Portuguesa que escondeu filha na mala do carro condenada a 5 anos de prisão

Jessica Merz / Flickr

A mulher portuguesa que escondeu a filha na mala do carro, durante os seus primeiros 23 meses de vida, foi condenada a 5 anos de prisão, com 3 anos de pena suspensa, por ter causado profundos atrasos de desenvolvimento físico e mental à criança.

A menina, de nome Serena, foi encontrada em 2013, dentro da mala de um carro quando tinha quase dois anos de vida, nua, muito suja, entre larvas e peluches, e apresentando sérios problemas de desenvolvimento físico e mental.

A mãe da criança, Rosa Cruz, uma emigrante portuguesa a residir em França, vai já dormir esta noite na prisão, mas ainda pode recorrer da sentença pronunciada por um Tribunal em Corrèze, no centro do território francês.

O Ministério Público tinha pedido 8 anos de prisão efectiva para a cidadã portuguesa.

Na leitura da sentença, a presidente do colectivo de juízes referiu que a pena de 5 anos de prisão poderia “desiludir” muitas das partes envolvidas no caso.

Além da pena de prisão, Rosa Cruz e o marido e alegado pai da criança, que não foi julgado, perdeu também qualquer poder paternal sobre a sua filha.

Em tribunal, Rosa Cruz pediu “perdão à Serena” pelo “mal” que lhe fez. “Apercebo-me agora que lhe fiz muito mal e sei que nunca mais vou ver a minha filha”, disse a portuguesa radicada em França, ainda antes de ter sido proferida a sentença.

As perícias psicológicas efectuadas concluíram que Rosa Cruz estava apta para ser julgada, apesar de ter sofrido de síndrome de negação de gravidez, uma doença mental que não permite reconhecer que se está grávida, impedindo assim o desenvolvimento de ligações de afecto com o bebé.

A criança foi descoberta, em 2013, por um mecânico, quando Rosa Cruz levou o carro a uma oficina para reparação.

A menina foi encontrada na mala do carro, mas a portuguesa garantiu que Serena vivia na cave da casa que partilhava com o marido e mais três filhos, sem que ninguém tivesse conhecimento da sua existência. Depois de o marido ter ficado desempregado, passando mais tempo em casa, Rosa Cruz referiu que passou a esconder a criança na mala do carro.

Em tribunal, Rosa Cruz revelou muitas contradições no seu testemunho, dizendo que via a filha como “uma coisa” e que só a alimentava “ocasionalmente”. Apesar disso, a criança tinha brinquedos e peluches com ela, na mala do carro, entre excrementos, fraldas sujas, larvas e vermes.

Quando foi encontrada, a criança não conseguia sequer levantar o pescoço ou sentar-se, estava muito magra e assemelhava-se a um bebé de apenas 5 ou 6 meses. Actualmente, tem 7 anos e sofre de autismo profundo e défice mental de 80%.

Na altura, a menina foi retirada aos pais, tal como os seus três irmãos. Serena passou a viver com uma família de acolhimento, onde ainda hoje se encontra, e a restante família foi acompanhada pelos serviços de assistência social franceses. Os três irmãos acabaram por voltar ao lar familiar, onde vivem actualmente.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …

Galp compromete-se a falar com cada um dos 401 trabalhadores da refinaria de Matosinhos

A petrolífera anunciou que irá realizar, entre fevereiro e março, conversas individuais com cada um dos 401 trabalhadores afetados pela decisão de fechar a refinaria de Matosinhos. No final de dezembro do ano passado, a …

RTP anuncia intérpretes do Festival da Canção 2021. Final acontece em estúdio sem público

A RTP anunciou, esta quarta-feira, os intérpretes e as 20 canções a concurso na edição deste ano do Festival da Canção. Na conferência de imprensa, decorrida online, ficou também a saber-se que a final do …

França disposta a reconhecer erros do passado colonial na Argélia

O Presidente francês Emmanuel Macron vai adotar "atos simbólicos" destinados a reconhecer os erros da era colonial francesa na Argélia, mas não está a considerar um pedido de "desculpas" oficial pretendido por Argel, indicou esta …

Sporting avança com nova proposta por Paulinho

O Sporting avançou com uma nova proposta pelo avançado português Paulinho, ao serviço do SC Braga, depois de as partes não terem conseguido chegar a acordo na janela de transferências do verão passado.  De acordo com …

Beatriz Freitas escolhida para presidente do Banco Português de Fomento

Beatriz Freitas, que já assegurava o cargo de forma interina, foi a escolhida para presidente executiva do Banco Português de Fomento (BPF). O jornal online ECO apurou, junto de vários fontes, que Beatriz Freitas foi a …

Pais com filhos até 12 anos já podem pedir apoio à Segurança Social

Os pais de crianças até aos 12 anos que tiverem de ficar em casa com os filhos devido ao encerramento das escolas já podem pedir o apoio excecional à família, segundo o Instituto da Segurança …

Políticas de Lagarde geram 245 milhões para a banca portuguesa

A estratégia do Banco Central Europeu (BCE) de combate ao impacto da pandemia na banca está a gerar ganhos de 4,8 mil milhões de euros para as instituições financeiras da Zona Euro, com Portugal do …