado e acessórios (36%).

Neste estudo, a DECO procurou conhecer a satisfação dos inquiridos com os sites de lojas virtuais onde fizeram mais compras nos 12 meses anteriores ao preenchimento do questionário, tendo recebido resultados suficientes para 10 páginas.

A britânica Amazon e a livraria digital portuguesa Wook foram as “mais apreciadas”, particularmente devido ao “aspeto, facilidade de utilização, funcionamento e informação disponível” daquelas duas lojas virtuais, de acordo com o inquérito.

Em termos de menor satisfação, ficaram a LetsBonus (loja de descontos), o Continente (hipermercado ‘online’) e o Groupon (loja de descontos).

No que respeita à segurança nas compras na Internet, 70% dos inquiridos evitam o uso de um computador público, com 68% a usar um antivírus.

Em relação ao que pensam os compradores online, a DECO refere que na altura de pagar 43% dos inquiridos pensa que o pagamento não é seguro, embora só 1% tenha registado problemas.

Já em termos da chegada do produto comprado, 18% dos inquiridos consideram que este vem danificado, mas apenas 3% registaram um problema neste âmbito, com quase metade dos inquiridos (48%) a pensar que é difícil a sua devolução. Mais de metade considera que é difícil reclamar do produto, mas só 3% registaram problemas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nadadores-salvadores devem privilegiar salvamento "sem entrar na água"

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores divulgou hoje alguns dos procedimentos que os vigilantes devem adotar na época balnear face à pandemia, como privilegiar o salvamento “sem entrar na água” ou abordar o náufrago pelas costas. “Ainda …

Confederação do Turismo propõe Lay-off simplificado, banco de horas e horário concentrado

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) propôs ao Governo 99 medidas para mitigar as consequências "gigantescas" que a pandemia está a ter no sector, apontando um cenário de "eclipse total e asfixia". Segundo noticiou esta …

Coreia do Norte ameaça romper acordo militar com Seul

A Coreia do Norte ameaçou hoje romper o acordo militar com a Coreia do Sul e fechar o gabinete de ligação transfronteiriça, se Seul não impedir que ativistas continuem a enviar panfletos através da fronteira. A …

Moratórias no crédito prolongadas até 31 de março de 2021

O Governo decidiu estender a moratória nos empréstimos dos bancos às famílias e empresas afetadas pela crise. As prestações e juros só voltarão a ser pagos depois de 31 de março de 2021, apurou o …

Santana Lopes deixou funções executivas no Aliança. Mas não "deserta"

O fundador do partido Aliança deixou, recentemente, as suas funções executivas por "motivos profissionais", mas promete "não desertar", "muito menos em alturas difíceis". No passado dia 15 de maio, Pedro Santana Lopes pediu a suspensão das …

Pela primeira vez em 30 anos, Hong Kong proíbe vigília em memória de Tiannamen

Pela primeira vez em 30 anos, tanto Hong Kong como Macau não vão ter vigílias em homenagem às vítimas do massacre de Tiananmen. A Polícia de Hong Kong proibiu a vigília em memória do massacre de …

Portugal com mais 8 mortos e 331 casos positivos em 24 horas

Portugal registou mais oito mortes e 331 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Esta quinta-feira, Portugal registou 1.455 mortes por …

IL rejeita Marcelo Rebelo de Sousa e aposta em Adolfo Mesquita Nunes

O Iniciativa Liberal (IL) não vai apoiar a eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa. Para o partido, um dos nomes em cima da mesa para as Presidenciais é "fácil" e só depende da "vontade …

Comissão Europeia "otimista" na rápida retoma económica em Portugal

A Comissão Europeia diz estar "razoavelmente otimista" sobre uma "rápida recuperação" económica de Portugal após a crise gerada pela covid-19 e considera que a forma como o país "controlou" a pandemia beneficiará a retoma do …

Nova Zelândia decreta em junho erradicação de contágios. Está há 13 dias consecutivos sem novos casos

A Nova Zelândia, país que tem sido apontado internacionalmente como exemplar no combate à pandemia de covid-19, prevê decretar a “erradicação da doença” no país no próximo dia 15 de junho. A informação foi avançada esta …