Portugal tem que devolver à UE 12,56 milhões de ajudas para agricultores

2

rach2k / Flickr

-

Portugal tem que devolver a Bruxelas 12,56 milhões de euros de ajudas indevidamente usadas no setor da Agricultura, principalmente por incumprimento de regras de condicionalidade, divulgou a Comissão Europeia esta sexta-feira.

A maior parcela, de 12,04 milhões de euros, da verba que Portugal terá que devolver à Comissão Europeia tem que ver com o incumprimento da condicionalidade, que é conjunto de condições de base por agricultores que beneficiam de pagamentos diretos.

Lisboa terá ainda que enviar para os cofres comunitários 0,62 milhões de euros relativos restituições às exportações, um mecanismo de compensação financeira que visa permitir aos operadores económicos comunitários escoar os seus produtos para países fora da UE.

A multa a Portugal inclui 3,90 milhões por “prémios animais” devido a controlos locais insuficientes e por pagamentos a animais não identificados.

Bruxelas irá reaver um total de 315 milhões de euros de 11 Estados-membros, cabendo à França a maior multa, no valor global de 289,77.

/Lusa

2 Comments

  1. Mas que raio de fotografia para ilustrar a notícia! Não é de Portugal mas dá uma imagem altamente sub-desenvolvida, que me parece não corresponder à nossa realidade agrícola.

    • Caro AC,
      Algumas das notícias ZAP são ilustradas com fotos “informativas”, outras, com fotos meramente “decorativas”. Era o caso desta.
      Mas o ponto de vista que defende tem o seu quê de razão, pelo que prontamente substituímos a foto por outra que decore sem desinformar.
      Obrigado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.