/

Portugal pode enviar tanques para a Ucrânia (mas quais tanques?)

4

Mark Steele / Flickr

Tanques na Ucrânia

Governo está a ponderar seguir o exemplo da Alemanha. Mas poucos estão em condições.

A Alemanha terá iniciado uma nova etapa na guerra da Ucrânia, ao anunciar o envio de tanques Leopard para ajudar as Forças Armadas ucranianas.

Está decisão pode significar um desbloqueio para outros países porque a Alemanha, sendo a fabricante dos referidos tanques, tinha de autorizar o seu envio para a Ucrânia.

Portugal é um dos países que poderão seguir o exemplo alemão e enviar mais tanques para ajudar os militares ucranianos.

O Governo português está a avaliar “os impactos nacionais em termos de capacidades” e as “possibilidades” efectivas de Portugal, indicou o ministério da Defesa ao Expresso.

Portugal poderá enviar 4 tanques. Mas o mesmo semanário verificou que a maior parte dos carros de combate está inoperacional.

37 tanques Leopard A6 no país. Mas mais de metade não está em condições de seguir para o terreno. Estão no “nível vermelho de operacionalização”, de acordo com a classificação da NATO.

No Campo Militar de Santa Margarida, mesmo em exercícios, só são utilizados 14 tanques. No máximo.

10 dos tanques que Portugal tem sobem para o nível amarelo: podem ir para a guerra mas não estão a funcionar em pleno.

Só uma minoria (sem números oficiais) dos 37 tanques está realmente em condições de serem enviados.

O Ministério da Defesa, que não comenta este cenário por motivos de segurança nacional, “está em contacto com os seus aliados e parceiros para avaliar as diferentes modalidades de ajuda à Ucrânia na edificação de uma capacidade militar de Leopard 2, designadamente com treino”.

A Ucrânia já pediu oficialmente a Portugal – entre muitos outros países – um pedido para “avaliar as modalidades em que esse treino poderá ser realizado”.

O treino vai sempre durar, no mínimo, três meses.

No entanto, de acordo com o general Pinto Ramalho, o Governo liderado por António Costa deve reflectir bem sobre este envio: “Tem de pensar se quer amputar uma unidade que nem sequer tem constituída”.

Pinto Ramalho considera que Portugal deveria ter 54 tanques (e todos operacionais).

ZAP //

4 Comments

  1. até dá para rir…
    compra-se 34 tanques de guerra que supostamente são o mais avançado que existe logo abaixo do Abrams dos Estados Unidos mas depois avariam e ficam encostados em estaleiro…
    Enfim compra-se um ferrari e depois estima-se como se fosse um carrinho da mão… porque não à dinheiro para manutenções ou reparações

  2. Gastar dinheiro em tanques?? 54? Olha-me o fidalgo. Quer 54 tanques! Ao preço que o gasóleo está imaginem o que seria andar com isto….

    Guardem o dinheiro para a TAP e Novo Banco. Há prémios para pagar aos administradores.

  3. A Guerra na Ucrânia serve para os falcões manterem a bolsa cheia e trazer miséria para a Europa,afinal que Guerra querem ganhar se já estão a perder com dificuldades tremendas para o Povo Europeu
    Que Guerra querem manter se nunca falam em negociacoes mas em compra e venda de armas para a Ucrânia?
    Acabem com a farsa dos valores ocidentais que de facto são de Paz e Progresso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.