Portugueses compram cada vez mais super-alimentos

toastforbrekkie / Flickr

-

Os “super-alimentos”, caracterizados pela concentração de nutrientes, são cada vez mais vendidos em Portugal, até porque são procurados como indicação terapêutica para prevenir cancro e doenças degenerativas ou problemas como o colesterol e a obesidade.

Contactados pela agência Lusa, alguns pontos de venda deste tipo de alimentos avançaram que o aumento de vendas ronda os 30% e, em alguns casos, o valor obtido no primeiro semestre deste ano duplicou em comparação ao mesmo período do ano passado.

Miguel Monteiro, gestor de rede dos supermercados biológicos Brio, faz parte do grupo que registou aproximadamente 30% de crescimento de vendas deste tipo de produtos.

“Os mais vendidos são as sementes de chia, a maca e as bagas goji“, disse, acrescentando que, ultimamente, “têm aparecido mais marcas de super-alimentos em virtude de ser um mercado em expansão a nível nacional”.

A Iswari, marca que vende apenas este tipo de produtos, quer numa rede de supermercados de comida saudável quer pela internet, apresenta a mesma lista dos super-alimentos mais vendidos, mas acrescenta a spirulina e o açaí.

Segundo o presidente da Iswari, Gonçalo Sardinha, a empresa “duplicou este ano as vendas em Portugal em relação ao primeiro semestre de 2013”, o que justifica pelo facto de se tratar de alimentos “considerados exóticos” e por “terem propriedades extraordinárias”.

Mas para muitos dos consumidores, a razão para comprarem super-alimentos está mais relacionada com os benefícios para a saúde.

A maioria dos super-alimentos são ricos em ómega 3, proteína e energia, e podem ser consumidos pela maioria das pessoas, visto serem alimentos naturais, salvo em caso de alergia a um determinado componente.

miriamwilcox / Flickr

-

“A elevada concentração de nutrientes em pouco volume” é o que distingue os super-alimentos de um alimento “apenas” saudável, explicou a nutricionista Ana Bravo.

No entanto, o consumo de uma grande quantidade de super-alimentos em simultâneo pode ser prejudicial pois “um alimento que tem muitas vitaminas, associado a uma alimentação rica em nutrientes, pode provocar hipervitaminose”, alertou.

Por isso, defendeu a nutricionista, é preciso que seja respeitada “a ingestão das doses recomendadas nas embalagens”.

Para a farmacêutica Margarida Duarte, que dirige o departamento de marketing da recém-criada marca de super-alimentos Fold, a razão do sucesso de vendas baseia-se na vontade de prevenir doenças de forma natural.

“O mix ómega, uma mistura de sementes de linhaça, cânhamo e chia, ajuda a baixar o colesterol devido à fibra e aos ácidos gordos essenciais”, exemplificou Margarida Duarte, acrescentando que as bagas goji ajudam a prevenir as doenças degenerativas e o açaí combate as células cancerígenas.

Neste caso, as vendas são feitas online mas também em farmácias, já que o consumo de super-alimentos deve ser aconselhado antes da sua compra.

“Alguém que come açaí de forma regular irá ter o sistema imunitário reforçado e, por isso, na farmácia pode ter uma indicação do super-alimento adequado a esse caso”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …