Portugal-Uruguai: esqueçamos 2018, há pouco para comparar. Podemos ficar em 1.º já hoje

Certamente a maioria dos adeptos tem pensado na derrota no Mundial 2018, contra os uruguaios. Mas pouco se mantém para o reencontro desta noite.

Portugal vai jogar pela segunda vez na fase final do Mundial 2022, nesta segunda-feira.

A partir das 19 horas o Lusail Iconic Stadium vai ser o palco do Portugal-Uruguai, na segunda jornada do Grupo H.

É quase certo que a maioria dos adeptos ainda pensa no último jogo realizado contra o Uruguai: 30 de Junho de 2018, oitavos-de-final desse Mundial…e vitória do Uruguai por 2-1. Dois golos de Cavani.

Mas, tal como disse Marcelo Rebelo de Sousa (noutro contexto), “esqueçamos isso”.

É que, dos 11 titulares portugueses nesse jogo na Rússia, só quatro devem ser titulares mais logo: Pepe (e porque Danilo está lesionado), William Carvalho (e porque Otávio deverá estar lesionado), Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo.

Rui Patrício, Raphaël Guerreiro (é dúvida, por causa de Nuno Mendes) e João Mário devem iniciar o jogo no banco de suplentes. Ricardo Pereira, José Fonte, Adrien Silva e Gonçalo Guedes nem estão no Qatar.

Num panorama geral, e como já tínhamos sublinhado, entre os 26 convocados por Fernando Santos para o Mundial 2022, apenas 10 estiveram no Mundial 2018.

Já o Uruguai terá mais semelhanças em campo, em princípio, comparando com o Mundial anterior. Apesar de o seleccionador ser diferente: Diego Alonso.

Olhando para o empate (0-0) contra a Coreia do Sul, na quinta-feira passada, deverão repetir a titularidade: Cáceres, Giménez, Godín, Vecino, Bentancur e Suárez. Sim, Cavani deve ser suplente – por causa de Darwin Núñez.

Atenção ao percurso do Uruguai ao longo de 2022, em jogos oficiais: Paraguai, Venezuela, Peru, Chile foram todos derrotados pelos uruguaios. Quatro jogos, quatro vitórias. Antes do Mundial, em jogos amigáveis, empatou com os EUA, perdeu com o Irão e já no Qatar empatou diante da Coreia.

Com ou sem comparações, um facto é certo: se Portugal ganhar, fica logo apurado.

E mais: se Portugal ganhar e se Gana e Coreia empatarem (13h), Portugal fica já hoje com o primeiro lugar assegurado.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.