Devem chegar nos próximos dias dois navios com gasóleo de vácuo a Sines e um navio de carga geral vai também atracar no porto de Leixões.
De acordo com o Expresso, há mais três navios oriundos da Rússia que devem chegar a Portugal nos próximos dias. Os dois primeiros devem atracar em Sines para descarregarem gasóleo de vácuo (VGO), um subproduto da indústria petrolífera que a Galp Energia tem comprado à Rússia para usar na refinaria no Alentejo.
Um destes, o navio Chemstrans Mars, tem chegada marcada para esta terça-feira, tendo uma bandeira da Libéria. A embarcação terá saído de Ust Luga, na Rússia, a 27 de Fevereiro, já três dias depois do início da guerra na Ucrânia.
Está prevista para quinta-feira a chegada do outro navio, o Kriti Jade, com bandeira grega, que arrancou do porto russo de Kavkaz, no Mar Negro. A 2 de Março, a Galp anunciou que ia deixar de comprar produtos de origem russa, com exceção do VGO.
Na semana passada, o porto de Sines, onde se encontra o terminal de gás natural da REN ter recebido um navio vindo do porto de Sabetta, no norte da Rússia.
Para além destes dois navios que vão levar gasóleo de vácuo até Sines, está ainda prevista a chegada de um outro navio vindo da Rússia ao porto de Leixões a 13 de março, no domingo.
O BBC Lima é um navio de carga geral que partiu de São Petersburgo a 3 de Março e deve assim chegar a Portugal este fim de semana, atracando desta vez no norte do país.
Os dados dos sites dos portos nacionais que dão conta das chegadas de navios revelam ainda que há dois navios de bandeira russa nas águas portuguesas — o Topaz Don, que esteve há poucos dias em Viana do Castelo e deve atracar em Leixões esta terça-feira, e o Topaz Moskva, que partiu de Aveiro e deve chegar a Viana do Castelo a 14 de março.