Português, Matemática e Física e Química A com novos programas

portugal.gov.pt

O ministro da Educação, Nuno Crato (foto: portugal.gov.pt)

O ministro da Educação, Nuno Crato (foto: portugal.gov.pt)

 

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) colocou esta segunda feira em consulta pública as propostas de novos programas de Português, Matemática e Física e Química A do ensino secundário, e novas metas curriculares de diversas disciplinas do básico e secundário.

“Com a preocupação de atualizar o currículo do ensino secundário – agora incluído na escolaridade obrigatória -, e tendo em conta alterações introduzidas no ensino básico, foram elaborados novos Programas de Português e de Matemática A, dos 10.º, 11.º e 12.º anos, e de Física e Química A, dos 10.º e 11.º anos, contribuindo para a coerência de todo o percurso escolar dos alunos”, explicou o MEC, em comunicado.

Em Junho deste ano o ministério já tinha homologado o novo Programa de Matemática do Ensino Básico, apesar das críticas dos professores da disciplina, que o consideraram “um retrocesso”.

De acordo com o comunicado de imprensa do MEC, História, Geografia e Ciências Naturais, do 9.º ano do ensino básico, e Física e Química do 12.º ano, do ensino secundário, além das três disciplinas do ensino secundário que também têm novos programas, são as disciplinas que têm desde hoje metas curriculares em discussão pública, “dando início à terceira fase de um processo que começou com a revisão da estrutura curricular”.

As metas identificam os conhecimentos a adquirir e as capacidades que se querem ver desenvolvidas em cada área disciplinar e ano de escolaridade.

No comunicado, o ministério explica que as metas “foram elaboradas por equipas disciplinares, que contaram com um grupo de consultores formado por diversos especialistas” e que “estão formuladas de forma clara e precisa, de modo a facilitar a sua consulta e utilização”.

O objectivo, refere o ministério, é facilitar a planificação das aulas e permitir aos encarregados de educação acompanhar o progresso dos alunos.

“Na elaboração das metas de Física e de Química do 12.º ano foi considerada a atualização da carga horária semanal destas disciplinas, selecionando-se os conteúdos de modo a garantir uma distribuição equilibrada pelas três unidades do Programa e de tendo em conta o prosseguimento de estudos”, explicou o MEC.

As propostas de metas curriculares e de novos programas estão disponíveis para consulta na página na Internet da Direcção Geral de Educação (www.dge.mec.pt) e permanecem em consulta pública até 02 de Dezembro, data até à qual podem ser enviados por e-mail contributos, crítica e sugestões que serão posteriormente analisados pelo grupo de trabalho e, eventualmente integrados no documento final.

As metas curriculares para as disciplinas do 9.º ano de escolaridade têm que estar obrigatoriamente em vigor no ano letivo de 2015-2016. Quanto às metas das disciplinas do ensino secundário, para o 10.º ano entram obrigatoriamente em vigor em 2015-2016, as do 11.º ano de escolaridade no ano letivo seguinte, e as do 12.º ano em 2017-2018.

“Até à sua aplicação obrigatória, metas e programas serão documentos de referência, podendo ainda sofrer ligeiras adequações decorrentes da experiência da sua utilização” recorda o ministério.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Deputado Lobo d'Ávila abre portas ao futuro no CDS. "Não digo não" ao partido

O ex-deputado Filipe Lobo d'Ávila afirmou que não afasta a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS. O potencial candidato à sucessão de Assunção Cristas indicou que a estratégia do partido, nos últimos anos, …

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …

Rúben Dias pede dois milhões por ano. Vieira não está disposto a pagar tanto

A negociação de contrato entre Rúben Dias e o SL Benfica atingiu um impasse. O jogador não se contenta com um salário inferior a dois milhões de euros líquidos por ano, mas Vieira não está …

Secretarias de Estado instaladas em "casa" dos governantes

As três secretarias de Estado que ficarão fora de Lisboa serão instaladas nas terras natal dos seus respetivos governantes. Esta medida do Governo faz parte de um esforço de descentralização. O Governo decidiu avançar nesta legislatura …

Governo quer bolsas do Ensino Superior automáticas para alunos de ação social escolar

O Governo quer que os alunos do secundário com direito à ação social escolar tenham direito, de forma automática, a bolsas do ensino superior, algo que pode acontecer já no próximo ano letivo. Segundo noticiou o …

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

Da Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …