Portugal venceu sempre a Croácia (e nunca sofreu qualquer golo)

Estela Silva / Lusa

-

A seleção portuguesa de futebol soma por triunfos os três encontros com a Croácia, incluindo um embate no Europeu de 1996, com seis golos marcados e nenhum sofrido, em vésperas do encontro nos ‘oitavos’ do Euro2016.

Portugueses e croatas, que no sábado discutem o acesso aos quartos de final, voltam a encontrar-se 20 anos depois do seu primeiro duelo, que decorreu igualmente numa fase final de um Campeonato da Europa, mas ainda na fase de grupos.

Na cidade inglesa de Nottingham, na terceira e última jornada do agrupamento D, Portugal venceu por 3-0, com golos de Luís Figo, João Vieira Pinto e Domingos Paciência (80), e assegurou a passagem aos ‘quartos’ no primeiro lugar do grupo.

Nesse jogo, a Croácia entrou em campo já com qualificação garantida e acabou por poupar algumas das sua principais figuras, como Stimac, Asanovic, Boban, Boksic e Suker, que ainda é o melhor marcador de sempre da seleção, com 45 golos.

Nos quartos de final, Portugal ‘caiu’ frente à República Checa (1-0) e a Croácia despediu-se com uma derrota face à Alemanha (2-1).

Com a dissolução da Jugoslávia, a seleção croata só começou a competir no início dos anos 90, tendo primeiro sido reconhecida pela FIFA, em julho de 1992, e pela UEFA apenas no ano seguinte, em junho de 1993.

Portugal voltou a defrontar a Croácia num particular realizado a 12 de novembro de 2005, na altura com a qualificação para o Mundial2006 da Alemanha assegurada, vencendo em Coimbra, por 2-0, com golos de Petit e Pauleta.

O último encontro aconteceu em campo neutro, na Suíça, a 10 de junho de 2013, num intervalo na fase de apuramento para o Campeonato do Mundo, que decorreu no ano seguinte, no Brasil.

Em Genebra, Portugal bateu os croatas por 1-0, com Cristiano Ronaldo a marcar o único golo do jogo.

O Croácia-Portugal está agendado para sábado, às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), em Lens, e terá arbitragem do espanhol Carlos Velasco Carballo.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …