Apenas o Botswana, Uganda, Gana, Rússia e Estados Unidos estão à frente de Portugal neste indicador.
Segundo o JN, Portugal é o sexto país do mundo com mais mulheres empresárias, que representam 32,2%. Só o Botswana, Uganda, Gana, Rússia e EUA estão à frente de Portugal na lista do Índice de Mulheres Empreendedoras Mastercard e só nos Estados Unidos é que há equivalência entre os géneros a nível dos rendimentos.
Portugal está ainda no 22.º lugar entre os 65 países analisados relativamente ao empreendedorismo feminino, estando o pódio ocupado pelos EUA, Nova Zelândia e Canadá.
Apesar do nosso país “obter um bom resultado num conjunto de indicadores”, “existem ainda algumas áreas em que pode progredir face à média global das economias avançadas, nomeadamente no acesso a produtos financeiros, na competitividade ou no ambiente empresarial”. Neste último aspeto, Portugal está na 31.ª posição da lista.
Há ainda 37,4% de mulheres gestoras de empresas em Portugal, estando o nosso país num dos melhores lugares da lista e à frente da França e da Alemanha. Em Portugal, 52,5% dos trabalhadores em trabalhos técnicos e especializados são também mulheres. Já relativamente ao apoio às pequenas e médias empresas, Portugal fica-se pela 32.ª posição.