Fotos falsas e destinos inventados. 60% dos portugueses mente sobre as suas férias

Os portugueses estão entre os europeus que mais mentem quanto às suas férias. A conclusão é de um inquérito que apurou que 60% dos portugueses mente sobre a forma como passa o período de férias, chegando a publicar fotos falsas nas redes sociais.

Este inquérito realizado pelo motor de buscas Jetcost abrangeu 3000 europeus, designadamente portugueses, ingleses, espanhóis, italianos, alemães e franceses. Foram inquiridas 500 pessoas de cada nacionalidade, tendo como critério de selecção que tivessem viajado, pelo menos uma vez, no último ano.

As conclusões indicam que 60% dos portugueses mente sobre aspectos das suas férias. Mas os campeões europeus neste âmbito são os espanhóis (68%) e os italianos (65%). Os britânicos situam-se nos 58%, os franceses nos 47% e os alemães nos 45%.

Num comunicado enviado à imprensa, salienta-se que o inquérito apurou que 31% dos inquiridos mente sobre o destino das suas férias; 36% mente sobre o tempo que fez no destino; e 26% mente sobre a qualidade do alojamento.

A sondagem revela ainda que 24% dos inquiridos apontou já ter mentido sobre o dinheiro gasto nas férias, enquanto 20% omitiu dados relativos à quantidade de álcool consumida. E 16% revelou ter mentido sobre visitas turísticas e actividades culturais realizadas.

“Ao investigar um pouco mais sobre as razões pelas quais os portugueses mentiram sobre as férias, as respostas mais comuns foram: ‘eu tinha vergonha de dizer onde realmente estive’ (36%), ‘eu queria impressionar’ (30%), ‘eu não fui de férias para nenhum lugar’ (17%) e ‘eu queria ser como os outros’ (11%)”, aponta-se no comunicado.

“A todos os entrevistados que participaram na pesquisa também foi perguntado se teriam dito a um amigo ou familiar como tinham desfrutado nas suas férias mais do que realmente tinham e uns 71% reconheceu que sim, além disso, 57% reconheceu que não comentaria com ninguém que as suas férias tinham sido um fracasso“, afiança o documento.

Os principais alvos destas mentiras foram os colegas de trabalho (35%), os amigos (28%) e familiares (10%).

Entre as mentiras dos portugueses quanto ao destino de férias, 31% apontou viagens para o continente americano, 26% para a Europa, 20% para a América do Sul, 12% para a Ásia e 9% para África.

E 10% daqueles que mentiram sobre o destino de férias, “chegaram ao ponto de postar uma imagem falsa nas redes sociais“, sustenta o mesmo comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Coitados, pelos menos vivem férias imaginadas, os pobre de espírito, os analfabetos, os rotos portugueses. Não tem dinheiro, não tem saúde, não têm escolas exigentes, não têm tribunais, não têm políticos impolutos, vivem do compadrio, da corrupção, da cunha, do desenrascanso, são tributados sobre o nada que têm de uma forma selvagem porque um país de analfabetos (diplomados) não produz e porque sempre gastaram, gastam e gastarão mais do que possuem, vivem do crédito usurário de bancos agiotas, nunca saindo da cepa torta e do fio da navalha. Mas gostam de votar figura e sem dinheiro para uma bicicleta compram mercedes, audis, bm’s que levam ao domingo, muito devagarinho, ao hipermercado, com 5 euros combustível dentro do depósito e “bentas” no ar, imitando os senhores e as senhoras que nunca foram, até que o stand lhes venha buscar a máquina. Nessa altura votam mãos ao corpo e prostituem-se a torto e a direito, para voltarem a fingir que são gente… pobre povo, pobre país!

    • Eh lá… tens-te a ti e aos teus familiares/amigos em muito boa conta!…
      Só não deviam medir todos os portugueses pela vossa bitola!

  2. Bom dia sr jhg,
    Imagino que esteja a trabalhar no estrangeíro.
    Mas dou-lhe um conselho, quando vier de férias vá ao psiquiatra…

    • Tem razão, Sr. Silva, eu preciso de ir ao psiquiatra; e preciso de ir ao psiquiatra para que me dê conselhos e ensine a lidar com pessoas como você. Contudo, enquanto vou, pode gastar algum do seu tempo a estudar e cultivar-se um pouco mais. É que aquilo que disse sobre os portugueses, disseram-no antes mim Alexandre Herculano, Eça de Queirós, Alberto Sampaio, Francisco da Cunha Leão, Vitorino Nemésio, José Vilhena, Eduardo Lourenço (que preferiu viver desde há muitos anos no estrangeiro) e muitos outros. Mas, sobre tudo e sobre todos, dizem-nos as estatísticas do crédito mal parado, isto é, das prestações por pagar, que aumentam exponencialmente em Portugal. O pior cego…

      • Tu, certamente, falas por ti e pelos teus!!
        Contra a ignorância ainda se poderá fazer alguma coisa, mas contra essa estupidez crónica, só um milagre…
        .
        “…que aumentam exponencialmente em Portugal.”
        A sério?! A Comissão Europeia ainda há dias disse precisamente o CONTRÁRIO:
        “Portugal é um dos países da UE que mais tem reduzido crédito malparado”
        12 Jun, 2019
        rtp.pt/noticias/rtpeuropa-portugal/portugal-e-um-dos-paises-da-ue-que-mais-tem-reduzido-credito-malparado_n1153573
        .
        E muito desse crédito malparado não é de famílias, mas sim de empresas (Berardo, etc, etc – e algumas dessas são empresas estrangeiras (Angola, etc))!!
        .
        “Europa tem mais de 900 biliões de euros em crédito malparado”
        “De acordo com dados do Banco Central Europeu (BCE) os países com maiores dívidas incobráveis em termos absoluto: Itália (224,2 biliões); França (142,2 biliões); Espanha (131,4 biliões); Grécia (112,3 biliões); Reino Unido (67 biliões); Alemanha (58,4 biliões); Holanda (43,8 biliões); Portugal (34,2 biliões); Irlanda (26 biliões); Chipre (19,5 biliões).”
        *onde está escrito biliões deverá ler-se mil milhões.
        jornaleconomico.sapo.pt/noticias/europa-tem-mais-de-900-bilioes-de-euros-em-credito-malparado-268962

  3. Oh JhG é clarinho que a sua descrição é quase perfeita, com exceção de algo desajustado na parte final. Quando um País não tem uma economia sadia, em que o endividamento eh acicatado e alguns dizem que a dívida eh para gerir e outros querem o perdão, com todos estes belos exemplos, surgem os casos de desestruturacao social que são notícia.
    Com todo este quadro, bem real, aparecem os geringonços acomodados e de serviço que fecham os olhos e os ouvidos e querem tapar o sol com a peneira.
    Os nossos ilustres escritores do passado, já descreviam o Zé povinho como desenrascado, mas nada contido nos exageros, só que agora, já no nosso tempo, a desbunda leva-nos ‘a bancarrota, já por três vezes e infelizmente desta forma não nos livramos da quarta. Que nos enganemos.
    L

    • Está??? Provavelmente tem dificuldade em interpretar factos reais! Ou então convém-lhe achar que o País (SOCIAL) la’ vai cantando e rindo.

        • Esclareço que, a relevância da minha avaliação, como lhe chama, se enquadrou no comentário acima do JhG de 20/6 ‘a 1:34.
          Poderá continuar a não achar interessante, mas isso já condiz com a forma como cada cidadão usa as “lentes”.

RESPONDER

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …

Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados. De …

Alberto II da Bélgica conhece filha de relação extraconjugal pela primeira vez

O antigo rei Alberto II da Bélgica encontrou-se pela primeira vez com a filha Delphine de Saxe-Cobourg, depois de anos de negações sobre a paternidade da recém-reconhecida princesa. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Estados Unidos testaram míssil balístico intercontinental

Os Estados Unidos anunciaram que testaram hoje com sucesso um míssil balístico intercontinental, para demonstrar a eficácia da dissuasão nuclear norte-americana e tranquilizar os aliados de Washington. O míssil, apelidado de Minuteman III, estava equipado com …

Portugal entre os cinco países europeus onde menos se consegue poupar durante pandemia

Portugal está entre os cinco países europeus em que a população está a poupar menos do que antes da pandemia de covid-19, com uma percentagem de 48%, superior à média europeia, de 39%. Segundo o estudo …

Nicarágua aprova lei que criminaliza o que o Governo considerar "fake news"

O Congresso da Nicarágua votou, esta terça-feira, a favor de uma nova lei para regular o que pode ser publicado nas redes sociais e na comunicação social. De acordo com a agência Reuters, a chamada lei …