Portugal tem cinco novas empresas a vender eletricidade

André Mouraux / Flickr

O mercado liberalizado de eletricidade conta com cinco novos comercializadores desde o início do ano, mas a EDP Comercial continua a ser o principal operador com 84,5% dos clientes que estão no mercado livre, segundo o regulador do mercado.

De acordo com o relatório mensal da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o número de fornecedores do mercado livre de eletricidade tem vindo a crescer e, desde o início deste ano, a Acciona, a HEN, a Luzboa e, mais recentemente, a PH Energia e a Elusa alargaram as alternativas de abastecimento.

Ainda assim, em junho, a EDP Comercial manteve a sua posição como o principal operador no mercado livre em número de clientes (84,5% do total de clientes) e em consumos (cerca de 44,8% dos fornecimentos no mercado livre), mantendo a quota do mês anterior.

A expressão de mercado dos três principais comercializadores – EDP Comercial, Endesa e Iberdrola -, face aos meses anteriores, manteve-se em termos de fornecimentos de energia no mercado livre, representando 79,8%.

De acordo com a ERSE, o mercado livre alcançou um número acumulado de cerca de 4,093 milhões de clientes em junho, com um crescimento líquido de cerca de 50 mil clientes face a maio de 2015, o que representa um crescimento 41% face ao homólogo.

Já o consumo totalizou 38.758 GW em junho, o que representa um crescimento de 0,6% face ao mês anterior e de cerca de 11% face ao homólogo. O consumo no mercado livre representa 87,6% do consumo total registado em Portugal continental.

A quase totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre, enquanto a percentagem de domésticos continua a aumentar, representando em junho 72% do consumo total do segmento, face aos 52% registados em junho de 2014.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma excelente ideia dos “inteligentes” da EU!!
    Privatizar e liberalizar tudo – para ainda ficar mais caro!
    Enfim…

    • Pois… e isso do cartelismo é uma novidade e nunca se viu em mais lado nenhum…
      Como se os exemplos americanos não fossem suficientes, ainda se entregam sectores chave europeus aos chinocas, que são conhecidos pela elevada ética e moral (basta ver como tratam o próprio povo)!!

      • “…nunca se viu…” porque é crime e nem todos merecem parangonas, e o eventual intervencionismo, mesmo que em espaço virtual, não se coaduna com “ao desbarato ou tuta e meia” aliás como em tudo na vida!

RESPONDER

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …

Tribunal diz que ausência de resistência de vítima de violação é "desejo de sobreviver"

Quando as vítimas não resistem, revelam "o desejo de sobreviver a uma situação cujo controlo não detêm", adotando um comportamento de preservação, diz o Tribunal da Relação de Lisboa. O Tribunal da Relação de Lisboa considerou …

Draghi abre a porta a cortes nas taxas de juro

Mario Draghi afirmou esta terça-feira que se o objetivo de ficar abaixo dos 2% de inflação estiver ameaçado, "estímulos adicionais serão necessários". O presidente do BCE admitiu mesmo uma descida das taxas. O presidente do BCE, Mario …

SNS dá “sinais de cansaço” e tem sistema “que não é amigo do cidadão”

A Convenção Nacional da Saúde concluiu esta terça-feira que o SNS “dá sinais de cansaço” e avisa que os portugueses “não podem ter listas de espera de anos” por consultas ou cirurgias, nem ter “enormes …

Violência doméstica: sobe para 16 o número de mulheres mortas em 2019

O número de mulheres mortas desde o início do ano em contexto de violência doméstica subiu para 16, segundo a contabilidade feita pelo Público com base nas notícias publicadas sobre o assunto. O número exclui …