Portugal renovou pela primeira vez vistos “gold”

presidencia.pt

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete

Portugal renovou, pela primeira vez, dois vistos ‘gold’, tendo concedido, até esta semana, 388 autorizações de residência, que representam um investimento de quase 250 milhões de euros, anunciou à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

Criado em outubro de 2012, já foram concedidos até esta segunda-feira 388 vistos ‘gold’, no âmbito do regime de atribuição de autorizações de residência para atividade de investimento, que são concedidas a cidadãos de países fora da União Europeia ou que não integrem o acordo de Schengen.

No total, estes vistos traduzem-se até agora num investimento em Portugal de 242 milhões de euros.

“Há um interesse muito significativo perante a possibilidade de investidores estrangeiros obterem este tipo de autorização de residência em Portugal”, afirmou à Lusa Rui Machete, a propósito do Dia Internacional do Migrante, que se assinala na quarta-feira.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, que considera que o programa se tem mostrado “extremamente eficaz”, sublinhou que “tem tido um efeito dinamizador no setor imobiliário e noutras áreas de atividade”.

Machete destacou que esta iniciativa tem “cada vez maior visibilidade”, o que “coloca Portugal numa posição favorável comparativamente a regimes semelhantes noutros países, nomeadamente europeus”, considerando que o país “apresenta vantagens competitivas acrescidas”.

O visto ‘gold’ é atribuído mediante a transferência de capital num montante igual ou superior a um milhão de euros, a criação de pelo menos dez postos de trabalho ou a compra de imóveis num valor mínimo de 500 mil euros.

O governante ressalvou que “há um conjunto de requisitos de segurança e de medidas cautelares na aplicação deste regime, bem como um controlo cuidadoso da origem do capital utilizado e respetiva aplicação”.

Segundo o ministério dos Negócios Estrangeiros, duas autorizações de residência foram renovadas, pela primeira vez.

Para a renovação da autorização de residência, exige-se ao investidor, para além do período de investimento mínimo de cinco anos contado a partir da data da concessão do visto, que comprove ter permanecido em Portugal pelo menos sete dias consecutivos ou interpolados no primeiro ano, ou catorze dias consecutivos ou interpolados nos dois anos seguintes.

No total, já beneficiaram destes vistos ‘gold’ cidadãos de 24 países, com a China a liderar: mais de três quartos do total das autorizações foram concedidos a chineses (295), além de sete vistos a Hong Kong e um a Macau.

Dezanove cidadãos russos receberam estes vistos, enquanto 11 brasileiros receberam estas autorizações. De Angola, foram dez os pedidos aceites. A Jordânia foi o país que mais recentemente entrou para a lista, onde figuram outros países como Paquistão, Líbano, Colômbia, Myanmar, Estados Unidos ou Iraque.

Ao fim de seis anos, é possível aceder à nacionalidade portuguesa.

Rui Machete destacou o papel da diplomacia, nomeadamente do dispositivo diplomático e consular, na divulgação e promoção externa do programa, em articulação com o ministério da Administração Interna (que tutela o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …