Portugal tem cinco novas empresas a vender eletricidade

André Mouraux / Flickr

O mercado liberalizado de eletricidade conta com cinco novos comercializadores desde o início do ano, mas a EDP Comercial continua a ser o principal operador com 84,5% dos clientes que estão no mercado livre, segundo o regulador do mercado.

De acordo com o relatório mensal da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o número de fornecedores do mercado livre de eletricidade tem vindo a crescer e, desde o início deste ano, a Acciona, a HEN, a Luzboa e, mais recentemente, a PH Energia e a Elusa alargaram as alternativas de abastecimento.

Ainda assim, em junho, a EDP Comercial manteve a sua posição como o principal operador no mercado livre em número de clientes (84,5% do total de clientes) e em consumos (cerca de 44,8% dos fornecimentos no mercado livre), mantendo a quota do mês anterior.

A expressão de mercado dos três principais comercializadores – EDP Comercial, Endesa e Iberdrola -, face aos meses anteriores, manteve-se em termos de fornecimentos de energia no mercado livre, representando 79,8%.

De acordo com a ERSE, o mercado livre alcançou um número acumulado de cerca de 4,093 milhões de clientes em junho, com um crescimento líquido de cerca de 50 mil clientes face a maio de 2015, o que representa um crescimento 41% face ao homólogo.

Já o consumo totalizou 38.758 GW em junho, o que representa um crescimento de 0,6% face ao mês anterior e de cerca de 11% face ao homólogo. O consumo no mercado livre representa 87,6% do consumo total registado em Portugal continental.

A quase totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre, enquanto a percentagem de domésticos continua a aumentar, representando em junho 72% do consumo total do segmento, face aos 52% registados em junho de 2014.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma excelente ideia dos “inteligentes” da EU!!
    Privatizar e liberalizar tudo – para ainda ficar mais caro!
    Enfim…

    • Pois… e isso do cartelismo é uma novidade e nunca se viu em mais lado nenhum…
      Como se os exemplos americanos não fossem suficientes, ainda se entregam sectores chave europeus aos chinocas, que são conhecidos pela elevada ética e moral (basta ver como tratam o próprio povo)!!

      • “…nunca se viu…” porque é crime e nem todos merecem parangonas, e o eventual intervencionismo, mesmo que em espaço virtual, não se coaduna com “ao desbarato ou tuta e meia” aliás como em tudo na vida!

RESPONDER

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …

Governo faz ultimato: empresas têm 30 dias para regularizar fundos europeus parados (ou devolver dinheiro)

O Governo vai dar 30 dias para que as empresas que têm fundos comunitários parados regularizem a situação. Findo esse período, terão de devolver o dinheiro. José Mendes, secretário de Estado do Planeamento, garantiu, em entrevista …