/

Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

pedrosimoes7 / Flickr

Portugal gasta menos de metade da média da União Europeia

Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados esta segunda-feira divulgados pelo Eurostat.

Os dados do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, sobre “quem gasta mais nas férias”, com números referentes a 2016, revelam que quem mais gasta são os luxemburgueses, com 768 euros em média por cada deslocação turística (uma ou mais noites).

Seguem-se os malteses (646 euros) e austríacos (607), enquanto no extremo oposto da lista se encontram letões (107 euros), romenos (124), checos (129) e portugueses (136).

Em termos absolutos, quem mais gasta em férias são os alemães, que, tendo despendido 120 mil milhões de euros (com uma média de 443 euros por viagem), representaram 28% da despesa turística da UE, que atingiu em 2016 os 428 mil milhões de euros.

Do montante total gasto pelos cidadãos comunitários em viagens turísticas em 2016, 45% foi despendido no seu país de residência (turismo doméstico) e 55% noutros países, sendo que 66% dos gastos de férias dos portugueses foram em turismo doméstico, o quinto valor mais alto da União.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.