Portugal venceu sempre a Croácia (e nunca sofreu qualquer golo)

Estela Silva / Lusa

-

A seleção portuguesa de futebol soma por triunfos os três encontros com a Croácia, incluindo um embate no Europeu de 1996, com seis golos marcados e nenhum sofrido, em vésperas do encontro nos ‘oitavos’ do Euro2016.

Portugueses e croatas, que no sábado discutem o acesso aos quartos de final, voltam a encontrar-se 20 anos depois do seu primeiro duelo, que decorreu igualmente numa fase final de um Campeonato da Europa, mas ainda na fase de grupos.

Na cidade inglesa de Nottingham, na terceira e última jornada do agrupamento D, Portugal venceu por 3-0, com golos de Luís Figo, João Vieira Pinto e Domingos Paciência (80), e assegurou a passagem aos ‘quartos’ no primeiro lugar do grupo.

Nesse jogo, a Croácia entrou em campo já com qualificação garantida e acabou por poupar algumas das sua principais figuras, como Stimac, Asanovic, Boban, Boksic e Suker, que ainda é o melhor marcador de sempre da seleção, com 45 golos.

Nos quartos de final, Portugal ‘caiu’ frente à República Checa (1-0) e a Croácia despediu-se com uma derrota face à Alemanha (2-1).

Com a dissolução da Jugoslávia, a seleção croata só começou a competir no início dos anos 90, tendo primeiro sido reconhecida pela FIFA, em julho de 1992, e pela UEFA apenas no ano seguinte, em junho de 1993.

Portugal voltou a defrontar a Croácia num particular realizado a 12 de novembro de 2005, na altura com a qualificação para o Mundial2006 da Alemanha assegurada, vencendo em Coimbra, por 2-0, com golos de Petit e Pauleta.

O último encontro aconteceu em campo neutro, na Suíça, a 10 de junho de 2013, num intervalo na fase de apuramento para o Campeonato do Mundo, que decorreu no ano seguinte, no Brasil.

Em Genebra, Portugal bateu os croatas por 1-0, com Cristiano Ronaldo a marcar o único golo do jogo.

O Croácia-Portugal está agendado para sábado, às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), em Lens, e terá arbitragem do espanhol Carlos Velasco Carballo.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Viagens expresso no Sistema Solar. Nave espacial pode chegar a Titã em apenas 2 anos

Uma equipa de cientistas está a trabalhar num propulsor de nave espacial que, segundo eles, poderia alcançar a misteriosa lua de Saturno, Titã, em menos da metade do tempo que o satélite Cassini demoraria. Apesar de …

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …