/

Portugal vai receber mais de 1.400 refugiados

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse que Portugal deverá acolher 1.400 refugiados concentrados na Grécia e no sul de Itália.

“O valor que tem estado em cima da mesa e que tem nesta altura a nossa concordância é pouco mais de 1.400 refugiados, mas seja como for, o nosso objetivo é encerrar esta discussão de forma a resolver o problema”, declarou esta quarta-feira o primeiro-ministro em Málaga (Espanha), onde está em visita ao destacamento nacional que participa na operação Indalo, da agência Frontex, instituição com a qual Portugal colabora desde 2011 em operações conjuntas no âmbito da detenção de fluxos migratórios ilegais no Mediterrâneo.

A 26 de junho, no final do Conselho Europeu em Bruxelas, o primeiro-ministro tinha dito que Portugal defendeu um ajustamento dos critérios que indicam que o país deveria acolher 2.400 pessoas.

Hoje, o chefe do executivo disse que “não é verdade que haja uma diminuição” do número de refugiados que Portugal deverá receber. “O que houve foi um trabalho feito na base voluntária entre todos os Estados para tentar atingir um volume global da União Europeia de recolocação e reinstalação de cerca de 50 mil imigrantes”, explicou.

A Agenda para a Migração foi um dos temas que dominou o conselho europeu do final de junho com a reunião a dedicar várias horas à discussão da proposta da Comissão Europeia para o acolhimento de migrantes.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.