É a primeira vez que Marcelo é menos confiável do que um primeiro-ministro, segundo nova sondagem. No entanto, recuperou face a maio (mas pouco).
Os portugueses confiam cada vez menos no Presidente da República, que apesar de ter uma melhor avaliação pública este mês comparativamente ao mês de maio, está na mesma abaixo da linha de água.
De acordo com a mais recente sondagem da Aximage para o JN, DN e TSF, 37% dos portugueses avaliam positivamente Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto 53% têm uma opinião negativa.
E Marcelo tornou-se, pela primeira vez, menos confiável do que um primeiro-ministro.
27% dos portugueses inquiridos expressaram confiança em Marcelo, comparativamente aos 33% que confiam no primeiro-ministro Luís Montenegro. É um resultado inédito nestes barómetros.
Os comentários sobre os “comportamentos rurais” de Montenegro, as críticas à lentidão do ex-primeiro-ministro António Costa e as declarações sobre reparações pela escravatura e colonialismo contribuíram para a pior avaliação de sempre de Marcelo em maio.
Mesmo com a recuperação em julho, as avaliações positivas aumentaram apenas de 32% para 37%, e as negativas reduziram de 60% para 53%.
Eleitores da AD e Porto do lado de Marcelo
Entre os eleitores da AD, Marcelo obtém 46% de avaliações positivas, o que o coloca ligeiramente acima da linha de água. No entanto, os eleitores de outros partidos de direita, especialmente da Iniciativa Liberal, são mais críticos. Na Área Metropolitana do Porto, Marcelo consegue um equilíbrio entre avaliações positivas e negativas (45%), mas enfrenta dificuldades em outras regiões como o Norte e o Sul, onde regista um saldo negativo de 24 pontos.
As mulheres são ligeiramente mais favoráveis a Marcelo (saldo negativo de 10 pontos) comparado com os homens (saldo negativo de 22 pontos). Os jovens entre 18 e 34 anos são menos críticos, mas ainda assim, a avaliação é negativa (saldo negativo de seis pontos).
Montenegro regista o melhor resultado na região Norte (42%) e bate Marcelo também no Centro, Lisboa e Sul. O presidente só vence na Área Metropolitana do Porto por uma margem estreita de dois pontos.
Os homens mostram maior confiança em Montenegro (38%), enquanto as mulheres preferem Marcelo (30%), embora a diferença seja mínima.
Normal. Um acabou de assumir o cargo de PM. O outro está a fazer de tudo para tirar a água do capote num esquema que lesou os Portugueses em 4 milhões de euros.
Para ser sincero , de hoje en Dia , confiar en qualquer Politico é un risco . No Universo Politico atual en Portugal , não conheço nenhum que não tenha algo que se lhe aponte en termos de trafulhice . Não Governam ……Governam-se !
O carvalho é que acreditam…
Nenhum político português é de confiança!!
O tanas… Que grande treta, estes publicitários são uns exagerados!
As sondagens valem o que valem!