Português que dirige a Agência de Asilo Europeia sob investigação

1

EU2017EE / Flickr

José Carreira, diretor executivo da Agência de Asilo Europeia

O diretor executivo da Agência de Asilo Europeia, José Carreira, está a ser investigado pelo Gabinete Antifraude Europeu por suspeitas de conduta irregular.

José Carreira, diretor executivo do Gabinete Europeu de Apoio ao Asilo (EASO), está a ser alvo de uma investigação do Gabinete Antifraude Europeu, por existirem suspeitas de conduta irregular por parte do português.

De acordo com o Politico, que cita um documento de duas páginas do Gabinete Antifraude Europeu, José Carreira é suspeito de ter violado as regras de contratação pública de serviços e de irregularidades na gestão de recursos humanos. Além disso, é acusado de falhas na proteção de dados do gabinete que dirige.

A investigação centra-se, segundo o documento, “pelo menos, mas não exclusivamente, no enquadramento do apoio da União Europeia em resposta à crise de refugiados na Grécia”.

Segundo um responsável europeu, em declarações ao jornal, a investigação está relacionada com a instalação de um ou mais dos cinco “hotspots” na Grécia, os locais que funcionam como primeira rede de identificação e filtro dos migrantes vindos do norte de África e Médio Oriente.

Alegadamente, os empreiteiros que instalaram esses pontos foram contratados sem que fosse cumprido o processo previsto. Isso significa que em causa podem estar “centenas de milhares ou milhões de euros, dependendo do contrato” que tenha sido fechado de forma irregular.

Segundo o Observador, durante a investigação – que dura há vários meses – os inspetores do Gabinete Antifraude da União Europeia visitaram pelo menos duas vezes os escritórios de Malta.

Um porta-voz do EASO disse ao Politico que, “cumprindo a sua política de total transparência”, o gabinete dirigido por Carreira “cooperou totalmente, oferecendo qualquer assistência que pudesse facultar”, sublinhando que estas visitas “não implicam necessariamente quaisquer más práticas”.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.